Fala da Presidência durante a 121ª Sessão Especial, no Senado Federal

Abertura de Sessão Especial destinada a comemorar os 55 anos de existência da Embraer - Empresa Brasileira de Aeronáutica.

Autor
Randolfe Rodrigues (PT - Partido dos Trabalhadores/AP)
Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
Homenagem, Transporte Aéreo:
  • Abertura de Sessão Especial destinada a comemorar os 55 anos de existência da Embraer - Empresa Brasileira de Aeronáutica.
Publicação
Publicação no DSF de 27/08/2024 - Página 7
Assuntos
Honorífico > Homenagem
Infraestrutura > Viação e Transportes > Transporte Aéreo
Matérias referenciadas
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMPRESA BRASILEIRA DE AERONAUTICA (EMBRAER).

    O SR. PRESIDENTE (Randolfe Rodrigues. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AP. Fala da Presidência.) – Declaro aberta a sessão.

    Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

    A presente sessão especial foi convocada em atendimento ao Requerimento nº 221, de 2024, de autoria desta Presidência e de outros Senadores, aprovado pelo Plenário do Senado Federal.

    Esta sessão é destinada a comemorar os 55 anos de existência da Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica).

    Em primeiro lugar, as boas-vindas do Senado Federal a todas e a todos que aqui estão para esta sessão em homenagem a uma empresa que é orgulho de todos nós brasileiros.

    Convido, desta forma, para integrar a mesa desta sessão especial, desta cerimônia, o Sr. Tiago Pereira, Presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). (Pausa.)

    Da mesma forma, convido o Sr. Márcio Elias Rosa, Secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, neste ato representando S. Exa. o Vice-Presidente da República e Ministro de Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. (Pausa.)

    Tenho a honra de convidar o Sr. Francisco Gomes Neto, Presidente Global da Embraer. (Pausa.)

    De igual forma, convido o Sr. João Bosco Costa Junior, Presidente da Embraer Defesa & Segurança. (Pausa.)

    De igual forma, convido também o Sr. José Serrador Neto, Vice-Presidente Global de Relações Institucionais da Embraer. (Pausa.)

    Convido também o Sr. Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da Força Aérea Brasileira. (Pausa.)

    No decorrer da cerimônia, esta Presidência fará questão de destacar e agradecer a presença das demais autoridades que atenderam ao convite para aqui estar, mais uma vez, dando as boas-vindas a todos.

    Em posição de respeito, convido a todos para acompanharmos o Hino Nacional brasileiro, que será interpretado pela Banda da Força Aérea Brasileira, com a regência do Sr. Tenente Andre Luiz Martins Chiappa.

(Procede-se à execução do Hino Nacional.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Randolfe Rodrigues. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AP) – Eu queria agradecer imensamente à banda da Força Aérea Brasileira e à regência do Tenente Andre Luiz Martins Chiappa pela belíssima execução do Hino Nacional para a abertura desta sessão solene.

    Solicito à Secretaria-Geral da Mesa a exibição do vídeo institucional sobre a história da Embraer.

(Procede-se à exibição de vídeo.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Randolfe Rodrigues. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AP) – Após esse breve relato no vídeo, essa longa e linda história da aviação nacional, eu concedo a palavra, por até dez minutos, para o seu pronunciamento, para o Sr. Tiago Pereira, Presidente da Agência Nacional de Aviação Civil.

    Dr. Tiago, o senhor pode, de onde achar melhor... Mas pode fazer uso da tribuna, se assim o quiser.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/08/2024 - Página 7