Pronunciamento de Marcio Bittar em 10/07/2024
Pela ordem durante a 101ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Críticas às ONGs que atuam na Amazônia, que supostamente dificultam a realização de obras de infraestrutura na região.
- Autor
- Marcio Bittar (UNIÃO - União Brasil/AC)
- Nome completo: Marcio Miguel Bittar
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Desenvolvimento Regional,
Infraestrutura,
Meio Ambiente:
- Críticas às ONGs que atuam na Amazônia, que supostamente dificultam a realização de obras de infraestrutura na região.
- Publicação
- Publicação no DSF de 11/07/2024 - Página 65
- Assuntos
- Economia e Desenvolvimento > Desenvolvimento Regional
- Infraestrutura
- Meio Ambiente
- Indexação
-
- CRITICA, ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG), AMAZONIA, PREJUIZO, OBRA DE ENGENHARIA, INFRAESTRUTURA, RODOVIA, TRANSPORTE TERRESTRE, ISOLAMENTO, PORTO WALTER (AC), MARECHAL THAUMATURGO (AC).
O SR. MARCIO BITTAR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - AC. Pela ordem.) – Sr. Presidente, só para fazer um breve registro.
No meu Estado, como resultado dessa política irracional, totalmente irracional, de não se poder fazer obras de infraestrutura na Amazônia, Thaumaturgo e Porto Walter, duas cidades banhadas pelo Rio Juruá, que não têm estrada, tempos atrás tentamos fazer uma, mas algumas ONGs entram na Justiça, e a Justiça remete e pede à Justiça Federal que proíba a obra. Resultado: Thaumaturgo e Porto Walter, lá no Juruá, estão absolutamente isoladas.
Não se pode fazer a estrada, o rio nessa época está seco, e uma viagem que demorava, no máximo, nove horas, o que já é muita coisa, agora chega a durar cinco dias.
Isso fruto, repito, de uma visão irracional, absolutamente equivocada, que condena a Região Amazônica a ser a região mais pobre do Brasil, como o é a Amazônia peruana e como o é a Amazônia boliviana, as três regiões mais pobres desses três países.
Imagine, Sr. Presidente, numa embarcação que demora até cinco dias para chegar lá em Thaumaturgo, a quanto chega o litro de um combustível.
Muito obrigado.
Era só esse o registro, Sr. Presidente.