Discurso durante a 136ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Reflexão sobre a prevenção ao suícidio e a promoção da saúde mental, no contexto da Campanha Setembro Amarelo, e expectativa quanto ao desenvolvimento de políticas públicas voltadas para esse tema.

Homenagem ao Sr. Aluísio Régis, ex-prefeito do Município de Conde-PB, cuja data de falecimento completou um ano.

Autor
André Amaral (UNIÃO - União Brasil/PB)
Nome completo: Andre Augusto Castro do Amaral
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Saúde Pública:
  • Reflexão sobre a prevenção ao suícidio e a promoção da saúde mental, no contexto da Campanha Setembro Amarelo, e expectativa quanto ao desenvolvimento de políticas públicas voltadas para esse tema.
Homenagem:
  • Homenagem ao Sr. Aluísio Régis, ex-prefeito do Município de Conde-PB, cuja data de falecimento completou um ano.
Publicação
Publicação no DSF de 19/09/2024 - Página 49
Assuntos
Política Social > Saúde > Saúde Pública
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • REGISTRO, PREVENÇÃO, SUICIDIO, PROMOÇÃO, SAUDE MENTAL, CAMPANHA, SETEMBRO, EXPECTATIVA, POLITICAS PUBLICAS.
  • HOMENAGEM POSTUMA, ANIVERSARIO DE MORTE, EX-PREFEITO, CONDE (PB).

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB. Para discursar.) – Sra. Presidente, Senadora Leila, fiquei muito feliz em saber que a Paraíba roubou o coração da Senadora Leila e que o esposo dela é paraibano! Fiquei muito feliz em saber...

    A SRA. PRESIDENTE (Leila Barros. Bloco Parlamentar Independência/PDT - DF) – Na verdade, Senador André, o meu esposo é o Emanuel, do vôlei de praia com o Ricardo...

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB) – O Emanuel, do vôlei da praia; famoso Emanuel!

    A SRA. PRESIDENTE (Leila Barros. Bloco Parlamentar Independência/PDT - DF) – É. Ele jogou com o Zé Marco, que é da Paraíba.

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB) – Zé Marco é da Paraíba.

    A SRA. PRESIDENTE (Leila Barros. Bloco Parlamentar Independência/PDT - DF) – E o Emanuel é do Paraná, mas a segunda casa... Até o primeiro filho do Emanuel, Mateus, é paraibano. Então, nós temos uma ligação muito forte lá com a região.

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB) – O bom filho à casa volta. A Paraíba está aguardando vocês!

    Como se falou da Praia de Coqueirinho, a Praia de Coqueirinho fica na cidade do Conde, e daqui a pouco eu vou falar do maior líder político, de quem estamos há um ano com saudades, por sua partida, Aluísio Régis.

    Eu quero aqui falar, Sra. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, que, antes de adentrar o tema do meu discurso, que é a campanha Setembro Amarelo, gostaria de fazer um registro que considero ser de maior importância para esta Casa.

    Refiro-me à atuação exemplar da Dra. Ilana Trombka, Diretora-Geral do Senado, que, ao longo de sua carreira, tem sido um exemplo de liderança e competência e é extremamente humanizada. Não adianta só ser competente, e sim ser uma pessoa tratável, amável, assim como ela é.

    Reconhecida pela sua capacidade de equilibrar a excelência técnica com o cuidado especial no trato para com as pessoas, uma das características mais marcantes de sua gestão é a forma atenciosa e respeitosa com que trata tanto os Senadores quanto os servidores desta Casa – e aqui tem alguns que não me deixam faltar com a verdade.

    Sua dedicação em atender prontamente as demandas dos Parlamentares demonstra não apenas o compromisso com a instituição, mas também um profundo respeito pelo trabalho legislativo. Ela compreende a complexidade do papel dos Senadores e age com eficiência, sempre buscando soluções que contribuam para o bom andamento dos trabalhos do Senado.

    Além disso, Dra. Ilana sempre se mostrou sensível à necessidade dos respeitáveis servidores, promovendo um ambiente de trabalho colaborativo e motivador. Isso é de um líder, é característica de um grande líder.

