Pronunciamento de Mecias de Jesus em 12/08/2024
Discurso durante a 112ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Preocupação com o julgamento pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do processo sobre a perda dos mandatos do Governador e do Vice-Governador do Estado de Roraima, por suposto abuso de poder econômico nas eleições de 2022. Manifestação de apoio ao governador Antonio Denarium, com destaque para os altos índices de aprovação de seu trabalho pela população do estado. Apelo ao TSE para que decida com bom senso e justiça.
- Autor
- Mecias de Jesus (REPUBLICANOS - REPUBLICANOS/RR)
- Nome completo: Antônio Mecias Pereira de Jesus
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Atuação do Judiciário,
Governo Estadual:
- Preocupação com o julgamento pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do processo sobre a perda dos mandatos do Governador e do Vice-Governador do Estado de Roraima, por suposto abuso de poder econômico nas eleições de 2022. Manifestação de apoio ao governador Antonio Denarium, com destaque para os altos índices de aprovação de seu trabalho pela população do estado. Apelo ao TSE para que decida com bom senso e justiça.
- Publicação
- Publicação no DSF de 13/08/2024 - Página 19
- Assuntos
- Outros > Atuação do Estado > Atuação do Judiciário
- Outros > Atuação do Estado > Governo Estadual
- Indexação
-
- PREOCUPAÇÃO, AÇÃO JUDICIAL, TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE), GOVERNADOR, ANTONIO DENARIUM, VICE-GOVERNADOR, EDILSON DAMIÃO, ESTADO DE RORAIMA (RR), APOIO, GOVERNO ESTADUAL, INDICE, APROVAÇÃO, OBRAS, OBRA PUBLICA, INFRAESTRUTURA, ENERGIA ELETRICA, AGRONEGOCIO, SAUDE, EDUCAÇÃO, REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA, TITULO DE PROPRIEDADE, SOLICITAÇÃO, JUSTIÇA, JULGAMENTO.
O SR. MECIAS DE JESUS (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - RR. Para discursar.) – Presidente Eduardo Girão, cumprimento V. Exa. pela disposição de sempre, pelo seu trabalho árduo em favor do Brasil e do seu amado Estado do Ceará.
Quero cumprimentar todos os visitantes, na tarde de hoje, no Plenário do nosso Senado Federal.
Meu Presidente Girão, o que me traz hoje à tribuna do Senado Federal é a possibilidade de uma injustiça que já aconteceu no nosso Estado e que está para ser julgada amanhã, no Tribunal Superior Eleitoral.
Nesta terça-feira, o Tribunal Superior Eleitoral vai julgar o processo sobre a cassação do Governador de Roraima, Antonio Denarium, e do seu Vice-Governador, Edilson Damião.
No papel de cidadão, assim como a maioria dos roraimenses, torço para que essa grande injustiça tenha fim. Que não prosperem, diante do Tribunal Superior Eleitoral, essas armações que fizeram contra o Governador Antonio Denarium. Pelo seu trabalho, o Governador Antonio Denarium tem imensa aprovação da população de Roraima. Colocou as contas em dia, arrumou a casa e, agora, nesse segundo mandato, está entregando muito mais benefícios para a nossa gente, para toda a população do nosso estado.
Alguns dos principais gargalos que impediam o desenvolvimento do estado estão sendo enfrentados de forma definitiva e corajosa pela gestão do Governador Denarium, com o meu apoio e o apoio da nossa bancada aqui no Congresso Nacional.
Entre outros avanços, podemos citar a implantação do Linhão de Tucuruí, que teve uma emenda de minha autoria, a Lei 14.182; a consolidação do agronegócio em nossa economia; a expansão dos serviços de infraestrutura e os investimentos em saúde e educação. Além, é claro, das transferências e das titulações das terras, com mais de 20 mil títulos de propriedades rurais e urbanas já entregues para o nosso povo.
Infelizmente, Senador Girão, os adversários nunca ficam satisfeitos quando perdem e encontram argumentos para ajuizar ações de todas as naturezas. Os adversários que foram derrotados nas urnas querem tumultuar e colocam seus interesses pessoais acima dos interesses do estado e do seu povo. Com isso, prejudicam não apenas o Governo do estado, prejudicam não apenas o Governador Denarium e o Vice-Governador Edilson Damião, mas toda a população e o crescimento econômico e social que o estado vem tendo.
O Governador Denarium é sério, trabalhador e competente. Por isso, foi eleito e reeleito o Governador de Roraima já no primeiro turno. Respeitar esse resultado é também respeitar a vontade popular.
É o que faço questão de registrar hoje na tribuna do Senado Federal, porque está marcado para amanhã, às 19h – colocado em pauta – um processo que pode finalizar essa injustiça ou aumentá-la ainda mais. Nós esperamos bom senso e que o saber jurídico dos julgadores do Tribunal Superior Eleitoral possa ser colocado nessa causa a serviço do povo de Roraima, a serviço daqueles que trabalham, como é o caso do Governador Denarium, do Vice-Governador Edilson Damião e de toda a equipe do Governo, que tem trabalhado muito, muito mesmo, com dedicação, para que Roraima possa continuar crescendo, se desenvolvendo, gerando emprego e melhorando a vida das pessoas.
Muito obrigado, Senador Girão, Presidente desta sessão. Eu quero agradecer a V. Exa., a todos os colegas Senadores e Senadoras e fazer, daqui, o nosso apelo por justiça ao Tribunal Superior Eleitoral.
Muito obrigado.
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Muitíssimo obrigado, Senador Mecias de Jesus, do Estado de Rondônia...
O SR. MECIAS DE JESUS (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - RR. Fora do microfone.) – Roraima.
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Perdão. De Roraima. É que eu estava, agora há pouco, com o nosso querido Confúcio e eu falei, algumas vezes... Mas, Senador, tem muito cearense lá em Roraima. Não é?
O SR. MECIAS DE JESUS (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - RR) – Muitos.
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Muitos cearenses e pessoas queridas.
O SR. MECIAS DE JESUS (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - RR) – Inclusive, no CTG, o patrono é cearense.
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Inclusive, do CTG...
O SR. MECIAS DE JESUS (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - RR) – O patrono do CTG...