Presidência durante a 112ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Necessidade de mais investimento em infraestrutura para prática de esportes nas cidades brasileiras. Cumprimentos à delegação do Brasil que participou dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Autor
Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Desporto e Lazer, Homenagem:
  • Necessidade de mais investimento em infraestrutura para prática de esportes nas cidades brasileiras. Cumprimentos à delegação do Brasil que participou dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Publicação
Publicação no DSF de 13/08/2024 - Página 17
Assuntos
Política Social > Desporto e Lazer
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • NECESSIDADE, INVESTIMENTO, INFRAESTRUTURA, ESPORTE, PRATICA ESPORTIVA, QUADRA POLIESPORTIVA, PISCINA.
  • CUMPRIMENTO, DELEGAÇÃO BRASILEIRA, ATLETA PROFISSIONAL, OLIMPIADAS, PARIS, FRANÇA.

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Quem agradece somos nós, Senador Confúcio Moura, um defensor da educação aqui, desde sempre, falando em algo com que tem uma inter-relação direta, que é o esporte.

    O senhor foi muito preciso quando falou da necessidade das escolas, sejam estaduais – enfim –, municipais, federais, que podem propiciar campos de atuação, piscinas.

    Hoje a gente vê que o esporte nacional é o futebol, e já existe a política das areninhas, que é uma boa política, que já está espalhada pelo Brasil – em grama sintética, pequenas e grandes arenas –, que tem feito a alegria das pessoas, os jovens saírem do vício, irem treinar. É uma política bem interessante, pública.

    Mas por que, em áreas próximas, não se coloca uma piscina, semiolímpica que seja? Por que não se coloca tatame, tão barato? Por que não se coloca uma quadra multiúso, de basquete, tênis? A gente vai a algumas capitais e vê quadras de tênis também, que é um esporte em que o Brasil tem história; o Guga, não é? E eu acho que tem muita coisa para se fazer no Brasil.

    O senhor está de parabéns pelo seu pronunciamento, porque tudo o que acontece – não é, Senador Confúcio? – tem uma razão de ser. Então eu acho que trouxeram um alerta, essas Olimpíadas, para nós brasileiros.

    Cumprimento mais uma vez a delegação do Brasil, mas realmente faltou... especialmente os homens. A gente precisa ali de um olhar, mas aí é política pública... essas pessoas que ganharam medalhas, do Brasil, e outras que chegaram perto são verdadeiras heroínas. São verdadeiras heroínas, porque as condições dos Estados Unidos, de outros países, são estruturas completamente diferentes.

    E o Brasil tem talento, tem garra, tem um povo que se supera, mas precisa do mínimo, do básico, oferecido pelos organismos públicos, seja município, estado e União.

    Muito obrigado. Uma ótima semana para o senhor.

    Nós vamos caminhar para o encerramento, saudando aqui, nas galerias do Senado Federal, mais um grupo de brasileiros que estão nos visitando aqui. Eu não sei de que estado vocês são. Pode falar?

(Manifestação da plateia.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Amapá.

(Manifestação da plateia.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Minas.

(Manifestação da plateia.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Pernambuco.

(Manifestação da plateia.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Pará.

(Manifestação da plateia.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Ceará. Olha aí, meu conterrâneo.

(Manifestação da plateia.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Acre.

(Manifestação da plateia.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Paraná.

    Olha só que beleza, gente. Parabéns a vocês, brasileiros, que estão aqui nos visitando, conhecendo a história da Casa revisora da República. São 200 anos do Senado Federal. Esse contato de vocês conosco é muito importante. São muito bem-vindos mesmo, porque é uma troca que nos retroalimenta aqui, para que possamos cumprir o nosso dever nesta nação fantástica que é o Brasil.

    Então conheçam os museus aqui. Já foram à Câmara dos Deputados, aqui vizinha, não?

(Manifestação da plateia.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Já foram à Câmara.

    Passaram pelo Túnel do Tempo?

(Manifestação da plateia.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Também.

    Rapaz, estava faltando só a cereja do bolo, que é o Senado, o Plenário do Senado, não é? Sejam bem-vindos.

    Nós estamos numa sessão não deliberativa aqui, de discursos, no encerramento dela. Tivemos já três Senadores que utilizaram a tribuna. Eu fui o primeiro – sou Eduardo Girão, do Ceará. O Senador Paulo Paim também utilizou a tribuna, foi ele que abriu a sessão – gaúcho, lá do Rio Grande do Sul. E um Senador de Rondônia, que é o Senador Confúcio Moura, que acabou de fazer aqui o seu pronunciamento.

    Então eu quero, neste momento... Quem quiser fazer como esses brasileiros – é importante aproveitar a audiência sua, às 15h03 desta tarde do dia 12 de agosto – aqui, que estão nos visitando e cada vez mais nos visitam... isso é muito bacana. A gente passa por grupos aqui o tempo inteiro, isso é fantástico.

    Para visitar o Congresso Nacional, basta acessar o site www.congressonacional.leg.br/visite. Vou repetir, para você fazer seu agendamento: www.congressonacional.leg.br/visite. Essa visitação pode ser realizada em dias úteis, exceto terças e quartas, porque são dias em que a gente está em várias Comissões, atuando no Plenário, com votações. Realmente essa visita é restrita durante esses dias, mas aos finais de semana e feriados também é possível, das 9h às 17h.

    Então, nós estamos com a guia... Quem é que está nos guiando aqui? Está aqui? Você é o...?

(Manifestação da plateia.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Victor.

    Victor, obrigado pelo trabalho.

    A equipe dos guias conhece bastante a cultura, a história do Senado Federal, do Congresso, e eles estão preparados para fazer um trabalho bem bacana para todos que vierem aqui participar.

    Eu quero aproveitar este encerramento de sessão e mandar um grande abraço, meus parabéns, para um amigo que eu tive a oportunidade de conhecer na Faculdade de Economia, lá no Ceará, lá em Fortaleza, que é Marcos Paulo Rodrigues Morais, que está fazendo aniversário hoje, dia 12 de agosto, um homem de bem. O meu abraço a você, ao meu afilhado Álvaro também, à Malu. Estão todos felizes aí pelo aniversário do Marcão. Grande abraço!

    Ah... Senador Mecias. Olhe aí. Mecias, você chegou aos 47 minutos do segundo tempo, mas vai dar certo, você vai fazer seu pronunciamento. Eu já ia encerrando a sessão... Que bom!

    Então, o Senador Mecias, que é do Estado de Roraima – Mecias de Jesus: olha o privilégio do nome desse colega, desse irmão aqui –, vai fazer o seu pronunciamento, da tribuna do Senado Federal.

    O senhor tem 20 minutos para o seu pronunciamento, Senador Mecias.

    Obrigado pela sua participação.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/08/2024 - Página 17