Pela ordem durante a 127ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a celebrar o centenário de Jaime Tomaz de Aquino, cearense que muito contribuiu para o desenvolvimento social e econômico do Estado do Ceará e do Brasil e se tornou o maior produtor de Caju do país.

Autor
Izalci Lucas (PL - Partido Liberal/DF)
Nome completo: Izalci Lucas Ferreira
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Desenvolvimento Regional, Economia e Desenvolvimento, Homenagem:
  • Sessão especial destinada a celebrar o centenário de Jaime Tomaz de Aquino, cearense que muito contribuiu para o desenvolvimento social e econômico do Estado do Ceará e do Brasil e se tornou o maior produtor de Caju do país.
Publicação
Publicação no DSF de 03/09/2024 - Página 71
Assuntos
Economia e Desenvolvimento > Desenvolvimento Regional
Economia e Desenvolvimento
Honorífico > Homenagem
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, CENTENARIO, EMPRESARIO, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, PRODUÇÃO, CAJU, ESTADO DO CEARA (CE).

    O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - DF. Pela ordem.) – Sim, é pela ordem, Sr. Presidente.

    Bem, eu tive a oportunidade de falar, na sessão ordinária, exatamente sobre esse assunto, principalmente, das consequências de o povo realmente não tomar nenhuma atitude e ficar aguardando realmente algumas pessoas tomarem essas atitudes. Falei claramente sobre isso, que o momento é difícil, mas eu não poderia deixar, porque eu estive... Aliás, eu estou sempre na Câmara, em todas as sessões solenes, na Câmara Federal, tenho participado e tenho falado em todas elas, inclusive, até, quando participo, nos dão a prioridade da fala. Então, eu não sei como é o Regimento da Câmara, não me lembro mais, faz algum tempo que eu saí de lá, mas é uma descortesia muito grande deixar sem fala os Parlamentares, os Deputados, até porque não foi encerrada a sessão solene. Eles podem muito bem falar sobre a questão do caju, mas também manifestar aquilo que quiserem, como a gente faz na Câmara. Eu não sei... É deselegante, é muito ruim essa posição do Presidente de querer realmente cercear. Já chega o Supremo! Agora, o Presidente também cercear aqui os Parlamentares... É uma questão que não é nem regimental, mesmo que esteja no Regimento, não é? Eu acho que nunca houve, na história deste país, um Presidente, presidindo uma sessão, cerceando a palavra de Deputados, que sempre falam aqui, também, em várias sessões solenes, porque eu participei de várias. Vários Deputados falaram, mesmo não estando previsto no Regimento.

    Então, acho que é uma decisão de V. Exa., que está presidindo. Coloco-me, inteiramente... Sou solidário à decisão de V. Exa., mas, se V. Exa. preside, a decisão é de V. Exa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/09/2024 - Página 71