Discurso durante a 115ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apelo à CCR MSVia, empresa concessionária responsável pela manutenção e conservação da BR-163 em Mato Grosso do Sul, a fim de reconsiderar a remoção de redutores de velocidade ao longo da rodovia, devido ao crescente número de acidentes de trânsito na região.

Autor
Nelsinho Trad (PSD - Partido Social Democrático/MS)
Nome completo: Nelson Trad Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Infraestrutura, Transporte Terrestre:
  • Apelo à CCR MSVia, empresa concessionária responsável pela manutenção e conservação da BR-163 em Mato Grosso do Sul, a fim de reconsiderar a remoção de redutores de velocidade ao longo da rodovia, devido ao crescente número de acidentes de trânsito na região.
Publicação
Publicação no DSF de 15/08/2024 - Página 38
Assuntos
Infraestrutura
Infraestrutura > Viação e Transportes > Transporte Terrestre
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, CONCESSIONARIA, RESPONSABILIDADE TECNICA, MANUTENÇÃO, CONSERVAÇÃO, DUPLICAÇÃO, RODOVIA, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), REAVALIAÇÃO, RETIRADA, ASFALTO, REDUÇÃO, VELOCIDADE, TRECHO, ESTRADA, MOTIVO, AUMENTO, ACIDENTE DE TRANSITO.

    O SR. NELSINHO TRAD (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MS. Para discursar.) – Sr. Presidente e demais colegas, população brasileira que nos assiste, eu ocupo a tribuna do Senado para poder reforçar uma indicação à CCR MSVia, responsável pela manutenção, conservação e duplicação da BR-163, que corta o nosso estado, Mato Grosso do Sul, para que, nos locais onde foram retirados os redutores de velocidade – sejam quebra-molas, sejam radares –, possa ser reavaliada essa questão, em função dos inúmeros acidentes que estão ocorrendo.

    Mais precisamente, num distrito próximo de Campo Grande, o distrito de Anhanduí; numa cidade próxima da capital também, Bandeirantes; numa outra cidade no mesmo trecho, Jaraguari; e culminando, com essa atitude de vir até a tribuna, com a reclamação que eu recebi de Vereadores da cidade de Rio Verde de Mato Grosso, onde foram retirados os redutores de velocidade, e, em uma semana, ocorreram já três acidentes, sendo que um deles foi muito grave.

    Eu faço aqui um apelo à CCR, para que possa dar uma resposta à população nesse quesito.

    Todo o trânsito por onde passam os veículos nessa rodovia já estava acostumado com esses redutores de velocidade, e havia um respeito ao ir e vir do pedestre, porque tem alguns trechos dessas rodovias que cortam o centro das cidades. A cidade foi crescendo para um lado e para outro e, quando você vê, uma das avenidas principais da cidade é a BR-163.

    De tal sorte, que, até o momento em que se possa fazer intervenções – e é oneroso desviar o fluxo, normalmente com macroanéis rodoviários, para ficar distante dos centros urbanos –, que se possa ter uma solução que vise a garantir a segurança das populações que vivem no entorno da BR, que precisam atravessar de um lado para outro para poderem fazer as suas atividades.

    É muito importante esse apelo. Nós vamos fazer um requerimento cobrando essas providências da CCR MSVia, porque as reclamações que nos chegam são, realmente, cada vez mais frequentes, e isso é algo que precisa ser muito bem encaminhado e ter uma resposta, porque o agente político dessas cidades, o mais próximo da população, é o Vereador, e, quando ele vai atrás de um questionamento, não consegue nem ser recebido, não consegue ter resposta nenhuma, e isso realmente demonstra o descaso relativo dessa empresa para com o Estado de Mato Grosso do Sul.

    Era esse posicionamento que eu gostaria de deixar, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/08/2024 - Página 38