Pronunciamento de Jorge Kajuru em 15/10/2024
Pela ordem durante a 143ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Solicitação de inclusão extrapauta do Requerimento nº 677, de 2024, de autoria de S.Exª., que "Requer a realização de Sessão Especial destinada a celebrar o Dia Mundial do Diabetes."
- Autor
- Jorge Kajuru (PSB - Partido Socialista Brasileiro/GO)
- Nome completo: Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Homenagem,
Saúde:
- Solicitação de inclusão extrapauta do Requerimento nº 677, de 2024, de autoria de S.Exª., que "Requer a realização de Sessão Especial destinada a celebrar o Dia Mundial do Diabetes."
- Publicação
- Publicação no DSF de 16/10/2024 - Página 40
- Assuntos
- Honorífico > Homenagem
- Política Social > Saúde
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, INCLUSÃO, PAUTA, ORDEM DO DIA, REQUERIMENTO, REALIZAÇÃO, SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, DIA INTERNACIONAL, DIABETES.
O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO. Pela ordem.) – Sr. Presidente, gostaria de solicitar, como extrapauta, como fiz em todos os anos anteriores, a inclusão do Requerimento nº 677/2024, de minha autoria, que trata da realização de uma sessão especial destinada a celebrar o Dia Mundial do Diabetes.
Essa sessão será de enorme importância, especialmente agora, em novembro, dia 14, quando a data é oficialmente celebrada.
O Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro, levanta discussões essenciais sobre a conscientização e a prevenção dessa doença, que afeta quase 30 milhões de brasileiros e brasileiras. Será uma oportunidade para reafirmarmos nosso compromisso com políticas públicas que garantam diagnóstico precoce, acesso contínuo a tratamentos e melhoria da qualidade de vida dos afetados.
Por isso, Presidente, solicito a inclusão dessa relevante sessão na pauta e aproveito, rapidamente, sabendo do seu conhecimento, de inclusive ir a Goiânia para conhecer o centro diabético que é o maior da América Latina hoje, que já fez mais de 10 mil cirurgias bariátricas e diabéticas, as chamadas metabólicas, que tem 12 médicos diários que atendem desde os podólogos – a unha encravada –, as questões terríveis do pé, a perna, o rim. Enfim, tudo o que representa essa doença.
E aqui quero fazer... Não sei se o Líder do Governo – e eu sou Vice-Líder –, Jaques Wagner está aqui. Não é o Jaques Wagner ali; é o Sergio Moro. Ele estava ali agora mesmo. Não sei se ele está aqui, mas, Jaques, eu estou aborrecido com o seu Presidente Lula, e muito! E você sabe que eu, aborrecido, vou para cima mesmo. Eu não tenho nenhum compromisso com Lula, nenhum! Se errar, eu bato, mas bato para valer!
Qual é o respeito que o Presidente Lula tem com os diabéticos? O mesmo que o Bolsonaro teve? O meu projeto foi aprovado, e o homem que o sancionou está aqui, o Vice-Presidente da República General Hamilton Mourão, que para mim tinha que ser Presidente, sancionou esse meu projeto de lei em 2019, que era qual, Presidente? Era o SUS oferecer o primeiro socorro aos diabéticos e, depois, a insulina aos diabéticos, o que é muito difícil para quem tem dificuldade financeira. O que é uma insulina? Tem gente que tem que usar seis insulinas por dia! O senhor sabe, o senhor já teve preocupação com diabetes.
Simplesmente, o Presidente na época, Bolsonaro, não regulamentou um projeto meu que foi sancionado. Não sei o porquê, se foi coisa pessoal dele, se ele odeia diabético, o que aconteceu. Só que agora, como eu sou justo, eu tenho que falar a mesma coisa para o Lula.
Eu estou há quatro meses tentando, no Governo dele, que ele regulamente esse meu projeto que foi sancionado, para que o SUS ofereça o primeiro socorro e forneça também a insulina, porque, senão, Presidente Lula, eu vou dizer o mesmo que disse do Bolsonaro: o senhor também odeia diabéticos!