Pronunciamento de Leila Barros em 09/09/2024
Presidência durante a 131ª Sessão Especial, no Senado Federal
Sessão Especial destinada a celebrar o Dia do Profissional de Educação Física.
- Autor
- Leila Barros (PDT - Partido Democrático Trabalhista/DF)
- Nome completo: Leila Gomes de Barros Rêgo
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Presidência
- Resumo por assunto
-
Desporto e Lazer,
Homenagem:
- Sessão Especial destinada a celebrar o Dia do Profissional de Educação Física.
- Publicação
- Publicação no DSF de 10/09/2024 - Página 19
- Assuntos
- Política Social > Desporto e Lazer
- Honorífico > Homenagem
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, DIA NACIONAL, CATEGORIA PROFISSIONAL, ATIVIDADE PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO FISICA, COMENTARIO, ESPORTE, OLIMPIADAS, ENTREGA, DIPLOMA.
A SRA. PRESIDENTE (Leila Barros. Bloco Parlamentar Independência/PDT - DF) – Emocionante! Ainda mais quando a gente é mãe. Imagino o orgulho do João Sena e da Gianetti pela história do Caio, não é?
Mas o Caio é símbolo de resistência, de resiliência. No esporte, a gente aprende muito com os nossos professores mesmo de Educação Física, a não desistir nunca, a acreditar nas nossas potencialidades.
Eu me lembro muito bem do meu professor de Educação Física. Eu perguntei a ele: "Professor, você acha mesmo que eu dou para o vôlei?". Eu me lembro disso até hoje. Ele: "Você dá para tudo. Você pode ser o que você quiser na vida, desde que você se dedique". E o Caio, para mim, é um bom exemplo disso, junto com a sua família.
É um prazer, sinceramente. Que bom que você escutou o conselho da sua mãe e ficou mesmo com todas as dificuldades. Caio, eu, particularmente, fico estarrecida de ver aquele estádio, você treinando, de ver que você carrega com muito amor a modalidade, a marcha atlética, e o esporte é brasileiro.
Você vai para a próxima Olimpíada? Ah, que bom! Vamos ser muito bem representados, assim como pelos outros jovens. (Palmas.)
Eu queria também cumprimentar o André Mariano. André, mais uma vez, obrigada também por representar o DF, por representar Brasília e o nosso país, lá fora, como árbitro.
Queria cumprimentar o Clésio e o Rui aqui também, que já foram medalhistas. O Rui foi da geração que me inspirou, da geração de 1984, que me inspirou. Foi vendo a geração dele. Certamente, o Caio é agora uma grande inspiração para muitos jovens, para as futuras gerações. É isso, gente. É muito emocionante estar aqui com vocês.
Eu gostaria também de cumprimentar o Rogério Jean Moura Gonçalves, que é o Presidente do Conselho Regional de Educação Física da 13ª Região da Bahia. Seja muito bem-vindo.
Bom, vamos agora, neste momento muito especial, agradecer a algumas personalidades e instituições que desempenham um papel fundamental na promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida dos brasileiros, utilizando o esporte, a Educação Física, como ferramentas de transformação, como a Gianetti falou muito bem.
Quando a gente está aqui como representante... Por exemplo eu, no esporte olímpico. As pessoas acham que eu estou aqui representando aquela casta, a ponta já da pirâmide. Muito pelo contrário. Antes de chegar a ser um atleta olímpico, nós começamos na base, como milhares. E a gente sabe o que o esporte faz na nossa vida. Eu comecei com mil meninas, só eu me tornei uma atleta olímpica. Mas são mulheres, cidadãs, profissionais, mães de família, quer dizer, valores, formação. Essa é a minha luta dentro desta Casa. Ser um atleta de alto rendimento, ser um atleta olímpico, é uma consequência. São tantos os fatores – não é Caio? – para a gente chegar a esse nível. Mas independentemente, qual a importância da Educação Física na formação da nossa juventude? Esse é o maior desafio. É por isso que eu estou aqui, porque eu acredito muito nos profissionais e sei da importância da Educação Física como formadora, assim como a importância dos projetos sociais, do terceiro setor. A força do terceiro setor está, muitas vezes, onde o Estado não está, promovendo a saúde, promovendo a educação e a formação dos nossos jovens. Então, ao terceiro setor, aos profissionais também que estão ali, da Educação Física, àqueles que fazem a diferença na ponta, os meus agradecimentos.
Eu gostaria de entregar um diploma de reconhecimento de nós Senadores, do Senado Federal, a essas personalidades e a essas instituições.
Eu queria, primeiro, agradecer ao Claudio Boschi, Presidente do Conselho Federal de Educação Física (Confef) e entregar a ele um certificado de reconhecimento ao seu trabalho, que é inspirador, porque ele está aqui quase todo dia. (Risos.) (Palmas.)
(Procede-se à entrega do diploma de reconhecimento ao Sr. Claudio Augusto Boschi.)
A SRA. PRESIDENTE (Leila Barros. Bloco Parlamentar Independência/PDT - DF) – Agora eu vou entregar para a Nicole Christine, que é a Presidente aqui do nosso Cref 7.
Peguei vocês de surpresa? (Risos.) (Palmas.)
(Procede-se à entrega do diploma de reconhecimento à Sra. Nicole Christine.)
A SRA. PRESIDENTE (Leila Barros. Bloco Parlamentar Independência/PDT - DF) – O Sr. Lázaro Barrozo, que é o Presidente do Sindicato dos Profissionais em Educação Física do DF. (Palmas.)
(Procede-se à entrega do diploma de reconhecimento ao Sr. Lázaro Barrozo.)
A SRA. PRESIDENTE (Leila Barros. Bloco Parlamentar Independência/PDT - DF) – E a senhora, claro, representando toda a família Bonfim, representando a mulher brasileira – porque nós arrebentamos na Olimpíada, com todo respeito –, a delegação, as mulheres... Essa força que é o esporte feminino no Brasil. (Palmas.)
(Procede-se à entrega do diploma de reconhecimento à Sra. Gianetti Bonfim.)
A SRA. PRESIDENTE (Leila Barros. Bloco Parlamentar Independência/PDT - DF) – A Gianetti, treinadora, mãe, mulher, representando aqui a família Bonfim. Obrigada, João; obrigada, Caio. Mas ela é a mulher. (Risos.)
Obrigada, gente. Muito obrigada, Gianetti.
Eu vou quebrar o protocolo. Eu adoro quebrar o protocolo, porque aqui é tudo muito certo. Apesar de ter sido atleta, disciplinada – bem disciplinada –, eu queria dar a palavra... (Pausa.)
Olha... Por favor, João. Foto do João aqui, gente. Vem aqui, João. E queria dar a palavra ao João Sena depois. Vou quebrar o protocolo. (Palmas.)
Eu falei de entregar o diploma, e não entregar para essa figura...
(Procede-se à entrega do diploma de reconhecimento ao Sr. João Sena.)