Discurso durante a 136ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas ao Presidente Lula por suas recentes declarações, nas quais expressa suposta insatisfação com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) em relação ao combate às queimadas na região.

Autor
Damares Alves (REPUBLICANOS - REPUBLICANOS/DF)
Nome completo: Damares Regina Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Governo Federal, Segurança Pública:
  • Críticas ao Presidente Lula por suas recentes declarações, nas quais expressa suposta insatisfação com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) em relação ao combate às queimadas na região.
Publicação
Publicação no DSF de 19/09/2024 - Página 14
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Defesa do Estado e das Instituições Democráticas > Segurança Pública
Indexação
  • INDIGNAÇÃO, DECLARAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, ATUAÇÃO, CORPO DE BOMBEIROS, DISTRITO FEDERAL (DF), COMBATE, INCENDIO, DEFESA, GOVERNADOR, COMENTARIO, GESTÃO, ORGÃOS, INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE (ICMBIO), INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVAVEIS (IBAMA), RISCOS, COMUNIDADE INDIGENA.

    A SRA. DAMARES ALVES (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF. Para discursar.) – Boa tarde, Sr. Presidente. Primeiro, é uma honra vir à tribuna com o senhor presidindo a Mesa. Quero dizer que o senhor tem sido uma grata surpresa para o Senado Federal. Que alegria compartilhar esse mandato com o senhor neste período em que o senhor está aqui! Seu estado precisa saber disto: do trabalho que o senhor está fazendo aqui. É uma honra ser sua colega.

    Mas, Sr. Presidente, eu me preparei muito para subir à tribuna hoje, para estar calma e tentar me conter, não exagerar, porque eu estou tomada de muita indignação hoje, Presidente. Eu vim falar sobre fogo, é claro. Qual é o assunto do dia? Fogo!

    O Brasil está pegando fogo, meu Distrito Federal está pegando fogo. Mas tem uma pessoa querendo colocar mais fogo no país, que é o Presidente Lula, com as suas palavras indevidas, com as suas colocações, com as suas posições equivocadas. E eu vim aqui hoje para falar sobre isso.

    O nosso Distrito Federal, no fim de semana, teve um incêndio grande no Parque Nacional, mas o nosso Distrito Federal, neste período, tem muitas queimadas, Presidente, muitas queimadas. Inclusive, nós estamos, entre ontem e hoje, com centenas de focos de incêndio – centenas de focos!

    Os nossos bombeiros são muito bons, porque, para ser bombeiro em um lugar como o DF, um lugar seco, um lugar em que as queimadas acontecem muito neste período, tem que ser muito bom. E o nosso corpo de bombeiros, Presidente – eu posso falar com toda a certeza; permita-me essa indelicadeza, porque o senhor defende com tanta veemência o seu estado –, o Corpo de Bombeiros do DF é o melhor do Brasil, um dos melhores do mundo – do mundo!

    E o Presidente Lula fez uma fala indevida ontem. Realmente, o Presidente Lula sobrevoou o Parque Nacional e viu chamas, viu fogo, mas ele tinha que ter sobrevoado um pouco mais. Ele ia ver fogo em todo o DF e ia ver os nossos bombeiros trabalhando como nunca. E o Presidente Lula fez uma fala dizendo que parecia que os nossos bombeiros não estavam querendo apagar o fogo.

    Oras bolas! É dessa forma que o Presidente Lula quer unir a nação? É desta forma que ele quer entrar para a história como o Governo do amor, colocando em xeque o trabalho de homens valorosos daqui do Distrito Federal, querendo insinuar que os nossos bombeiros não queriam apagar o fogo de forma proposital?

    Eu estou, de fato, muito indignada, Presidente – muito indignada! Eu não entendo por que esse ódio do Presidente Lula contra o DF. Nós já pagamos um preço tão alto ano passado, quando, numa campanha absurda, foram para cima dos nossos policiais militares por conta do 8 de janeiro. Colocaram os nossos Policiais Militares do DF como monstros, bandidos, golpistas. Arrastaram para o cárcere aqui no DF os nossos comandantes da polícia militar. Ficaram, durante meses, presos. Passaram para o Brasil uma imagem de que a nossa polícia militar era golpista, quando quem estava lá, dentro do Palácio, dando água para as pessoas que estavam quebrando tudo não era a polícia militar, era o GSI, do Presidente Lula. Agora, o Presidente Lula vem atacar os bombeiros do Distrito Federal.

    Eu quero muito usar da minha prerrogativa como Parlamentar e da minha imunidade parlamentar – enquanto ainda a temos –, para dizer ao Presidente Lula que cuide do ICMBio! Cuide do Ibama! Cuide da sua Polícia Federal, Presidente Lula. Cuide da sua Força Nacional. Presidente Lula, cuide das Forças Armadas. Deixe que do Corpo de Bombeiros do DF cuidamos nós.