    Sua visão de liderança vai além da administração tradicional, pois se preocupa em construir uma cultura organizacional baseada na empatia, no diálogo e na valorização do grande capital humano.

    A sua atuação no Senado é, sem dúvida, um reflexo de uma gestão moderna, pautada pelo princípio de ética, competência e, sobretudo, humanidade.

    Dra. Ilana é um exemplo de como liderar, com firmeza e sensibilidade, características que se tornam sua referência não só no Senado Federal, mas em toda a administração pública.

    Ao destacar o trabalho dessa servidora pública notável, faço questão de reconhecer também o compromisso e a dedicação dos demais servidores desta Casa, cuja contribuição é fundamental para o funcionamento do Senado.

    Em especial, quero agradecer e valorizar a equipe que me auxilia diretamente no exercício do meu mandato no gabinete.

    Não posso deixar de citar a chefe de gabinete Valéria Vasconcelos, paraibana, e, junto com ela, todos os servidores e servidoras da minha equipe, seja no Legislativo, orçamento, comunicação social, administrativo, secretária, copa, transporte, que me apoiam e permitem que o nosso trabalho venha a ter êxito.

    O empenho e o profissionalismo dessas equipes são essenciais para que possamos representar, de forma digna e capaz, os interesses da população brasileira.

    Agradeço a cada um pelo comprometimento e pela excelência no serviço público.

    Sra. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, é com grande satisfação e sensibilidade que venho hoje à tribuna para fazer uma importante reflexão a respeito da Campanha Setembro Amarelo, dedicada à prevenção ao suicídio e à promoção da saúde mental.

    Durante todo o mês de setembro, unimos forças para iluminar uma questão que, infelizmente, ainda carrega muitos tabus e preconceitos: a saúde emocional e o cuidado à vida.

    Aqui, quero fazer um registro muito importante: a dedicação da Senadora Damares, que gentilmente mandou a todos os nossos gabinetes um girassol, que é a luz. O girassol, ao dia clarear, está aberto para a luz, e a luz é vida.

    O suicídio é uma realidade dolorosa e complexa, que afeta milhares de famílias ao redor do mundo.

    No Brasil, a cada 45 minutos, uma pessoa perde a vida desta maneira, e muitas outras convivem com o sofrimento silencioso.

    Essa campanha nos lembra da necessidade de estarmos atentos, de oferecer apoio, escuta e acolhimento àqueles que estão passando por momentos difíceis.

    Precisamos falar sobre suicídio de maneira aberta e responsável, desmistificando, afastando o preconceito e reforçando a importância de se buscar ajuda profissional.

    A saúde mental deve ser tratada com a mesma seriedade e cuidados que temos com a saúde física, e o Setembro Amarelo nos convoca a sermos agentes da mudança nesse sentido.

    Antes de prosseguirmos, gostaria de parabenizar, como já falei, a Senadora Damares pela iniciativa, como falei, gentilmente mandando para cada um de nós esse girassol, que é a luz.

    Sobre o tema, que recebeu a assinatura e apoio dos Senadores Sergio Moro; do Dr. Hiran, meu amigo, de Roraima; do Jorge Kajuru, querido Jorge Kajuru, a quem desejo melhoras – que você continue vendo muito mais, porque são louváveis as tuas atitudes e a tua retidão –; do Senador Izalci, que agora há pouco falava nesta tribuna; e da Senadora Professora Dorinha Seabra, agradeço por assinarem o Requerimento 19, de 2024.

    Volto à questão e gostaria de expor alguns dados estarrecedores, que, por vezes, passam ao largo do noticiário cotidiano e que são de suma importância para entender a dimensão, Senadora Leila, da problemática.

    Segundo informação do Ministério da Saúde e da Fiocruz, o suicídio ceifa, no Brasil, senhoras e senhores, 32 vidas por dia. Isso dá quase 12 mil pessoas por ano, morrendo mais pessoas por suicídio do que pelas guerras injustificáveis que o mundo tem.

    E o que mais assusta é que são, em sua maioria, jovens de 15 a 29 anos, na flor da idade, com toda uma vida pela frente, com tantas possibilidades, tantas perspectivas, tantas oportunidades de errar, de acertar – como qualquer ser humano acerta e erra –, de viver momentos felizes, de passar pelos desafios, pelas derrotas e pelas vitórias da vida.

