Pronunciamento de Nelsinho Trad em 16/08/2024
Fala da Presidência durante a 116ª Sessão Especial, no Senado Federal
Abertura de sessão especial destinada a celebrar os 100 anos de fundação da Sociedade Brasileira de Eubiose.
- Autor
- Nelsinho Trad (PSD - Partido Social Democrático/MS)
- Nome completo: Nelson Trad Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
Ciência, Tecnologia e Informática,
Homenagem,
Religião:
- Abertura de sessão especial destinada a celebrar os 100 anos de fundação da Sociedade Brasileira de Eubiose.
- Publicação
- Publicação no DSF de 17/08/2024 - Página 7
- Assuntos
- Economia e Desenvolvimento > Ciência, Tecnologia e Informática
- Honorífico > Homenagem
- Outros > Religião
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- ABERTURA, SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, SOCIEDADE, RELIGIÃO, FILOSOFIA.
O SR. PRESIDENTE (Nelsinho Trad. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MS. Fala da Presidência.) – Muito bom dia a todos.
Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.
Declaro aberta a presente sessão. Sessão esta especial, que foi convocada em atendimento ao Requerimento 71, de 2024, de autoria desta Presidência e de outros Senadores, aprovado pelo Plenário da Casa.
A sessão é destinada a celebrar os 100 anos de fundação da Sociedade Brasileira de Eubiose.
Compõem à mesa os seguintes convidados:
- Sr. Leonardo Faria Jefferson de Souza, Presidente da Sociedade Brasileira de Eubiose;
- Sr. Ariel Ricco Jefferson de Souza, mestre de ordem interna da Sociedade Brasileira de Eubiose;
- Sra. Professora Terezinha Bazé de Lima, Suplente do Senador Nelsinho Trad, que vos fala, e membro da Sociedade Brasileira de Eubiose;
- Sr. Oscar Castelo Branco de Luca, Assessor Legislativo no gabinete do Senador Astronauta Marcos Pontes, de São Paulo; e
- Sr. Fernando Leça do Nascimento, Coordenador-Geral de Ética e Política da Sociedade Brasileira de Eubiose.
Convido a todos para que, em posição de respeito, possamos ouvir e acompanhar o Hino Nacional Brasileiro.
(Procede-se à execução do Hino Nacional.)
O SR. PRESIDENTE (Nelsinho Trad. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MS. Para discursar - Presidente.) – Discurso para abertura de sessão especial em homenagem ao centenário da fundação da Sociedade Brasileira de Eubiose.
Senhoras e senhores,
"Ser ou não ser, eis a questão."
Iniciamos esta sessão especial em homenagem à celebração do centenário da Sociedade Brasileira de Eubiose, destacando a mais famosa dúvida existencial da história humana, perfeitamente apresentada em Hamlet, a mais notória obra de Shakespeare. Pois bem, essa indagação tem resposta, e a resposta é "ser", de acordo com a filosofia da Sociedade Brasileira de Eubiose, o que evidencia sua relevância não apenas para a filosofia, mas para a vida cotidiana das pessoas.
O autoconhecimento é um dos princípios adotados pela nossa homenageada. A Sociedade Brasileira de Eubiose leciona que o conhecimento é a chave para compreendermos nossa missão individual. Shakespeare explana a questão, destacando o ônus de escolher "ser", e, conforme se depreende dos princípios da Sociedade Brasileira de Eubiose, ao escolher "não ser", nossa vida, além de não fazer sentido – e muito provavelmente por causa disso – estaria fadada ao convívio constante com as sensações de medo e de angústia, o que, convenhamos, não é bom.
De fato, a ignorância cobra um preço altíssimo.
Felizmente, o Iluminismo, movimento histórico que, entre muitas outras coisas, valorizou o conhecimento científico e filosófico, tem influência tremenda em nossa sociedade até aos dias de hoje. Mais que isso, o Iluminismo moldou a sociedade em que vivemos, gerando múltiplos frutos.
Instituições que trabalham questões filosóficas, como é o caso da nossa homenageada, carregam a missão de fortalecer e fomentar nossa curiosidade filosófica e nossa curiosidade científica; em resumo, contribuem para a nossa formação humanística, afastando-nos cada vez mais da escuridão.
Fundada em 16 de agosto de 1924, por Henrique José de Souza, a Sociedade Brasileira de Eubiose completa cem anos de uma história luminosa, cumprindo, com louvor, seu princípio fundante de propagar a harmonia.
A busca da harmonia, senhoras e senhores, é também um dos pilares desta Casa, deste Senado Federal. Nossos trabalhos são guiados pela harmonização de pautas e interesses da sociedade, sempre em busca de consensos que representem as melhores soluções possíveis.
Faço votos de que esta celebração traga ainda mais publicidade à missão da Sociedade Brasileira de Eubiose e que estimule mais e mais brasileiros ao desenvolvimento pessoal lastreado no autoconhecimento.
Parabéns, por fim, aos responsáveis por estimular o estudo filosófico no Brasil, por meio da condução da Sociedade Brasileira de Eubiose.
Muito obrigado. (Palmas.)
Neste momento, de pronto, concedo a palavra ao Sr. Leonardo Faria Jefferson de Souza, Presidente da Sociedade Brasileira de Eubiose, por dez minutos.