Pronunciamento de Esperidião Amin em 17/09/2024
Discurso durante a 135ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Preocupação com os parâmetros que definirão, para os produtos brasileiros, quais seriam as áreas de desmatamento para fins de cumprimento da legislação europeia que veda a importação de produtos agropecuários originados de áreas desmatadas após 2020. Críticas às figuras públicas, em especial ao Presidente da França, Emmanuel Macron, que supostamente se manifestaram de forma diferente diante dos incêndios da Região Amazônica quando do Governo Bolsonaro e, agora, no Governo Lula.
- Autor
- Esperidião Amin (PP - Progressistas/SC)
- Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca },
Meio Ambiente:
- Preocupação com os parâmetros que definirão, para os produtos brasileiros, quais seriam as áreas de desmatamento para fins de cumprimento da legislação europeia que veda a importação de produtos agropecuários originados de áreas desmatadas após 2020. Críticas às figuras públicas, em especial ao Presidente da França, Emmanuel Macron, que supostamente se manifestaram de forma diferente diante dos incêndios da Região Amazônica quando do Governo Bolsonaro e, agora, no Governo Lula.
- Publicação
- Publicação no DSF de 18/09/2024 - Página 43
- Assuntos
- Economia e Desenvolvimento > Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }
- Meio Ambiente
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, MESA DIRETORA, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, DISCURSO, AUTORIA, EMMANUEL MACRON, PRESIDENTE DA REPUBLICA, PAIS ESTRANGEIRO, FRANÇA, ASSUNTO, INCENDIO, QUEIMADA, DESMATAMENTO, AMAZONIA.
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC. Para discursar. Por videoconferência.) – Presidente, eu estava inscrito para falar e não pude fazê-lo. Não quero recuperar o tempo que passou, mas eu não posso deixar de fazer um registro a propósito do que V. Exa., em boa hora, comunicou aqui, a respeito da visita da Presidente do Conselho Federal da Alemanha e de outras manifestações que antecederam a sua chegada, inclusive envolvendo a questão das queimadas e as reações, tanto do Governo quanto de nós todos, a propósito do que está acontecendo.
Eu queria assinalar aqui a afinidade com o que V. Exa. falou sobre a posição externada a respeito de produtos que não devem ser importados, a partir do ano que vem, se ficar comprovado – a que juízo? A juízo de alguma entidade europeia? – como sendo oriundos de área de desmatamento – de desmatamento ilegal? Segundo que legislação? São assuntos muito sérios os que V. Exa. trouxe hoje.
E eu queria relembrar, a propósito do momento de aflição que nós estamos vivendo, e quero deixar consignado, neste momento, abreviando a minha fala, que o Presidente da República da França, o Presidente Macron, no dia 23 de agosto de 2019 – referindo-se, naturalmente, na época, à gestão do Presidente Bolsonaro, que, segundo muitas pessoas, era o responsável por todas as queimadas do Brasil –, declarou o seguinte: "[...] [Estamos vendo] um verdadeiro ecocídio [eco!] se desenvolvendo em toda a Amazônia, não apenas no Brasil". E dizia: "Precisamos encontrar uma boa governança na Amazônia. Isso significa que precisamos envolver ONGs e populações locais muito mais do que [...] [agora]" – "agora" era agosto de 2019 – "[e] precisamos [...] [parar] o desmatamento industrial que [...] [está acontecendo] em todo lugar"; ou seja, este hábito, não só do Presidente Macron, mas muito europeu, de responsabilizar o Brasil... já está se tornando um hábito.
E, neste momento difícil que nós estamos atravessando, eu acho que nós temos que saudar o fato de... Eu creio que tenha sido a atuação do ex-Ministro, hoje Ministro do Supremo e ex-Senador, Flávio Dino que tenha despertado, no Governo Federal, esta ansiedade por procurar uma solução.
Esta era a intervenção que eu gostaria de fazer; no momento em que eu estava inscrito, infelizmente não pude fazê-lo.
Mas quero, neste momento assinalar: vou pedir para que seja transcrita nos anais desta sessão e do Senado, portanto, esta fala do Sr. Emmanuel Macron, em 23 de agosto de 2019, que pode ser confrontada com o atual silêncio de tantos arautos dos incêndios que aconteceram no Brasil, que são deploráveis tanto quanto os atuais, ainda que os atuais sejam quase que espantosamente maiores, lamentavelmente maiores do que aqueles que ocorriam há cinco anos passados.
Muito obrigado.