Pela ordem durante a 114ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da presença no Plenário do Dr. Paul Grod, Presidente do Congresso Mundial dos Ucranianos, que visa solução para o conflito resultante da invasão da Ucrânia pela Rússia. Comentário acerca do apoio do Grupo Parlamentar Brasil-Ucrânia à causa ucraniana.

Autor
Flávio Arns (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Assuntos Internacionais:
  • Registro da presença no Plenário do Dr. Paul Grod, Presidente do Congresso Mundial dos Ucranianos, que visa solução para o conflito resultante da invasão da Ucrânia pela Rússia. Comentário acerca do apoio do Grupo Parlamentar Brasil-Ucrânia à causa ucraniana.
Publicação
Publicação no DSF de 14/08/2024 - Página 67
Assunto
Outros > Assuntos Internacionais
Indexação
  • REGISTRO, PRESENÇA, PLENARIO, PRESIDENTE, CONGRESSO, AMBITO INTERNACIONAL, POVO, UCRANIA, OBJETIVO, SOLUÇÃO, CONFLITO, RESULTADO, INVASÃO ESTRANGEIRA, RUSSIA, COMENTARIO, APOIO, GRUPO PARLAMENTAR, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, ENCERRAMENTO, PROBLEMA.

    O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - PR. Pela ordem.) – Sr. Presidente, agradeço a oportunidade também, além de me solidarizar com as vítimas, as famílias, os amigos, os familiares dos 62 falecidos no acidente de avião, a maior parte deles do Município de Cascavel e de regiões próximas, no Estado do Paraná... Então, quero também ser solidário com a manifestação de V. Exa., assim como também com as demais manifestações.

    Mas eu quero aproveitar a ocasião, Sr. Presidente, para dizer da grata satisfação de termos aqui presente o Dr. Paul Grod, que é Presidente do Congresso Mundial dos Ucranianos, presente em 80 países e representando 25 milhões de ucranianos fora da Ucrânia. Então, o Dr. Paul Grod está aqui, discutindo, conversando, dialogando, buscando caminhos para a questão grave, o conflito grave da invasão da Ucrânia pela Rússia.

    E temos o Grupo Parlamentar Brasil-Ucrânia, que procura dar esse respaldo, particularmente humanitário, para a questão Brasil-Ucrânia. Estivemos com o Ministro Mauro Vieira, agora há pouco, o Ministro das Relações Exteriores, também conversando sobre os desafios.

    Quero dar ao Dr. Paul Grod as boas-vindas ao nosso país, ele que é o Presidente, por quatro anos, e foi reeleito, agora, por 80 países, como Presidente do Congresso Mundial dos Ucranianos. E ele está acompanhado por uma pessoa muito estimada no Estado do Paraná, reconhecido pelo seu trabalho, o Dr. Vitório Sorotiuk, que é Presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira, essa representação ucraniana que está presente em 80 países e que elegeu também o Dr. Paul Grod, como já mencionado, para o Congresso Mundial.

    Também temos aqui a presença do Dr. Jorge Rybka, que é Vice-Presidente do Vitório Sorotiuk e Cônsul Honorário da Ucrânia no Estado de São Paulo.

    Então, Senador Marcos Rogério e demais Senadores e Senadoras, estamos aqui, como Grupo Parlamentar Brasil-Ucrânia, para dizer que estamos solidários e queremos dialogar, conversar e contribuir para que essa invasão deixe de acontecer.

    E aquilo que o Brasil assinou na ONU, dois, três anos atrás, um tempo atrás, dizendo que era contra a invasão e, ao mesmo tempo, pedindo que as forças russas deixassem o país e voltassem para a Rússia, que esse documento se transforme em realidade. É o grande desejo nosso, da sociedade e do mundo. Um compromisso do Brasil que tem que ser, na verdade, transformado em realidade.

    Ao Dr. Paul, ao Vitório Sorotiuk, do nosso querido Estado do Paraná, e ao Dr. Jorge Rybka, as boas-vindas...

(Soa a campainha.)

    O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - PR) – ... do Senado. Desejamos força, esperança e coragem nessa caminhada que empreendem pelo mundo.

    Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/08/2024 - Página 67