Discurso durante a 111ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacionalde Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

Autor
Rosana Martinelli (PL - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Rosana Tereza Martinelli
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Direitos Humanos e Minorias, Mulheres:
  • Sessão especial destinada a celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacionalde Tereza de Benguela e da Mulher Negra.
Publicação
Publicação no DSF de 09/08/2024 - Página 58
Assuntos
Política Social > Proteção Social > Direitos Humanos e Minorias
Política Social > Proteção Social > Mulheres
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, DIA INTERNACIONAL, MULHER, NEGRO, CONTINENTE, AMERICA LATINA, CARIBE.
  • COMENTARIO, ATUAÇÃO, BANCADA FEMININA, COMBATE, SENADO, FEMINICIDIO.

    A SRA. ROSANA MARTINELLI (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT. Para discursar.) – Boa tarde a todas. Sejam muito bem-vindas à nossa Casa, ao nosso Senado!

    Quero parabenizar a nossa Senadora pela sessão solene, numa data tão especial, numa semana especial, em que nós estamos celebrando a data da Maria da Penha.

    Quero dizer para todas vocês que a Bancada Feminina aqui do Senado está trabalhando muito forte em defesa de todas as mulheres.

    Nós temos vários projetos aqui na Casa em benefício, em proteção às mulheres, mas principalmente contra o feminicídio. Temos que estar atuantes e vamos continuar trabalhando muito forte aqui – não é, Senadora? – para que realmente a gente possa minimizar e acabar com a violência contra todas nós, mulheres, o preconceito e principalmente a violência física, psicológica contra todas nós.

    Nós levamos ontem a questão do botão do pânico, para que seja colocado no Brasil todo. No Mato Grosso está funcionando, e todos os criminosos estão presos, todos que cometeram violência contra as mulheres. Nós queremos que essa iniciativa que deu certo no Mato Grosso, está dando certo, que se estenda para todo o Brasil.

    Então, vocês podem ter certeza de que toda a Bancada Feminina, todo o Senado, o Congresso está trabalhando para a melhor qualidade de vida de todas nós mulheres do nosso Brasil.

    Então, parabéns! Parabéns! Eu quero cumprimentar toda a mesa pela iniciativa de uma sessão extraordinária e principalmente por celebrar o Dia Nacional de Tereza de Benguela, que é o nome do maior programa que nós temos no Estado de Mato Grosso, que já qualificou mais de 1,5 mil mulheres em vulnerabilidade, e que funciona. Então, o Senador Wellington Fagundes sempre destina emendas para que mais mulheres sejam assistidas.

    E vocês podem contar comigo também, com toda a bancada, não é, Senadora? Nós vamos colocar emendas para que realmente as nossas mulheres sejam preservadas e valorizadas, porque o que nós queremos é respeito e dignidade.

    Então, parabéns! Parabéns! E muito obrigada por vocês estarem aqui nesta sessão.

    Parabéns novamente, Senadora. Muito obrigada pela oportunidade. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/08/2024 - Página 58