Discurso durante a 139ª Sessão de Debates Temáticos, no Senado Federal

Sessão de debates temáticos destinada a debater os incêndios florestais e mudanças climáticas.

Autor
Leila Barros (PDT - Partido Democrático Trabalhista/DF)
Nome completo: Leila Gomes de Barros Rêgo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Meio Ambiente:
  • Sessão de debates temáticos destinada a debater os incêndios florestais e mudanças climáticas.
Publicação
Publicação no DSF de 26/09/2024 - Página 62
Assunto
Meio Ambiente
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO DE DEBATES TEMATICOS, DEBATE, INCENDIO, FOGO, SECA, FLORESTA, ECOSSISTEMA, BIODIVERSIDADE, BIOMA, CERRADO, AMAZONIA, PANTANAL MATO-GROSSENSE, MUDANÇA CLIMATICA, CRIME CONTRA O MEIO AMBIENTE, AGRICULTURA, AGROPECUARIA, DESMATAMENTO, GRILAGEM, RESPONSABILIDADE, MONITORAMENTO, FISCALIZAÇÃO, PREVENÇÃO, TECNOLOGIA, AUTORIDADE CLIMATICA, CONSEQUENCIA, ECONOMIA, SAUDE PUBLICA, ACORDO INTERNACIONAL, COOPERAÇÃO, PROTEÇÃO, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE, BRASIL, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE E MUDANÇA DO CLIMA, INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE (ICMBIO), INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVAVEIS (IBAMA), INSTITUTO DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE), SISTEMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (SISNAMA), CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (CONAMA), GOVERNO FEDERAL, ECONOMIA DE BAIXO CARBONO, POLITICAS PUBLICAS, Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo.

    A SRA. LEILA BARROS (Bloco Parlamentar Independência/PDT - DF. Para discursar.) – O Kajuru, para variar, quebrando os protocolos e nos surpreendendo.

    Obrigada, irmão.

    Bom, eu não preciso dizer, acho que... Depois desta sessão de debates temáticos, primeiramente, quero parabenizar você e todos os Senadores que nos apoiaram, em especial você e sua equipe, pela iniciativa.

    Sei que o cenário realmente é preocupante. Acho que, depois de tão qualificado debate, nossas conclusões são muito óbvias: o cenário é preocupante, é urgente que tratemos disso com responsabilidade na Casa, que tratemos dos projetos que aqui envolvam essa pauta ambiental, a questão do orçamento, da reestruturação dos órgãos de fiscalização, de conservação, assim como da questão da parte dos servidores. Acho que também há necessidade do fortalecimento dos corpos de bombeiros, da regulamentação dos brigadistas, enfim.

    Eu, sinceramente, volto para casa mais reflexiva, mas com a certeza de que nós não podemos jogar a toalha, não é, Kajuru? Muito pelo contrário. Vi Senadores aqui que defendem outros setores entendendo que a situação não tem campos. Muito pelo contrário, hoje a realidade está frontalmente posta a todos nós, independentemente do que pensamos com relação, digamos, a esse debate sobre o nós contra eles, o que está certo e o que está errado, mas o que é óbvio é o que todos estão sentindo e que os incêndios hoje causam ao nosso país danos à saúde, danos à fauna, à flora, à nossa biodiversidade, à nossa economia, enfim. Nós temos um cenário em que nós não podemos, aqui, em nenhum momento, abrir mão desse debate, e eu quero agradecer a todos. Impressionante a participação, o acompanhamento de todas as mídias, enfim, e de todos os nossos debatedores. Acredito que os Senadores que acompanharam presencial ou remotamente ou através de suas assessorias sabem da nossa responsabilidade enquanto legisladores. Nós não podemos jogar a responsabilidade no colo do outro. Acho que o Mourão foi feliz: não vamos olhar para o retrovisor, pois nós temos que olhar é para o futuro. E o futuro nos preocupa porque não é só a nossa geração que está sendo afetada.

    Eu, como mulher e mãe, só vou dizer para vocês que as mulheres não são essenciais, são necessárias, seja nesses foros de debate, seja nos ambientes de poder. As mulheres são necessárias porque nós somos a maioria, somos quem cuidamos das nossas famílias e, ao lado dos homens, somos aquelas que, de fato, as cidadãs que, de fato, estão preocupadas com o futuro, não o nosso futuro, mas principalmente dos nossos filhos e das futuras.

    Eu quero agradecer a todos vocês que participaram conosco deste momento. A provocação foi dada, começou aqui o start, Kajuru, mas ela não vai se encerrar aqui. Podemos dizer que é a semente que foi plantada e que teremos que dar continuidade. Vamos regar essa plantinha para um futuro, se Deus quiser, promissor.

    Obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/09/2024 - Página 62