Pronunciamento de Rodrigo Pacheco em 06/08/2024
Presidência durante a 108ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro da posição da Presidência do Senado acerca das eleições na Venezuela. Defesa da lisura e da transparência no processo eleitoral, de forma a assegurar a prevalência da vontade do povo.
- Autor
- Rodrigo Pacheco (PSD - Partido Social Democrático/MG)
- Nome completo: Rodrigo Otavio Soares Pacheco
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Presidência
- Resumo por assunto
-
Assuntos Internacionais,
Organização do Estado:
- Registro da posição da Presidência do Senado acerca das eleições na Venezuela. Defesa da lisura e da transparência no processo eleitoral, de forma a assegurar a prevalência da vontade do povo.
- Publicação
- Publicação no DSF de 07/08/2024 - Página 19
- Assuntos
- Outros > Assuntos Internacionais
- Organização do Estado
- Indexação
-
- REGISTRO, POSIÇÃO, PRESIDENCIA, SENADO, REFERENCIA, ELEIÇÕES, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, DEFESA, PUBLICIDADE, PROCESSO ELEITORAL, GARANTIA, VONTADE, POVO.
O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MG) – Obrigado, Senador Marcio Bittar.
Desejo boas-vindas ao Prefeito Tião Bocalom, de Rio Branco, do Partido PL. Seja muito bem-vindo. É uma alegria recebê-lo no Plenário do Senado Federal.
Eu gostaria de registrar ao Plenário, Senador Marcio Bittar, a posição da Presidência do Senado em relação a essa questão da Venezuela, tão logo instado a me manifestar no decorrer do recesso. Assim como fiz aqui publicamente em relação a Bangladesh, que já soma 300 mortos, em função da instabilidade política institucional em Bangladesh, com a nota de repúdio e de solidariedade desta Presidência, o mesmo deve ser feito ao povo da Venezuela, que já conta com um número considerável também de pessoas mortas e feridas, em razão da instabilidade política e social naquele país.
O registro da Presidência do Senado Federal, dito à imprensa, e aqui reverberado na Mesa de trabalhos deste Plenário, é que, numa democracia, a lisura e a transparência do processo eleitoral, que assegurem a prevalência da vontade do povo, são base essencial e insuperável. O Governo da Venezuela se afasta disso ao não demonstrar esses valores com clareza.
A luta pela democracia não nos permite ser seletivos e casuístas. Toda violação a ela deve ser apontada, prevenida e combatida seja contra quem for. Se não cabe à Presidência do Senado presumir fraude em um país vizinho, é exigível que o Governo deste país e a Justiça deste país demonstrem com clareza, transparência e lisura o resultado eleitoral, sob pena de ele poder ser apontado como fraudulento.
Portanto, esse registro da Presidência do Senado publicamente aos meus pares é feito em nome da Presidência do Senado Federal.
Senador Marcio Bittar.