Presidência durante a 118ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem a Silvio Santos, relembrando a célebre frase dele que dizia que "a liberdade de expressão é o pilar de qualquer democracia".

Autor
Jorge Kajuru (PSB - Partido Socialista Brasileiro/GO)
Nome completo: Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Homenagem, Imprensa, Rádio e TV:
  • Homenagem a Silvio Santos, relembrando a célebre frase dele que dizia que "a liberdade de expressão é o pilar de qualquer democracia".
Publicação
Publicação no DSF de 20/08/2024 - Página 28
Assuntos
Honorífico > Homenagem
Outros > Imprensa
Infraestrutura > Comunicações > Rádio e TV
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, SILVIO SANTOS, APRESENTADOR, TELEVISÃO, TELEVISÃO ABERTA, LIBERDADE, IMPRENSA, DEMOCRACIA.

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Kajuru. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO) – Senador Esperidião Amin, inicialmente, permita-me, nosso amigo e referência maior deste nosso Senado Federal, você enviou à minha assessoria esse vídeo do Show do Milhão, que eu me lembro muito.

    Sábado agora eu vou estar na RedeTV, em rede nacional, só que na RedeTV vai ser aos domingos 10h30 da noite, todo domingo, no Podk Liberados, comigo e com a sua amiga e Senadora irmã Leila do Vôlei. Nós tivemos a grata satisfação, porque entrevistar o Esperidião Amin é você ter aulas. Você deu uma aula, naquela sua entrevista nossa de enorme repercussão, em rede mundial de televisão, quando você participou comigo e com a Leila do Podk Liberados.

    E, sábado agora, e domingo também, na estreia da RedeTV, deste nosso programa, meu e da Leila, eu vou colocar essa parte sua, essa pergunta que o Silvio fez sobre o plural. E ele aceitou os seus argumentos, sempre precisos, porque o seu português é escorreito. Então, eu vou colocar na minha homenagem, porque eu vou fazer uma homenagem ao Silvio Santos de várias partes, de vários momentos dele, e quero colocar essa parte do Show do Milhão, que foi um dos programas de maior audiência dele.

    E, baseando no seu pronunciamento, Senador Esperidião, quero lembrar algo que o senhor pode ver no YouTube. O Silvio, entre tantos programas, tinha um chamado Nada Além da Verdade. E 64 profissionais de televisão participaram desse programa. Eram cem perguntas, com material do FBI, ou seja, você cheio de cabo na cabeça, no braço, na perna, não podia mentir. Só dois ganharam o prêmio de R$100 mil – está no YouTube para quem quiser ver –, a Dercy Gonçalves e eu. Nós não mentimos em nenhuma das cem perguntas que o Silvio fez a nós. Era só pergunta terrível. E, numa resposta, eu falei para ele uma frase que ele adorou e repetiu, que retrata um pouco do que você acaba de pronunciar aqui para todo o Brasil. Eu disse a ele: "a liberdade de expressão é o pilar de qualquer democracia". Ele repetiu e gostou.

    Abraço, Amin, à sua família, aos netos, ao único neto homem, o Francisco, e ótima semana aí na sua amada Santa Catarina.

    Seguindo a lista de oradores, nesta sessão especial e histórica homenageando o maior comunicador da televisão mundial e o ser humano raro, Silvio Santos, vamos ao maior Governador da história de Rondônia, Senador Confúcio Moura, que vai permitir o Kajuru brincar um pouco contigo.

    Eu não sou rubro-negro eu sou ziquista, por causa do Zico, mas eu tenho que brincar um pouco contigo, porque você, sim, é apaixonado pelo Flamengo, eu sei. E, desculpe-me, ontem você não tomou de quatro, Confúcio, você tomou de oito. Foi uma lavada.

    A tribuna é sua, querido Confúcio Moura.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/08/2024 - Página 28