Pronunciamento de Esperidião Amin em 10/07/2024
Pela ordem durante a 101ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Apelo ao Itamaraty para que se reduza o déficit no número de mulheres no corpo diplomático brasileiro.
- Autor
- Esperidião Amin (PP - Progressistas/SC)
- Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Assuntos Internacionais,
Mulheres:
- Apelo ao Itamaraty para que se reduza o déficit no número de mulheres no corpo diplomático brasileiro.
- Publicação
- Publicação no DSF de 11/07/2024 - Página 67
- Assuntos
- Outros > Assuntos Internacionais
- Política Social > Proteção Social > Mulheres
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, ITAMARATI (MRE), AUMENTO, NUMERO, MULHER, CORPO DIPLOMATICO, MISSÃO DIPLOMATICA PERMANENTE.
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC. Pela ordem.) – Presidente, vencida a batalha da D. Samara, vamos iniciar, agora, não a batalha, mas as designações de embaixadores.
Desde o primeiro momento, eu tenho me preocupado em fazer ver ao nosso Chanceler o desbalanceamento da participação feminina. Na primeira leva de embaixadores do atual Governo, o Chanceler foi perdoado, porque nomeou a Sra. Maria Luiza Viotti Embaixadora nos Estados Unidos. Pela importância, tem sido concedido, sempre, um crédito de confiança.
Hoje, nós temos dez embaixadores, todos eles muito bem qualificados, que nós certamente aprovaremos. Eu, pelo menos, assim o farei, mas apenas duas embaixadoras; ou seja, o apelo feito ao Itamaraty, e muito bem recepcionado pelo Ministro, não está se convertendo em fatos. Dos mais de 25% de participantes da carreira diplomática sendo mulheres, o déficit continua aumentando.
Então, eu quero fazer um apelo, mais uma vez, ao Itamaraty. Quero que este apelo seja ecoado pelo Líder Jaques Wagner. Quero que V. Exa. ecoe, dê eco, não precisa ser um eco retumbante, basta um eco discreto, eficaz, como tem sido a sua participação brilhante como Líder do Governo aqui no Senado; para resolver, ou seja, para reduzir o déficit.
Nós não queremos cobrar a conta passada, mas pelo menos regularizá-la no futuro. Esse é o apelo que eu faço ao tempo em que renovo a minha confiança no corpo diplomático que o Brasil conseguiu formar, e que tem evoluído de maneira muito satisfatória ao longo da história recente.
Muito obrigado.