Presidência durante a 131ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a celebrar o Dia do Profissional de Educação Física.

Autor
Leila Barros (PDT - Partido Democrático Trabalhista/DF)
Nome completo: Leila Gomes de Barros Rêgo
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Desporto e Lazer, Homenagem:
  • Sessão Especial destinada a celebrar o Dia do Profissional de Educação Física.
Publicação
Publicação no DSF de 10/09/2024 - Página 16
Assuntos
Política Social > Desporto e Lazer
Honorífico > Homenagem
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, DIA NACIONAL, CATEGORIA PROFISSIONAL, ATIVIDADE PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO FISICA, IMPORTANCIA, SAUDE, PANDEMIA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19).

    A SRA. PRESIDENTE (Leila Barros. Bloco Parlamentar Independência/PDT - DF) – Nós é que agradecemos a sua presença, Lázaro, e o seu desabafo.

    Na verdade, eu acho que houve uma virada de chave pós-pandemia – eu não sei se vocês percebem isso – principalmente para os profissionais da educação física. Eu acho que, de fato, infelizmente, a gente aprende mais pela dor. Então, quando teve a pandemia, em que nós tínhamos quase 3 mil pessoas, 3 mil cidadãos morrendo por dia, e, depois da pandemia, pós-vacina – a gente percebeu o tanto de sequelados, sequelas, inúmeras sequelas, principalmente as emocionais, as cardiovasculares, também, e as pulmonares –, é que se começou a tratar, inclusive dentro desta Casa, meus amigos. Eu tenho que fazer esse desabafo, porque eu acho fundamental.

    E eu quero dar os parabéns ao Claudio, porque ele foi guerreiro aqui dentro desta Casa...

    O SR. CLAUDIO AUGUSTO BOSCHI (Fora do microfone.) – Obrigado.

    A SRA. PRESIDENTE (Leila Barros. Bloco Parlamentar Independência/PDT - DF) – ... travando essa batalha do entendimento. Muitas vezes, quando se fala em Senado Federal, a gente não domina todas as pautas, e muitas são relevantes à economia, giram mais em torno de economia: economia, economia, como é que está a economia? Mas essas pautas fundamentais do cuidado humano são desafiadoras para nós que defendemos essa bandeira aqui na Casa. Eu sou uma delas.

    Então, entendendo muito bem o seu desabafo, entendendo muito bem o quanto ainda temos que avançar e o quanto a categoria tem essa expectativa, porque ela existe, é que nós estamos trabalhando, nós temos alguns defensores aqui, mas não adianta defender, precisa-se compreender: compreender a importância. Esse é um trabalho de formiguinha, e, muitas vezes, é importante também vocês, que estão na ponta, estarem aqui.

    Eu quero dar os parabéns à Nicole quando ela falou – e eu comentei até com o Claudio aqui – que, às vezes, é importante que o povo esteja mais presente, a sociedade civil e as instituições, quando se tratar do tema que é importante para aquele setor, no caso, aqui, educação física. Eu vi muito o Claudio aqui e outros também – tenho que fazer justiça aos vários presidentes que estiveram aqui.

    E é isso, a gente tem inúmeros desafios, mas o alerta está feito -– o alerta está feito. Inclusive, depois eu vou conversar, porque tem Romário aqui, tem Kajuru, tem Portinho; temos outros aqui que, sem sombra de dúvidas, junto com a Câmara, fazem também esse trabalho no fronte, em defesa da categoria.

    O SR. CLAUDIO AUGUSTO BOSCHI (Fora do microfone.) – Obrigado.

    A SRA. PRESIDENTE (Leila Barros. Bloco Parlamentar Independência/PDT - DF) – Imagina, Claudio.

    Eu vou passar...

    Queria também citar a presença aqui do Sr. Presidente da Lipocc (Liga Poliesportiva e Cultural da Ceilândia), Jason Alves; do Sr. Coordenador do Curso de Educação Física da Universidade Católica de Brasília, Prof. Fábio Antônio de Melo; do atleta e medalhista olímpico de marcha atlética Caio Bonfim – Caio, já falamos dez vezes o seu nome; desculpa –; da atleta de handebol Ana Paula Conforte – Ana Paula, seja muito bem-vinda –; da Sra. Presidente do Conselho da Mulher Empresária do Distrito Federal, Ivonice Campos; do Sr. Presidente da Associação de Educação-Esporte dos Portadores de Necessidades Educativas Especiais & Amigos do DF, Gastão Mesquita; do Sr. Presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber; e do Sr. Presidente do instituto Abarka, Denis Machado de Souza.

    Eu vou passar a palavra agora para a Sra. Gianetti Bonfim, educadora física e mãe do atleta brasileiro Caio Bonfim, casada com o nosso querido e admirado João.

    A gente fala muito do Caio e da Gianetti, mas nós sabemos de todo o trabalho que você faz, João, e a gente tem muito orgulho. É muito bom acompanhar a sua trajetória e ser uma parceira, de alguma forma, nesse seu coração tão grande que abraça tantos jovens lá na região de Sobradinho e entorno.

    Parabéns pelo filho, parabéns pela trajetória, parabéns ao casal pela resiliência – a resiliência da família também. Vocês construíram um homem incrível, mas certamente não foi só o Caio, vocês têm muitos frutos aqui nesta cidade e em nosso país.

    Muito obrigada. (Palmas.)

    Por favor, Gianetti.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/09/2024 - Página 16