Pronunciamento de Rosana Martinelli em 07/08/2024
Discurso durante a 109ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Homenagem à 50ª edição da Exposição Agropecuária de Rondonópolis-MT (ExpoSul).
Apelo por medidas de combate à violência contra a mulher, a exemplo do botão do pânico, utilizado no Estado de Mato Grosso.
- Autor
- Rosana Martinelli (PL - Partido Liberal/MT)
- Nome completo: Rosana Tereza Martinelli
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }:
- Homenagem à 50ª edição da Exposição Agropecuária de Rondonópolis-MT (ExpoSul).
-
Mulheres:
- Apelo por medidas de combate à violência contra a mulher, a exemplo do botão do pânico, utilizado no Estado de Mato Grosso.
- Publicação
- Publicação no DSF de 08/08/2024 - Página 25
- Assuntos
- Economia e Desenvolvimento > Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }
- Política Social > Proteção Social > Mulheres
- Indexação
-
- SAUDAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, OLIMPIADAS, ATLETA AMADOR, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), ESPECIFICAÇÃO, MUNICIPIO, AGUA BOA (MT), GUARANTÃ DO NORTE (MT), RONDONOPOLIS (MT).
- COMENTARIO, REALIZAÇÃO, FEIRA AGROPECUARIA, MUNICIPIO, RONDONOPOLIS (MT), FOMENTO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, REGIÃO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT).
- ELOGIO, WELLINGTON FAGUNDES, SENADOR, RETOMADA, FEIRA AGROPECUARIA, MUNICIPIO, RONDONOPOLIS (MT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT).
- CELEBRAÇÃO, ANIVERSARIO, LEI MARIA DA PENHA.
- COMENTARIO, IMPORTANCIA, DISPOSITIVO, EMERGENCIA, UTILIZAÇÃO, MULHER, VITIMA, VIOLENCIA DOMESTICA, FEMINICIDIO.
A SRA. ROSANA MARTINELLI (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT. Para discursar.) – Boa tarde, Presidente. Boa tarde, Sras. Senadoras e Srs. Senadores e todos os nossos telespectadores.
Eu quero também parabenizar os nossos atletas mato-grossenses que estão nos representando e que nos representaram lá nas Olimpíadas como: a Caroline Santos, que é de Água Boa, no taekwondo; o Vagner Júnior, que é do nortão, lá da cidade de Guarantã do Norte, que está disputando o caiaque; a Ana Sátila, que foi do caiaque cross; a Ana Vitória, que é de Rondonópolis, representando e participando do futebol.
E eu quero parabenizar principalmente as mulheres, que estão dando um show, Presidente! As mulheres estão de parabéns, porque, na verdade, as mulheres são empenhadas, são polivalentes e, quando se propõem a fazer algo, vão de corpo e alma. Então, parabéns. Parabéns a todas as nossas atletas brasileiras e, especialmente, às nossas mato-grossenses, que estão nos representando lá na França.
Presidente, eu estou aqui para falar de um evento muito importante que está acontecendo em Rondonópolis, que está sediando, nesta semana, a 50ª Exposição Agropecuária, uma das maiores feiras do Centro-Oeste, que chega a esta edição confirmando sua importância no desenvolvimento de toda a região sudeste de Mato Grosso.
A cinquentona Exposul começou acanhada lá no início da década de 1960, quando nasceu com o objetivo de reunir os pequenos agricultores para a troca de experiências no campo. De lá para cá, cresceu e consolidou-se como um dos eventos de inovação e de lazer que envolve centenas de empresas e participação da população, que prestigia a programação de rodeios e shows de cantores e duplas de todo o Brasil.
Para chegar aos 50 anos, a Exposul não deixou de enfrentar percalços e chegou a ficar parada por alguns anos. Foi então que um jovem veterinário, que já despontava como liderança na cidade, foi convocado para a retomada dessa feira agropecuária. E aqui eu falo de Wellington Fagundes, que comandou a edição da feira em 1984, quando presidia a Associação Comercial e Industrial de Rondonópolis. A experiência impulsionou sua carreira política, e, anos mais tarde, ele se tornaria Deputado Federal, conquistando seis mandatos, e, hoje, está em segundo mandato como Senador por Mato Grosso.
E aqui eu falo que muito me honra ser sua suplente e, no seu licenciamento, assumir essa cadeira e estar aqui junto com os colegas Senadores.
Wellington retomou a Exposul e lhe deu o brilho que merece, pavimentando o caminho para o sucesso que é hoje. Naquela época de 1960, também atuou, junto com outras lideranças, na criação da cavalgada, evento que marca a abertura da feira agropecuária e que, este ano, chega à 36ª edição. A feira cresceu tanto que precisou sair da área onde era realizada e passou para uma área de 50ha, conquistada mediante a atuação do Sindicato Rural, da Associação dos Criadores do Sul do Mato Grosso, da prefeitura e do Governo do estado, então sob o comando de Wilmar Peres de Faria, que deu o nome ao parque. Wellington Fagundes teve participação ativa e efetiva nisso tudo.
Quero aqui dar os parabéns ao atual Presidente do Sindicato Rural, Lucindo Zamboni Júnior, que está no comando da maior festa de Rondonópolis. Ele dá um novo ritmo ao evento, atraindo a participação da população de toda a região sudeste de Mato Grosso e movimentando a economia local.
Quero parabenizar também toda a população de Rondonópolis, que prestigia – o que realmente é merecido – a Exposul, que é um dos maiores eventos do nosso Estado de Mato Grosso. Então, parabéns, parabéns a todos, principalmente à diretoria.
Presidente, eu só quero ressaltar que hoje nós estamos celebrando o aniversário da Lei Maria da Penha. E, ontem, na tribuna, eu falei sobre os homicídios e quero reiterar aqui a nossa indignação com tudo que está acontecendo com as mulheres do Brasil.
E quero dizer que Mato Grosso tem uma iniciativa fantástica que é o botão do pânico, que está funcionando. Em todos os feminicídios, em todos os homicídios, principalmente, relacionados a mulheres, os criminosos estão na cadeia. E esse botão do pânico tem contribuído muito nisso. Então, que realmente esse exemplo de Mato Grosso os outros estados possam seguir, porque nós precisamos dar segurança, principalmente para todas as nossas mulheres, todas nós mulheres do Brasil. Está aí um exemplo fantástico.
E quero parabenizar aqui novamente o nosso Secretário de Segurança do estado, Roveri, que tem uma brilhante atuação, expandindo tanto para os motoristas de aplicativo e também para os motoristas de caminhões. É uma importante ferramenta, que tem que ser divulgada, Presidente, e multiplicada por todo o nosso país. Então, parabéns.
E a gente hoje complementa essa questão da Maria da Penha, mas é lamentável que a gente tenha que falar da Lei Maria da Penha ainda hoje.
Muito obrigada.
Fiquem todos com Deus.