Pronunciamento de Jorge Seif em 08/10/2024
Pela ordem durante a 140ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro do aniversário do ataque terrorista do grupo Hamas contra Israel, ocorrido em 2023.
- Autor
- Jorge Seif (PL - Partido Liberal/SC)
- Nome completo: Jorge Seif Júnior
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Assuntos Internacionais,
Conflito Bélico:
- Registro do aniversário do ataque terrorista do grupo Hamas contra Israel, ocorrido em 2023.
- Publicação
- Publicação no DSF de 09/10/2024 - Página 50
- Assuntos
- Outros > Assuntos Internacionais
- Outros > Conflito Bélico
- Indexação
-
- COMENTARIO, ANIVERSARIO, ATAQUE, TERRORISMO, GRUPO TERRORISTA, HAMAS, ISRAEL, GUERRA, PALESTINA, FAIXA DE GAZA.
O SR. JORGE SEIF (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SC. Pela ordem.) – Sr. Presidente, boa tarde ao senhor.
Sras. e Srs. Senadores, ontem completamos um ano da tragédia ocorrida em Israel, o ataque terrorista contra o Estado de Israel. O dia 7 de outubro de 2023 foi um trágico e cruel atentado à paz e à dignidade humana, e um dia, Sr. Presidente, que ficará marcado na história pela violência, dor e crueldade, quando vidas inocentes foram ceifadas por atos de ódio que abalaram o mundo.
A agressão deliberada, Sr. Presidente, contra civis israelenses é uma afronta não a Israel, mas aos valores universais de justiça, liberdade e respeito à vida humana. Nesse momento tão sombrio, é fundamental que a comunidade internacional se una em solidariedade ao povo de Israel. O direito de Israel à defesa de seu território e de sua população não pode ser contestado, Sr. Presidente. O terrorismo em qualquer forma é uma ameaça que não distingue com fronteiras, deve ser combatido com firmeza e determinação, e o sofrimento causado por esses ataques, Presidente, é inimaginável.
Nossos corações estão com as famílias israelenses que perderam entes queridos, com feridos, quando todos vivem sob o medo e a incerteza, inclusive com mais de cem reféns até o momento, e, infelizmente, a Chancelaria brasileira vergonhosamente não se manifesta.
Condenamos com veemência os atos de terror ocorridos no dia 7 de outubro de 2023, que não têm lugar em um mundo que busca a paz. A busca por uma coexistência pacífica, baseada no respeito mútuo e na dignidade humana, deve prevalecer sobre o ódio.
Que Israel, com sua resiliência e espírito inquebrantável, encontre força para superar mais esse momento difícil. O mundo, Sr. Presidente, deve se unir em apoio à nação israelense, reafirmando que o terrorismo nunca triunfará sobre a paz e a justiça.
Muito obrigado.