Discurso durante a 130ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da participação de S. Exa. na Cachoeiro Stone Fair, feira dedicada ao setor de rochas ornamentais que ocorreu na cidade de Cachoeiro do Itapemirim-ES, com destaque para o potencial dessa atividade econômica.

Autor
André Amaral (UNIÃO - União Brasil/PB)
Nome completo: Andre Augusto Castro do Amaral
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Atividade Política, Desenvolvimento Regional, Mineração:
  • Registro da participação de S. Exa. na Cachoeiro Stone Fair, feira dedicada ao setor de rochas ornamentais que ocorreu na cidade de Cachoeiro do Itapemirim-ES, com destaque para o potencial dessa atividade econômica.
Publicação
Publicação no DSF de 05/09/2024 - Página 87
Assuntos
Outros > Atividade Política
Economia e Desenvolvimento > Desenvolvimento Regional
Infraestrutura > Minas e Energia > Mineração
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, FEIRA, SETOR, ROCHA, PEDRA ORNAMENTAL, LOCAL, CIDADE, CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM (ES), COMENTARIO, IMPORTANCIA, ATIVIDADE ECONOMICA.

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB. Para discursar.) – Senador Weverton, que preside esta Casa; Senador Beto Martins, empresário, nós sabemos quanto custa gerar um emprego neste país. Sou empresário e nós, empresários, carregamos um fardo muito pesado. Muitas das vezes, somos tratados como vilões. Somos responsáveis por colocar nos cofres do Estado os impostos, há responsabilidade, ao final do mês, de pagar o salário dos nossos funcionários e os encargos.

    O senhor falou bem da logística. Um país em desenvolvimento que não tiver uma logística forte, como o senhor bem colocou, não vai para canto nenhum. Eu prestava atenção, porque o senhor, com muito orgulho, falava que, do voo para Lisboa, de Florianópolis.

    O Senador Weverton, apaixonado pelo Maranhão, também desejava o voo para Lisboa.

    Deixe-me pedir uma coisa a vocês: vamos fazer uma escala em João Pessoa para que a gente possa ir para lá.

    Srs. Senadores, Sr. Presidente, senhoras e senhores...

    O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC) – É o ponto mais perto da Europa.

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB) – Com certeza.

    O SR. PRESIDENTE (Weverton. Bloco Parlamentar Independência/PDT - MA) – Há controvérsias!

    O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC) – É João Pessoa.

    O SR. PRESIDENTE (Weverton. Bloco Parlamentar Independência/PDT - MA) – Depende do ponto de vista.

    Lá de São Luís eu vejo... A Europa está mais próxima. (Risos.)

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB) – É verdade, Senador Esperidião.

    Sras. e Srs. Senadores, é com grande alegria que venho a esta tribuna para registrar minha participação recente em missão oficial na Cachoeiro Stone Fair, ou seja, feira de mármore, de granito e de rochas naturais. Evento de extrema importância para o setor de rochas ornamentais do nosso país, que foi realizado na dinâmica cidade de Cachoeiro de Itapemirim, linda cidade que fica no Espírito Santo.

    A feira celebra a diversidade e a riqueza das rochas ornamentais que só têm no Brasil. São belas! Consolida-se como marco no cenário nacional, reunindo o que há de mais destacado na indústria do mármore e do granito. O evento não apenas promove o uso dessas maravilhas naturais em projetos arquitetônicos no mundo inteiro, mas também cria um ambiente propício para a realização de negócios e formação de parcerias estratégicas. É um espaço onde inovação e tradição convergem, impulsionando o crescimento sustentável ao setor.

    É muito importante impulsionar o crescimento sustentável com responsabilidade com o setor, principalmente no impacto ambiental. O alcance da feira de mármore, granito e rochas ornamentais transcende as fronteiras nacionais. O evento fortalece o marketing do setor, ampliando sua visibilidade tanto no Brasil quanto no exterior.

    Com um foco especial em produtos acabados de maior valor agregado, a feira desempenha um papel vital no aumento de nossas exportações, contribuindo, significativamente, para a economia nacional e promovendo o talento brasileiro no mercado global.

    A Cachoeiro Stone Fair é o principal evento do setor no Brasil. Oferece e promove acesso às novas tecnologias e soluções inovadoras que impulsionam a indústria de rochas ornamentais. Empresas do Espírito do Santo e de outros estados se reuniram lá, se reúnem todos os anos, em Cachoeiro de Itapemirim, sem dúvida, um catalisador para o avanço do setor.

    Durante a minha participação na feira, tive a oportunidade de visitar a renomada indústria Magban. Fui agraciado com a demonstração detalhada do processo produtivo do mármore e do granito, desde a extração, na pedreira, até o polimento final. Esse processo, realizado com alta tecnologia e precisão, é um testemunho do compromisso do setor com a excelência e a inovação.

    Gostaria de expressar meu sentimento e meus sinceros agradecimentos pela recepção gentil e hospitaleira proporcionada pelo Sr. Tales Pena Machado, Presidente do Centrorochas, e por outros líderes do setor que faço questão de citar, nominalmente: Eutemar Venturim, Presidente da Rochativa e da empresa Bramagran; Ed Martins André, Presidente do Sindirochas; Giovanni, Superintendente do Centrorochas; Ricardo Coelho, do Sindirochas; Marcel Fiório, Presidente do Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag); também o Deputado Federal Evair de Melo, que é um grande baluarte em defesa do setor; e meu colega Senador que esteve na feira, Magno Malta.

    A calorosa hospitalidade estendeu-se também ao meu filho, o ex-Deputado Federal André Amaral Filho, e ao competente assessor do Senado da República Denio Louro, que se fez presente. Eles me acompanharam, durante essa visita, que foi muito enriquecedora.

    Um acolhimento reflete a união e o espírito colaborativo que caracteriza o setor de rochas ornamentais. O papel da Cachoeiro Stone Fair, no desenvolvimento organizacional e tecnológico do setor, é inesquecível, inquestionável, com certeza. A região, rica em jazidas de mármore, integra diversas cadeias produtivas, não é apenas o corte do mármore, mas integra várias cadeias produtivas, destacando-se na indústria de insumos, máquinas e equipamentos. Além disso, promove atividade e pesquisa, desenvolvimento e qualificação profissional, logística e tecnologia da informação. É um polo de inovação e crescimento.

    Caminhando para a conclusão, eu gostaria de agradecer aos organizadores e participantes por promover um evento de tamanha relevância e parabenizá-los pelo grande sucesso. Nem seria preciso dizer, mas faço questão de reiterar meu compromisso como empresário e como Parlamentar de apoiar a iniciativa privada nesse tão importante setor. Iniciativas são importantes para que o setor produtivo do país, neste caso, mármore e granito, seja estimulado para que a produção no país cada vez avance mais. São esses setores que promovem um mundo promissor, um Brasil promissor, onde temos claras vantagens comparativas, setores capazes de impulsionar nossa economia, promover o desenvolvimento e elevar o nome do Brasil no cenário internacional.

    Para aqueles que desejam saber mais sobre esse importante evento e as entidades envolvidas, recomendo visitar os sites da Cachoeiro Stone Fair e das instituições mencionadas. Esses recursos oferecem uma visão detalhada e enriquecedora sobre o impacto e a importância do setor de rochas ornamentais.

    Mais uma vez, quero agradecer a cálida recepção por todos esses que aqui fiz questão de nominar, todos eles, em especial...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB) – ... em especial, Sr. Presidente, para concluir, ao Tales Pena Machado, Presidente do Centrorochas.

    Muito obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/09/2024 - Página 87