    Ainda segundo os dados oficiais...

(Soa a campainha.)

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB) – ... entre os anos de 2016 e 2021, houve um aumento de 49,3% na taxa de mortalidade por suicídio, na faixa etária de 15 a 19 anos, e de 45% naquela entre 10 e 14 anos – 10 e 14 anos!

    No Brasil, o suicídio é a quarta maior causa de morte na juventude, perdendo apenas para o acidente de trânsito, tuberculose e violência interpessoal.

    Fico particularmente chocado e triste, ao tentar imaginar o que pode levar uma criança, Sra. Senadora Leila, que com tanto brilhantismo representa o Distrito Federal – é necessário que se grife...

    Repito: fico particularmente chocado e triste, ao tentar imaginar o que leva uma criança de 10 a 14 anos ao suicídio. Que tipo de pressão tão insuportável pode estar atormentando esta criança, ainda recém-chegada à vida, ao mundo, com tanto por acontecer?

    Mas, apesar de toda a dor, Sras. e Srs. Senadores, precisamos olhar para a frente.

    Falar de suicídio é falar de morte, sem dúvida, mas é também falar de vida, de vidas salvas, de prevenção, de esperança.

    Suicídio é um tema de saúde pública da maior relevância e, como tal, deve ser tratado com políticas públicas sérias e de longo prazo, testadas e apoiadas.

    Neste caminho, tem um grande trabalho, tenho que reconhecer, desempenhado pelo Sistema Único de Saúde, que deve ser exaltado no mês de setembro.

(Soa a campainha.)

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB) – O SUS conta com estratégias interessantíssimas, como o canal IdeiaSUS, no YouTube, e nas redes de atenção e prevenção ao suicídio.

    Porém, para que possamos avançar mais ainda nesta causa, é fundamental que o Governo se comprometa a oferecer políticas públicas mais efetivas e abrangentes no âmbito da saúde mental. A prevenção ao suicídio e o cuidado com a saúde emocional não devem ser debatidos apenas em setembro, mas ao longo de todo o ano, com ações concretas que incluam a ampliação do acesso a serviços especializados, apoio psicológico e psiquiátrico, além da capacitação contínua de profissionais da saúde.

    Sra. Presidente, considero importante destacar o trabalho de pessoas integralmente dedicadas ao tema, como o grande médico paraibano Dr. Alfredo José Minervino...

(Soa a campainha.)

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB) – ... que é referência na área de saúde mental e coordena, de forma brilhante, o trabalho de residência médica em psiquiatria da Universidade Federal da Paraíba, em defesa do cuidado integral do paciente, considerando o contexto emocional, social e familiar, a abordagem fundamental para o tratamento eficaz de transtornos como a depressão, a ansiedade, a esquizofrenia e outros distúrbios mentais que podem, no limite, levar uma pessoa a tirar a sua própria vida.

    Enxergando a psiquiatria por esta lente de humanização do atendimento ao paciente, o Dr. Minevino forma novos profissionais em saúde mental na Universidade Federal da Paraíba e contribui para que as suas práticas exitosas sejam replicadas pelos jovens médicos do futuro. Iniciativas essas...

(Soa a campainha.)

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB) – ... devem ser parabenizadas, reconhecidas e estimuladas, divulgadas, multiplicadas, e outras ainda devem ser promovidas.

    Nessa jornada, não posso deixar de reconhecer o papel fundamental do profissional da saúde, como psicólogos e terapeutas, que se dedicam ao acolhimento daqueles que enfrentam desafios emocionais. Quero, neste discurso, fazer uma menção especial à atuação destacada do ex-religioso e psicólogo paraibano Luis Amaral, meu irmão, cuja trajetória profissional tem sido uma fonte de inspiração e compromisso com a promoção da saúde mental na nossa região.

    Luis Amaral tem se mostrado incansável na missão de oferecer apoio psicológico a diversas pessoas que precisam de orientação, cuidado e escuta. Ele compreende profundamente a necessidade...

