Presidência durante a 126ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Elogios ao Senador Confúcio Moura pela sua atuação e preocupação com o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Autor
Chico Rodrigues (PSB - Partido Socialista Brasileiro/RR)
Nome completo: Francisco de Assis Rodrigues
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Atividade Política:
  • Elogios ao Senador Confúcio Moura pela sua atuação e preocupação com o desenvolvimento sustentável do Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 03/09/2024 - Página 32
Assunto
Outros > Atividade Política
Indexação
  • ELOGIO, SENADOR, CONFUCIO MOURA, ATUAÇÃO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, PREOCUPAÇÃO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, BRASIL.

    O SR. PRESIDENTE (Chico Rodrigues. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - RR) – Nobre Senador Confúcio Moura, sempre que V. Exa. ocupa essa tribuna, traz temas extremamente relevantes, demonstrando, inclusive, preocupação com a economia deste país.

    V. Exa. é do Estado de Rondônia, estado da Região Norte que teve a honra de tê-lo como Governador por duas vezes e que sabe exatamente da sua preocupação com a economia, e, é lógico, não apenas de Rondônia, mas de todo o país, quando faz essa análise transversal de dados, de números, de alternativas, de possibilidades que o Brasil vive e dos motivos pelos quais o país não dá um verdadeiro salto no desenvolvimento econômico, o que se reflete diretamente na área social. Todos nós na vida pública, política ou não, queremos exatamente ver é o bem-estar de toda a população brasileira. A gente sabe que é bom, porque tem essa dedicação, de um certo modo focal, procurando encontrar explicações para todas essas questões, que são fundamentais, até porque a população brasileira cobra dos seus representantes, e V. Exa., com esse jeito jeitoso, com esse cuidado, demonstra essa dedicação.

    Temos certeza absoluta, nobre Senador Confúcio Moura, de que o Brasil, de uma forma ou de outra, está no seu caminho e passará a ser já a oitava economia do planeta. Eu estou falando a oitava economia do planeta, com todas as dificuldades inerentes que nós vivemos dos governos anteriores, do atual Governo. Mas o Brasil é um gigante. Como dizia um Professor meu, na Itália, quando eu estudei na FAO, Amintore Fanfani, o Brasil era um país fadado ao desenvolvimento, porque tinha as grandes demandas de que o mundo precisa: água doce em abundância, biodiversidade em abundância e os minerais estratégicos mais importantes do planeta.

    Portanto, a sua preocupação é também a nossa preocupação – é claro, V. Exa. mais debruçado, mais dedicado, etc. Mas eu sou um daqueles, na verdade, muito teimoso. Eu acho que o Brasil é maior do que todas as suas crises. Um país deste, enfim, é invejável no cenário dos grandes países do mundo. Dos 203 países que estão registrados na ONU – são 203 países deste planeta Terra os registrados na ONU –, nós somos abençoados por Deus.

    Portanto, parabéns pela sua preocupação, que nos dá motivo a fazer alguns comentários que às vezes até ultrapassam o limite de tempo aqui na nossa Presidência. Então, parabéns a V. Exa.

    Continuando a lista dos oradores inscritos, eu passo a palavra ao Senador Izalci Lucas.

    V. Exa. dispõe de 20 minutos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/09/2024 - Página 32