Pela ordem durante a 130ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pela ordem sobre a Mensagem (SF) (MSF) n° 42, de 2024, que "Submete à apreciação do Senado Federal, nos termos do art. 52, inciso III, alínea “d”, da Constituição, combinado com art. 4º, caput, da Lei Complementar nº 179, de 24 de fevereiro de 2021, o nome do Senhor GABRIEL MURICCA GALÍPOLO, para exercer o cargo de Presidente do Banco Central do Brasil, na vaga decorrente do término do mandato de Roberto de Oliveira Campos Neto em 31 de dezembro de 2024".

Autor
Esperidião Amin (PP - Progressistas/SC)
Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atuação do Senado Federal, Economia e Desenvolvimento, Governo Federal:
  • Pela ordem sobre a Mensagem (SF) (MSF) n° 42, de 2024, que "Submete à apreciação do Senado Federal, nos termos do art. 52, inciso III, alínea “d”, da Constituição, combinado com art. 4º, caput, da Lei Complementar nº 179, de 24 de fevereiro de 2021, o nome do Senhor GABRIEL MURICCA GALÍPOLO, para exercer o cargo de Presidente do Banco Central do Brasil, na vaga decorrente do término do mandato de Roberto de Oliveira Campos Neto em 31 de dezembro de 2024".
Publicação
Publicação no DSF de 05/09/2024 - Página 36
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Economia e Desenvolvimento
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Matérias referenciadas
Indexação
  • MENSAGEM (MSG), INDICAÇÃO, SENADO, ESCOLHA, NOME, AUTORIDADE, CARGO PUBLICO, PRESIDENTE, BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN), FIXAÇÃO, DATA, SABATINA, Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), PLENARIO.

    O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC. Pela ordem.) – Eu serei muito pontual nas minhas observações.

    O assunto número um é Banco Central. Foi isto que ensejou a minha fala.

    Eu não tenho objeções à marcação da data, seja dia 8, seja com uma mediação maior, como solicita o Senador Marcos Rogério, eu acho correto. Mas eu quero, neste momento, oferecer a minha manifestação de solidariedade ao Líder do Governo, ao Senador e meu amigo Jaques Wagner.

    O Governo está maltratando muito V. Exa. O senhor veja que nós todos que o prezamos temos o maior respeito pela sua palavra. O senhor se empenhou aqui com a revisão do decreto sobre armas, que seria editado com a correção solicitada na segunda-feira, e eu sou um daqueles que, sem ter cadastro, sou fiador da sua palavra, eu confio na sua palavra. Este Governo está maltratando V. Exa. nisso e em outras coisinhas desse jaez, em que ele coloca o senhor numa fria. Eu não posso aceitar que façam isso com um amigo que eu respeito, como respeito V. Exa., independentemente de posição ou de oposição. Eu quero protestar contra a falta de zelo do Governo como um todo, não vou nominar, em relação a V. Exa.

    Como se diz na gíria, eu queria ter um líder assim, e é por isso que eu prezo a sua ação mais até do que a sua pessoa, é a sua atitude, o seu comportamento, que merece o respeito de todos nós. Quem não está respeitando V. Exa. é o Governo ao qual V. Exa. serve com exação e espírito público, com independência e espírito público, que eu respeito, mas este Governo está maltratando esse ilustre baiano.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/09/2024 - Página 36