Pela ordem durante a 129ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogios à atuação do Senador Rodrigo Pacheco à frente da Presidência do Senado.

Autor
Laércio Oliveira (PP - Progressistas/SE)
Nome completo: Laércio José de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atuação do Senado Federal:
  • Elogios à atuação do Senador Rodrigo Pacheco à frente da Presidência do Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 04/09/2024 - Página 100
Assunto
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, PRESIDENTE, SENADO, SENADOR, RODRIGO PACHECO.

    O SR. LAÉRCIO OLIVEIRA (Bloco Parlamentar Aliança/PP - SE. Pela ordem.) – Antes de o meu colega falar, eu queria fazer um comentário aqui sobre um assunto que foi tratado por alguns dos nossos colegas.

    Eu cheguei aqui, Presidente... acho que eu faço questão absoluta de falar o que eu quero dizer para todos que aqui estão.

    Eu adentrei neste Plenário, em fevereiro de 2023, para uma eleição que escolheria o Presidente desta Casa, e eu votei contra o senhor. Foi o meu primeiro ato aqui dentro do Senado Federal. Depois disso, a vida se seguiu, e todos nós começamos a trabalhar aqui.

    Esse resultado da eleição, daquilo que aconteceu aqui, reconduziu o senhor para essa cadeira onde o senhor está sentado agora e, desde o momento em que o senhor se sentou nessa cadeira, o senhor me representa.

    Eu nunca, em nenhum momento... em todos os atos que ocorreram aqui, que tiveram a minha participação, em nenhum momento eu me senti tratado de forma diferente daqueles que acompanharam o senhor na votação do dia 1º de fevereiro.

    Com o passar do tempo e com a convivência, eu fui acumulando um estoque de admiração pelo senhor, pela sua postura, pela sua conduta e pelo respeito que o senhor tem com todos os Senadores aqui. Ora essa, quem respeita precisa ser respeitado.

    Com o passar do tempo também, Presidente, eu aprendi que todos aqui têm a liberdade de se expressar da maneira que quiserem, mas tem uma ressalva que é fundamental para que a gente tenha harmonia aqui dentro: a gente precisa respeitar a liturgia desta Casa.

    Em todos os locais onde o senhor está, fora deste Plenário, eu me sinto representado porque o senhor representa os 81 que aqui estão. E, com todo o respeito que eu tenho a todos – a todos –, não cabe, Presidente Rodrigo Pacheco, sob hipótese alguma, nenhuma palavra dirigida ao senhor que não respeite essa liturgia.

    O seu comportamento, como cidadão e como nosso Presidente, não permite a nenhum de nós dirigir uma palavra ao senhor colocando-o em uma posição... como se diz na linguagem popular, nas cordas.

    O senhor não deixa nenhum de nós nas cordas. Em todo canto a que o senhor vai, o senhor defende o Senado, o senhor defende a Presidência e consequentemente, a todos nós. Portanto, cada um tem a sua liberdade e a sua independência para se comportar da maneira que quiser, mas não dessa maneira.

    Todas as quintas-feiras, eu vou ao Colégio de Líderes. Nunca vi, nesse tempo todo, o senhor sair de uma discussão, de qualquer um dos que ali estão, e os que estão ali representam todos, que levam a proposta de um projeto que precisa ser trazido para este Plenário. É no Colégio de Líderes que o senhor forma a pauta da semana seguinte, e o senhor nunca faz isso sem ouvir a todos.

(Soa a campainha.)

    O SR. LAÉRCIO OLIVEIRA (Bloco Parlamentar Aliança/PP - SE) – O senhor faz questão absoluta de ouvir a opinião de cada um deles.

    Por isso, Presidente Rodrigo Pacheco, eu quero dizer ao senhor: eu tenho muito orgulho de ser representado pelo senhor. Eu não votei no senhor, volto a repetir aqui, mas eu seria um Senador muito melhor se esta Casa, unida, juntamente com os 81, reconhecesse no senhor essa pessoa que hoje eu reconheço, pela grandeza da condução da Presidência da República da maneira que o senhor faz. Portanto, o senhor me representa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/09/2024 - Página 100