(Soa a campainha.)

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB) – ... de quebrar tabus e preconceitos que ainda cercam a busca pela ajuda profissional e a importância de criar espaços seguros para que as pessoas possam se abrir sobre seus sentimentos sem medo de julgamento. O seu trabalho vai ao encontro de objetivos do Setembro Amarelo, que busca conscientizar a sociedade sobre a necessidade de promover conversas honestas e empáticas sobre o sofrimento mental. Desmistificar preconceitos e reforçar a importância da ajuda profissional de médicos e especialistas na área da saúde mental são passos cruciais para salvar vidas e oferecer esperanças àqueles que mais precisam.

    De minha parte, coloco-me à inteira disposição de todos aqueles que queiram ajudar na prevenção ao suicídio com ideias e iniciativas que estiverem ao meu alcance.

(Soa a campainha.)

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB) – Vamos juntos, de coração aberto, contribuir para um mundo mais acolhedor e solidário, onde cada pessoa possa encontrar apoio em uma rede de cuidados. Que a mensagem de que "falar é a melhor solução" ecoe em nossas palavras e ações, não apenas em setembro, mas durante todo o ano.

    Sra. Presidente, falamos agora há pouco da Paraíba e de Coqueirinho, praia que a senhora tanto ama. E aqui não poderia deixar de fazer um registro muito breve de Conde, cidade que tem belíssimas praias, no litoral Sul da Paraíba, inclusive Coqueirinho, Jacumã, Tambaba, e tantas praias belas que lá tem.

    E é necessário falar de um grande impulsionador...

    A SRA. PRESIDENTE (Leila Barros. Bloco Parlamentar Independência/PDT - DF) – Além do povo, não é Senador André? Além do povo, que é muito hospitaleiro.

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB) – Além do povo, que é muito hospitaleiro, mas...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB) – Hoje venho a esta tribuna para prestar uma justa homenagem a um dos maiores homens públicos da Paraíba, ex-Prefeito da cidade do Conde, pela qual a Senadora Leila tanto tem carinho e da qual tem boas recordações, em especial da praia de Coqueirinho.

    Aluisio Regis foi o Prefeito e, neste momento, completa um ano de falecimento. Aluisio que, com muita saudade, nos deixou, e esta semana estamos rememorando os seus feitos administrativos, como grande gestor público da cidade de Conde.

    Recordamos com saudade e gratidão a sua partida, trazendo à memória o legado extraordinário que ele nos deixou. Um legado que transformou a cidade do Conde e impactou a vida de milhares de paraibanos.

    Aluisio Regis foi um líder visionário, sendo eleito Prefeito por quatro mandatos: 1977 a 1992, 1989 a 1992, 2005 a 2008 e 2009 a 2012.

    Já aos 21 anos de idade, fez história ao se tornar o Prefeito mais jovem do Brasil. Sua juventude não foi barreira para a competência; pelo contrário, foi um marco inicial da carreira pública exemplar. Durante seus mandatos como Prefeito, construiu 18 escolas, levando a educação de qualidade para diversas comunidades. Foi responsável por implantar o ensino médio – o 2º grau da época –, no Colégio João Vinagre.

    No campo da habitação, construiu 1.600 casas em diferentes conjuntos habitacionais, entre os mais importantes: Santo Antônio, São Bento e o Conjunto Ademário Régis, com quase 600 moradias. Cada tijolo assentado nessas construções representou mais do que concreto, mas a realização de sonhos de muitas famílias de ter o seu lar digno.

    O turismo mudou com a presença de Aluisio na gestão. A cidade também deve a ele o seu crescimento exponencial, com a projeção dos polos turísticos Jacumã, Coqueirinho e Tambaba, que alcançaram o reconhecimento internacional. Sua visão de transformar o Conde em um destino turístico sustentável trouxe não só o desenvolvimento, mas também prestígio à cidade.

(Soa a campainha.)

