Pronunciamento de Izalci Lucas em 10/09/2024
Discurso proferido da Presidência durante a 132ª Sessão Especial, no Senado Federal
Encerramento de Sessão Especial destinada a comemorar o Dia do Administrador.
- Autor
- Izalci Lucas (PL - Partido Liberal/DF)
- Nome completo: Izalci Lucas Ferreira
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso proferido da Presidência
- Resumo por assunto
-
Homenagem:
- Encerramento de Sessão Especial destinada a comemorar o Dia do Administrador.
- Publicação
- Publicação no DSF de 11/09/2024 - Página 27
- Assunto
- Honorífico > Homenagem
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- ENCERRAMENTO, SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, DIA NACIONAL, CATEGORIA PROFISSIONAL, ADMINISTRADOR, ADMINISTRAÇÃO.
O SR. PRESIDENTE (Izalci Lucas. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - DF. Para discursar - Presidente.) – Quero, primeiro, agradecer essa homenagem, e dizer que reconheço realmente a importância do administrador. Não tinha combinado nada com o Ministro Nardes – acho que, quando eu falei, ele estava no trânsito –, mas coincidiu exatamente com o que nós falamos aqui no início. Viu, Nardes? É essa falta de governança, falta de planejamento, falta de gestão pública.
Quando eu cheguei a... Eu fui Secretário de Ciência e Tecnologia por dois mandatos. Eu vim da livre iniciativa, sou contador, sou auditor; fui juiz do trabalho, fui professor a vida toda, presidente de sindicato... Então, a gente já tem alguns quilômetros rodados aí. E, quando eu resolvi ir para a vida pública – porque eu descobri que, para você implementar qualquer política pública, teria que estar na política, não tem jeito; e eu tinha lançado aqui o projeto do Cheque Educação, que inspirou depois o Prouni aqui –, eu cheguei todo entusiasmado para fazer as coisas, só que há uma grande diferença entre a gestão privada e a pública: na área privada, você faz o que você quiser, você só não pode fazer o que é proibido, mas, na área pública, você só pode fazer o que é permitido. Então, é uma diferença da água para o vinho.
Por isso eu não vim para o Congresso por carreira, eu vim exatamente para mudar as leis, para possibilitar, realmente, que a gente pudesse executar aquilo em que a gente acredita para fazer uma boa gestão, porque em Brasília – o Ministro Nardes disse muito bem aqui – nós perdemos o controle, exatamente por falta de gestão. Temos uma saúde que não tem controle de estoque de medicamento, uma saúde que está totalmente na era analógica, não é? Nós não temos controle do território: se você ficar duas semanas sem visitar alguma área aqui, você pode ter certeza de que, quando você chegar lá, já estará invadida, exatamente por quê? Porque grande parte da nossa terra não está regularizada, não tem escritura. Então, nós aprovamos aqui a regularização fundiária para exatamente possibilitar a regularização, que não foi feita, isso foi em 2017.
Quando JK ia completar cem anos de sua morte, lá em 2011, lá no Memorial JK, nós lançamos um projeto, acho que o Nardes esteve lá, chamado Movimento Brasília 100 Anos, que era projetar Brasília para os próximos 50 anos, isso em 2011. Depois, em 2014, nós lançamos Brasília 2060. Depois, em 2018, nós lançamos Todos pelo DF, tudo no sentido de fazer um planejamento para o DF para os próximos 30, 40 anos. Durante a pandemia, fizemos o Repensar o DF.
Agora eu pergunto, nas eleições, quem é que quer discutir essas coisas? Ninguém! Ninguém discute educação, saúde, segurança, planejamento, nada. Por isso que eu disse a vocês da importância de os administradores também participarem disso, se envolverem nisso e cobrarem essas posições todas.
Assim como o Nardes está visitando o Brasil todo, agora eu estou visitando todas as faculdades, por isso que eu quero falar aqui, inclusive para os nossos coordenadores. Já pedi o telefone aqui da UDF, lá da Universidade Católica, do Iesb, do Senac, da FGV. Ontem eu estive na FGV fazendo uma palestra para os administradores, para a gente poder realmente conversar com os nossos alunos, porque são eles e as mulheres, como foi dito aqui, a nossa esperança de fazer uma grande mudança neste país. A gente precisa muito dos administradores, porque a questão do Brasil é gestão, é governança, como foi dito pelo Ministro. Então, vocês têm um papel fundamental.
Por isso, Carlão, já conversamos várias vezes sobre isso, precisamos envolver realmente o Conselho Federal e os conselhos estaduais de administração na política pública, pelo menos no planejamento das cidades, dos estados e do país.
Então, quero dizer que foi uma honra muito grande presidir esta sessão, quero agradecer a presença aqui dos nossos alunos, professores, coordenadores, dos presidentes de cada conselho regional, do nosso Presidente do Conselho Federal, a presença aqui do nosso querido Ministro, que realmente é obstinado pela gestão, pela governança, tem feito um excelente trabalho e estão conseguindo alguns adeptos na medida da insistência, e outras pessoas vão entendendo um pouco isso. Eu quero, mais uma vez, dizer da minha alegria de estar presidindo esta sessão.
Agradeço a presença de todos.
Cumprida a finalidade desta sessão especial do Senado Federal, eu agradeço às personalidades que nos honraram com a sua participação e declaro encerrada esta sessão solene.
Muito obrigado. (Palmas.)