Pronunciamento de Chico Rodrigues em 08/10/2024
Presidência durante a 140ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Defesa da Indicação do Sr. Gabriel Galípolo ao cargo de Presidente do Banco Central do Brasil.
- Autor
- Chico Rodrigues (PSB - Partido Socialista Brasileiro/RR)
- Nome completo: Francisco de Assis Rodrigues
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Presidência
- Resumo por assunto
-
Cargos e Funções Públicos,
Sistema Financeiro Nacional:
- Defesa da Indicação do Sr. Gabriel Galípolo ao cargo de Presidente do Banco Central do Brasil.
- Publicação
- Publicação no DSF de 09/10/2024 - Página 18
- Assuntos
- Administração Pública > Organização Administrativa > Cargos e Funções Públicos
- Economia e Desenvolvimento > Sistema Financeiro Nacional
- Indexação
-
- APOIO, INDICAÇÃO, Gabriel Galípolo, PRESIDENTE, BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN).
O SR. PRESIDENTE (Chico Rodrigues. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - RR) – Eu também quero me alinhar a V. Exa., não na mesma direção, mas na direção diametralmente oposta em relação ao apoio à indicação do Sr. Gabriel Galípolo como Presidente do Banco Central, nobre Senador Eduardo Girão, por entender que é uma escolha de Governo.
O currículo apresentado na Comissão era extremamente condizente com o cargo que deverá assumir. Então, entendemos que todos as Sras. e os Srs. Senadores que participaram hoje da sabatina criaram um juízo de valor em relação ao nome, obviamente. Nós esperamos apenas que seja, na verdade, isento e que o vigor da sua juventude e a sua capacidade intelectual como economista possam, na verdade, servir exclusivamente ao Brasil. Esse, na verdade, é o nosso desejo.
Portanto, eu deixaria esse registro, reconhecendo as razões de V. Exa., ao tempo em que também quero aqui deixar as minhas congratulações e de toda a Casa pelo aniversário da Senadora Teresa Leitão ontem, dia 7, dessa pernambucana valente, dessa pernambucana que, na verdade, tem uma dedicação enorme ao setor de educação do estado e agora tem uma contribuição enorme aqui para o país.
Quero dizer, Senadora Teresa Leitão, que todos nós, na verdade, queremos cumprimentá-la e desejar-lhe muitos anos de vida.