Pronunciamento de Bene Camacho em 17/07/2024
Pela ordem durante a 105ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Considerações acerca da dificuldade no acesso ao seguro agrícola pelo produtores afetados por calamidades como a das enchentes no Rio Grande do Sul (RS). Apelo para que a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) coloque o assunto em discussão.
- Autor
- Bene Camacho (PSD - Partido Social Democrático/MA)
- Nome completo: Bene André Camacho Araújo
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca },
Calamidade Pública e Emergência Social:
- Considerações acerca da dificuldade no acesso ao seguro agrícola pelo produtores afetados por calamidades como a das enchentes no Rio Grande do Sul (RS). Apelo para que a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) coloque o assunto em discussão.
- Publicação
- Publicação no DSF de 18/07/2024 - Página 56
- Assuntos
- Economia e Desenvolvimento > Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }
- Política Social > Proteção Social > Calamidade Pública e Emergência Social
- Indexação
-
- DIFICULDADE, ACESSO, PRODUTOR RURAL, SEGURO AGRARIO, INUNDAÇÃO, CALAMIDADE PUBLICA, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), SOLICITAÇÃO, DISCUSSÃO, PROBLEMA, Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).
O SR. BENE CAMACHO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MA. Pela ordem.) – A situação dramática pela qual os produtores rurais do Rio Grande do Sul estão passando, na verdade, tem como pano de fundo a falta de acessibilidade ao seguro-agrícola. Esse é o grande problema que está por trás dessa situação dramática.
Eu acredito que seria importante, na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, tentar discutir o porquê dessa pouca acessibilidade e as condições que poderiam ser estudadas e adotadas para que tais situações não se repetissem de maneira tão frequente num país tão extenso quanto o nosso, em que as alterações climáticas, constantemente, aqui e acolá, acabam inviabilizando a produção dos nossos produtores rurais, Sr. Presidente.
Muito obrigado.