Pronunciamento de Rodrigo Pacheco em 04/09/2024
Presidência durante a 130ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro da mensagem encaminhada ao Senado Federal acerca da indicação de Gabriel Galípolo para presidência do Banco Central do Brasil e a fixação da data de 8 de outubro, após as eleições municipais, para apreciação da indicação pelo plenário do Senado Federal.
- Autor
- Rodrigo Pacheco (PSD - Partido Social Democrático/MG)
- Nome completo: Rodrigo Otavio Soares Pacheco
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Presidência
- Resumo por assunto
-
Atuação do Senado Federal,
Economia e Desenvolvimento,
Governo Federal:
- Registro da mensagem encaminhada ao Senado Federal acerca da indicação de Gabriel Galípolo para presidência do Banco Central do Brasil e a fixação da data de 8 de outubro, após as eleições municipais, para apreciação da indicação pelo plenário do Senado Federal.
- Publicação
- Publicação no DSF de 05/09/2024 - Página 30
- Assuntos
- Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
- Economia e Desenvolvimento
- Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
- Indexação
-
- REGISTRO, ENCAMINHAMENTO, MENSAGEM PRESIDENCIAL, REFERENCIA, INDICAÇÃO, CARGO, PRESIDENCIA, BANCO CENTRAL DA REPUBLICA DO BRASIL (BCB), POSTERIORIDADE, ELEIÇÕES, MUNICIPIOS, MES, OUTUBRO, FIXAÇÃO, DATA, SABATINA, Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), PLENARIO, SENADO.
O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MG) – Muito obrigado, Senador Marcos Pontes. Estaremos juntos na Frente Parlamentar Católica no Senado Federal.
Srs. Senadores, Sras. Senadoras, temos agora um melhor quórum para iniciar a Ordem do Dia e os itens que estão colocados para a apreciação do Senado.
Eu queria, antes, compartilhar com o Senado Federal, Senador Marcio Bittar, Líder Marcos Rogério, Senador Luis Carlos Heinze e Líder Jaques Wagner – é assunto também de interesse do Governo Federal –, que foi encaminhada ao Senado Federal a mensagem de indicação para a Presidência do Banco Central, do ex-Secretário-Executivo do Ministério da Fazenda, hoje Diretor do Banco Central, Gabriel Galípolo.
Todos sabemos que essa indicação passa por duas etapas no Senado Federal. Uma primeira etapa de escrutínio e sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, presidida pelo Senador Vanderlan. E, uma vez apreciada na Comissão de Assuntos Econômicos, a indicação vem ao Plenário do Senado Federal para a sua apreciação.
Neste mês de setembro, todos nós sabemos também, que esta semana estamos fazendo esse esforço concentrado de sessões presenciais no Senado, mas é um período de processo eleitoral, e, naturalmente, como acontece em todos os anos eleitorais, há uma dificuldade, no mês de setembro, para reunirmos um melhor ou um maior quórum no Plenário do Senado Federal, tanto para deliberação de proposições legislativas mais relevantes, quanto para indicações dessa natureza, que dependem, de fato, de um melhor quórum no Plenário do Senado Federal.
Diante disso, gostaria de comunicar que nós estamos encaminhando, pela Presidência, a mensagem à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, ao Senador Vanderlan Cardoso, e ficará a cargo do Senador Vanderlan a definição da data da sabatina – obviamente, compartilhando com os membros da Comissão de Assuntos Econômicos a melhor data para essa sabatina –, e, da parte da Presidência do Senado, eu gostaria de deixar, desde já, definida a data para a apreciação no Plenário, após a Comissão de Assuntos Econômicos, que é a data do dia 8 de outubro, após as eleições.
É essa primeira semana após a eleição que permitirá que todos os Senadores e Senadoras, mais ou menos envolvidos nas campanhas eleitorais, possam se desincumbir do seu papel político relevante, que é o político eleitoral, e possam estar aqui, no Senado Federal, presencialmente, todos os Srs. Senadores e todas as Sras. Senadoras na primeira semana após a eleição, quando então apreciaríamos as autoridades que dependem dessa apreciação do Plenário, inclusive a indicação para Presidente do Banco Central, que é algo, obviamente, de muita relevância e algo muito notável, de grande importância e responsabilidade para o Senado Federal.
Portanto, no Plenário do Senado Federal, essa apreciação se dará na terça-feira, dia 8 de outubro, e caberá ao Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos definir, até essa data de 8 de outubro, a realização da sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos, anunciando a data oportunamente dentro, obviamente, dos critérios e da autonomia da Comissão de Assuntos Econômicos para essa definição. O que cabe à Presidência é a definição de uma data que a torne previsível, que será, portanto, no dia 8 de outubro, no Plenário do Senado Federal.
Quero destacar – e quero aqui o fazer, obviamente, sem nenhum tipo de antecipação de discussão – o nosso reconhecimento sobre a boa qualidade do indicado, o qual conviveu conosco aqui, inclusive, em discussões relevantes, como a da reforma tributária. E, naturalmente, nesse tempo, terá o Gabriel Galípolo a oportunidade de estar com todos os Senadores e Senadoras para apresentar o seu pensamento sobre a política monetária, os seus pensamentos para o Banco Central do Brasil, e também isso serve ao próprio indicado para essa construção natural junto aos Srs. Senadores e às Sras. Senadoras.
Líder Marcos Rogério.