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB) – Aluisio teve grandes companheiros na vida, a exemplo do seu filho Aluísio Regis Filho e a exemplo de Cabral, Cabralzinho, que estavam diuturnamente ao lado de Aluisio lutando para melhores dias para o povo do Conde, que ele tanto amava. Assim o seu filho Aluisio Filho também traz esse legado do pai, esse compromisso, e Cabralzinho, nosso querido Cabral, empresário abnegado, também estava com Aluisio no dia a dia, realizando os sonhos daquele povo, levando aos quatro cantos do Brasil as belezas naturais do Conde e trazendo infraestrutura necessária para que pudesse...

    Assim como a Senadora Leila, essa grande campeã do esporte, que tanto orgulhou o Brasil nas quadras, pôde conhecer o Conde...

(Soa a campainha.)

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB) – ... e com muito saudosismo fala, a Paraíba a espera logo, logo, e quero recebê-la lá no Conde, lá na Praia de Coqueirinho, lá na Praia de Tabatinga e lá no Restaurante Canyon. A senhora deve ter ido lá, Senadora, e é uma maravilha! Toda aquela infraestrutura foi Aluisio que trouxe para o Município do Conde.

    Outro legado marcante foi o exemplo de garantir a qualidade da merenda escolar. Nos últimos oito anos, Aluisio foi exemplar administrador, apenas repetindo o que tinha feito nos dois primeiros mandatos. Ele recebeu o prêmio de melhor merenda escolar do estado por sete vezes – sete vezes não é conta de mentiroso, não; sete vezes porque ele mereceu, cuidando das crianças e do futuro da juventude do Conde –, um feito que reflete sua atenção aos detalhes de sua preocupação, como eu falei, com as crianças que hoje são adultos, pais de família, nascidos e educados no Conde.

    Além disso, seu compromisso com a inclusão social foi evidenciado pela expansão da energia elétrica por diversas comunidades quilombolas. O Conde tem várias comunidades quilombolas, várias. É muito rica em cultura e em histórias a cidade do Conde.

    O Conde tem várias vilas agrícolas, e Aluisio, sempre preocupado com o bem comum, com a melhoria da agricultura, com a melhoria do turismo, com a divulgação do município, que era a paixão de Aluisio – hoje registramos um ano de saudade da sua partida, e eu não podia deixar de usar esta tribuna –, garantindo o acesso a serviços básicos e melhorando a qualidade de vida de centenas e milhares de pessoas.

(Soa a campainha.)

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB) – Hoje, um ano após sua partida, Sra. Presidente, estamos aqui não só para relembrar suas grandes realizações, mas para homenagear a trajetória de um homem público incansável, que dedicou sua vida à melhoria da cidade e da população.

    Aluisio será lembrado sempre como exemplo de homem público. O nosso querido Lula – Lula Regis – era um grande gestor, um líder que fez a diferença, alguém que soube transformar sonhos em realidades e que continuará inspirando futuras gerações de gestores.

    Que sua memória, a memória de Aluisio Regis, siga viva em cada obra! Aluisio Filho, Cabralzinho e todos que amam o Conde, a responsabilidade e o legado de Aluísio estão vivos nos nossos corações... 

(Soa a campainha.)

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB) – ... porque sabemos – e ele, lá do céu, olha por todos nós – do compromisso que é fazer o Conde cada vez melhor.

    Essa responsabilidade está impregnada no povo do Conde, que amou Aluísio, porque sabia que Aluísio amava, sobretudo, sua terra. E, na saudade que permeia os nossos corações, há um conforto: o Conde vive um tempo novo, e isso não há de morrer, porque Aluísio vive e viverá no coração de todos.

    E, por concluir, que sua atuação inspire todas as novas gerações a trabalhar pelo bem comum; e a menção a este grande – por que não imortalizado – Aluísio Régis, pelo amor, pela dedicação, como já falei tanto aqui, pela cidade do Conde.

    Mando um abraço na pessoa de Aluísio Filho, na pessoa de Cabralzinho e em todos aqueles que amam o Conde...

(Soa a campainha.)

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB) – ... e que sabem que Aluísio é fonte de inspiração para todas as gerações futuras que estão por vir na cidade do Conde.

    E a senhora, Presidente, está convidada para ir ao Conde tomar aquele banho de mar maravilhoso lá, em todas as praias do Conde, que são lindas.

    Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/09/2024 - Página 49