    Nós não vamos aceitar esse tipo de ataque vil aos bombeiros do Distrito Federal. E eu estou me contendo, estou aqui segurando as palavras, porque eu estou, Presidente, de fato, muito indignada.

    Eu fui eleita para defender o meu DF. E vou dizer para a esquerda brasileira: podem me atacar – podem me atacar. Eu até fico em silêncio, algumas vezes, quando falam que eu sou golpista, nazista, neofascista, louca... Eu até fico em silêncio, mas atacar o meu DF, não! Todas as vezes que meu Distrito Federal for atacado, eu subirei a esta tribuna tentando conter a indignação, mas não vou me calar.

    Há uma campanha de ódio contra o Distrito Federal. O que quer o Presidente Lula? Fazer uma intervenção agora? Porque fizeram lá atrás uma intervenção, porque os nossos policiais militares eram golpistas. Acaso está pensando numa nova intervenção, porque nossos bombeiros não estão dando conta de apagar as chamas no Parque Nacional, que é de responsabilidade federal? Vá lá, Presidente Lula! Os nossos bombeiros estão dormindo dentro do Parque Nacional. Nossa Vice-Governadora está postando vídeo, de botina, de colete. Toda a nossa força-tarefa está lá cuidando do nosso Parque Nacional e de todo o Distrito Federal.

    Eu preciso continuar esse discurso – já indo para o final, Presidente – dizendo que o Presidente Lula tem que se preocupar mesmo é com o que está acontecendo no ICMBio. A gente sabe que o Ibama fez greve nos últimos meses no país. O Corpo de Bombeiros do DF não fez greve. Sabem por quê? Porque nosso Governador cuida do corpo de bombeiros. O nosso Governador respeita o corpo de bombeiros. E o ICMBio lançou cartas de protesto ao Presidente Lula, inclusive os agentes estão dizendo que foi uma péssima surpresa a forma como este Governo está tratando com eles.

    Eu estou preocupada com os incêndios no Brasil. Nós estamos preocupados. Mas do nosso quadradinho, Presidente Lula, cuidamos nós. E se o senhor estava tão preocupado com os nossos bombeiros e com o fogo que a gente não estava dando conta de apagar, cadê as Forças Armadas? O senhor convocou a Força Nacional para nos ajudar no DF? O senhor convocou a Aeronáutica e a Marinha para virem ajudar?

    Marinha que, por sinal, está sem dinheiro, Presidente. Li hoje que a Marinha está procurando ajuda de um influencer bilionário que estudou numa escola naval; estão buscando esse influencer para poder fazer uma campanha para levantar dinheiro para a Marinha.

    Ora, Presidente, nós estamos cuidando bem do nosso corpo de bombeiros. Cuide da Marinha, cuide do Exército, cuide da Aeronáutica. Converse com sua Ministra de Direitos Humanos para saber o que está acontecendo dentro do Ibama e do ICMBio.

    E aqui, Presidente, querido Senador, eu estou com imagens do Brasil inteiro: estão fazendo a queima prescrita, estão fazendo o fogo prescrito. O Xingu está em chamas porque os brigadistas estão fazendo o fogo prescrito no Xingu. Gente, se o fogo chegar às aldeias, uma única faísca numa maloca... A maloca é, Presidente, de palha. Uma única faísca... Vejam as imagens de uma maloca. É uma única portinha. Os indígenas, inclusive, se abaixam para entrar numa maloca.

    Uma única faísca da queima prescrita que vocês estão fazendo no Mato Grosso e aqui também, no DF... Queima prescrita, e não é o corpo de bombeiros – e me disseram que a queima prescrita estava suspensa...

    O país pegando fogo, e eles fazendo fogo prescrito? Nós vamos ter que rever as práticas do Ibama, do ICMBio, do que está acontecendo no Ministério do Meio Ambiente.

    E não venham culpar a direita e o agro de que somos criminosos não. Já nos acusaram – já nos acusaram – de golpistas; agora, querem nos acusar de incendiários.

    Termino, Presidente, fazendo aqui a homenagem aos bombeiros do Distrito Federal.

    Força, guerreiros!

(Soa a campainha.)

    A SRA. DAMARES ALVES (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF) – Força!

    O Distrito Federal sabe o corpo de bombeiros que tem. Nós amamos vocês!

    E, Presidente Lula, deixe o Distrito Federal em paz. Deixe-nos em paz. Deixe o nosso povo trabalhar. Deixe o nosso Governador cuidar do DF. Deixe o nosso povo ser feliz. Chega de perseguição ao Distrito Federal!

    Muito obrigada, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/09/2024 - Página 14