Discurso durante a 120ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de que a fumaça dos incêndios na Amazônia já alcançou dez estados de três regiões brasileiras. Indignação com a Ministra Marina Silva por não autorizar a licença para a construção da BR-319, que liga Manaus-AM a Porto Velho-RO.

Autor
Marcio Bittar (UNIÃO - União Brasil/AC)
Nome completo: Marcio Miguel Bittar
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Governo Federal, Meio Ambiente, Transporte Terrestre:
  • Registro de que a fumaça dos incêndios na Amazônia já alcançou dez estados de três regiões brasileiras. Indignação com a Ministra Marina Silva por não autorizar a licença para a construção da BR-319, que liga Manaus-AM a Porto Velho-RO.
Publicação
Publicação no DSF de 22/08/2024 - Página 34
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Meio Ambiente
Infraestrutura > Viação e Transportes > Transporte Terrestre
Indexação
  • REGISTRO, QUANTIDADE, INCENDIO, AMAZONIA, VINCULAÇÃO, INFLUENCIA, CLIMA, PAIS, PERIODO, GESTÃO, GOVERNO, ATUALIDADE, CRITICA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE (MMA), MARINA SILVA, MOTIVO, AUSENCIA, AUTORIZAÇÃO, CONSTRUÇÃO, RODOVIA, LIGAÇÃO, MANAUS (AM), PORTO VELHO (RO), RESULTADO, ISOLAMENTO, ENTE FEDERADO.

    O SR. MARCIO BITTAR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - AC. Para discursar.) – Sr. Presidente, brevemente, quero apenas relatar mais uma situação que eu venho sempre mencionando: saiu outra estatística de que a fumaça de fogo na Amazônia já chega a dez estados de três regiões brasileiras – só para deixar registrado. Nós estamos no segundo ano do novo Governo, portanto não é possível que continuem culpando o Governo do Presidente Bolsonaro.

    E, aproveitando a presença do digníssimo Senador Omar, que está aqui, quero dizer que ainda ontem me manifestei aqui – Senador do estado vizinho ao nosso estado, do Estado do Acre –, mais uma vez, firmemente, contra a Ministra Marina Silva, que insiste em não autorizar a licença para a construção da BR-319, decretando assim o isolamento ad aeternum de um estado tão grande, tão rico e que precisa tanto da ligação de Manaus a Porto Velho.

    Fica aqui a minha dica de hoje, que, mais uma vez...

    Aliás, Sr. Presidente, quando eu estive, no ano passado ou no retrasado, no continente europeu, eu lembro que a fumaça do Canadá atravessou o oceano e estava na Europa Ocidental, e ninguém falou absolutamente nada.

    Então, fica aqui esse registro.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/08/2024 - Página 34