Pronunciamento de Professora Dorinha Seabra em 17/07/2024
Como Relator - Para proferir parecer durante a 105ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Como Relator, para proferir parecer sobre o Projeto de Resolução do Senado (PRS) n° 18, de 2024, que "Institui a Frente Parlamentar Católica Apostólica Romana".
- Autor
- Professora Dorinha Seabra (UNIÃO - União Brasil/TO)
- Nome completo: Maria Auxiliadora Seabra Rezende
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Como Relator - Para proferir parecer
- Resumo por assunto
-
Poder Legislativo:
- Como Relator, para proferir parecer sobre o Projeto de Resolução do Senado (PRS) n° 18, de 2024, que "Institui a Frente Parlamentar Católica Apostólica Romana".
- Publicação
- Publicação no DSF de 18/07/2024 - Página 38
- Assunto
- Organização do Estado > Poder Legislativo
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- RELATOR, PARECER, PROJETO DE RESOLUÇÃO DO SENADO (PRS), CRIAÇÃO, RESOLUÇÃO, SENADO, FRENTE PARLAMENTAR, DEFESA, ETICA, DOUTRINA, IGREJA CATOLICA.
A SRA. PROFESSORA DORINHA SEABRA (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - TO. Para proferir parecer. Por videoconferência.) – Sr. Presidente, vou direto à análise da criação dessa frente parlamentar.
Passadas todas as menções em relação à liberdade de organização política no âmbito do Parlamento e na vontade da atuação parlamentar, esse projeto já foi votado na Câmara dos Deputados e passa, agora, no Senado. É o PRS nº 18, de 2024, que atende aos requisitos de constitucionalidade, juridicidade e regimentalidade.
No que respeita ao mérito, reiteramos os argumentos que embasam o parecer da Comissão de Educação.
O PRS destaca-se ao fortalecer a representatividade de uma significativa parcela da população. Ao defender os princípios éticos, morais e doutrinários da Igreja Católica, a frente parlamentar assegura que valores fundamentais para milhões de brasileiros sejam devidamente considerados nos debates, nas discussões e votações legislativas.
Ademais, a criação da Frente Parlamentar Católica Apostólica Romana terá uma função relevante na promoção do diálogo inter-religioso e na defesa da liberdade religiosa, princípios essenciais para a harmonia e a coesão social, ao contribuir para o respeito à diversidade de crenças e, ao mesmo tempo, para a assistência social e a educação, nas diferentes áreas em que a Igreja Católica já possui tradição.
Por esses motivos, somos favoráveis à criação da Frente Parlamentar Católica Apostólica Romana.
Nosso voto é pela aprovação do Projeto de Resolução do Senado nº 18, de 2024.