Discurso durante a 143ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Prestação de contas das atividades desenvolvidas durante o mandato de S. Exa. como Senador e agradecimento às pessoas que ajudaram no exercício dessa função.

Elogios aos professores e aos médicos, por ocasião das datas comemorativas referentes a esses profissionais.

Autor
André Amaral (UNIÃO - União Brasil/PB)
Nome completo: Andre Augusto Castro do Amaral
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Atividade Política:
  • Prestação de contas das atividades desenvolvidas durante o mandato de S. Exa. como Senador e agradecimento às pessoas que ajudaram no exercício dessa função.
Homenagem:
  • Elogios aos professores e aos médicos, por ocasião das datas comemorativas referentes a esses profissionais.
Publicação
Publicação no DSF de 16/10/2024 - Página 41
Assuntos
Outros > Atividade Política
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • PRESTAÇÃO DE CONTAS, ATIVIDADE POLITICA, SENADOR, ESTADO DA PARAIBA (PB).
  • ELOGIO, PROFESSOR, MEDICO, DIA NACIONAL.

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB. Para discursar.) – Sr. Presidente Rodrigo Pacheco, parece que foi ontem. E foi ontem mesmo: 120 atrás, o Senador Efraim me deu a oportunidade de, aqui, compor esta Alta Corte como Senador da República.

    Agora há pouco, eu falava, Senador Moro, "amanhã, eu estou desempregado", em tom de brincadeira. Na verdade, o desemprego é o compromisso de trabalhar pelo Brasil e pela República.

    Eu aqui, Presidente, peço, muitíssima vênia, um pouco de paciência para que a gente possa fazer um breve relato de nossos 120 dias aqui no Senado.

    Sras. e Srs. Senadores, gostaria de registrar que, hoje, no início desta tarde, estive com a Profa. Terezinha Domiciano, no Palácio do Planalto, onde fomos recebidos pelo Presidente Lula, para reafirmar a sua futura e esperada nomeação como Reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Esse momento foi especialmente significativo, pois aconteceu justamente no dia 15 de outubro, Dia do Professor, reforçando a importância e o simbolismo dessa conquista para a educação e para a nossa comunidade acadêmica.

    A trajetória da Profa. Terezinha simboliza a força da educação e o compromisso com a democracia.

    Sr. Presidente, emocionada, a Profa. Terezinha confidenciava ao nosso Presidente Lula, professor de todos nós, que os seus pais eram analfabetos, e que moram no interior da Paraíba. Muito emocionada, hoje, chega a Reitora da Universidade da Paraíba.

    Não é a primeira vez que a Profa. Terezinha vence a consulta pública para a Reitoria da Universidade Federal da Paraíba. Em 2020, ela também ficou em primeiro lugar, mas naquela ocasião o então Presidente rejeitou a lista tríplice, ignorando a vontade da comunidade acadêmica.

    Desta vez, com o compromisso democrático renovado, o Presidente Lula irá honrar a escolha da Profa. Terezinha como Reitora da Universidade Federal da Paraíba, fazendo justiça à sua vontade e à vontade soberana da universidade.

    É uma alegria imensa que esse reconhecimento e compromisso tenha ocorrido justamente hoje, no Dia dos Professores, uma data que celebra aqueles que dedicam a sua vida a ensinar, a formar cidadãos e a transformar o Brasil por meio de conhecimentos. Hoje a Profa. Terezinha simboliza a valorização da educação e do respeito à democracia, bandeiras que devemos defender com firmeza.

    Para tornar esse momento ainda mais especial, aproveitamos para antecipar nossas homenagens aos médicos – e aqui saudar o nosso Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, médico renomado, grande político brasileiro, que foi um brilhante Governador do Estado de São Paulo –, cujo dia será celebrado no próximo dia 18. Assim como os professores, os médicos têm um papel essencial na vida de cada um de nós e na construção de uma sociedade mais forte e saudável.

    Enquanto os professores nos ensinam a sonhar, a pensar e a transformar por meio do conhecimento, esse instrumento poderoso de transformação social, os médicos cuidam das nossas vidas, da nossa saúde, garantindo que possamos seguir em frente com esperança e disposição. Essas duas categorias representam o que há de mais valioso em nosso país: o conhecimento e a vida.

    Nesse particular, de forma muito especial, Sr. Presidente, quero render minha carinhosa homenagem à Dra. Maria Marluce de Melo Vasconcelos Castro – carinhosamente, "Tia Marluce", pois tive a sorte de tê-la como tia e madrinha –, que será agraciada, no próximo dia 16 de outubro, em João Pessoa, durante evento promovido pela Academia Paraibana de Medicina (Apmed), na capital paraibana.

    Nesse evento, será lançada a nova revista da Apmed, e a Dra. Marluce receberá a Comenda e o diploma de Acadêmica Honorária. Esta honraria é mais do que merecida, considerando sua trajetória impressionante. Por mais de 50 anos se dedicando à medicina, à pesquisa e à educação, como professora universitária.

    Dra. Marluce é um verdadeiro ícone da medicina paraibana. Formada em Medicina, destacou-se como patologista e microbiologista, contribuindo significativamente para o conhecimento científico da área. Como Professora da Universidade da Paraíba, influenciou gerações de estudantes, transmitindo não apenas conhecimentos técnicos, mas também valores éticos e humanísticos, essenciais à prática médica. Sua carreira é marcada pela dedicação incansável à pesquisa.

    A Dra. Marluce foi pioneira em diversas iniciativas que impulsionaram o avanço da medicina na Paraíba e no Brasil. Seu trabalho em microbiologia, em especial, abriu novos horizontes para o entendimento e tratamento de doenças, beneficiando diretamente a saúde da população. Além da sua atuação acadêmica de professora, a Dra. Marluce também se dedicou como empresária, prestando relevantes serviços à sociedade paraibana com o Laboratório Marluce Vasconcelos, prestando serviços de altíssima qualidade como cientista por mais de 50 anos, criando oportunidades e promovendo inovações no setor da saúde. Sua visão empreendedora sempre esteve alinhada à missão de servir com compromisso e qualidade, elevando o padrão dos serviços médicos oferecidos à população.

    Nesse contexto e na pessoa da Dra. Marluce de Melo Vasconcelos Castro, quero estender esta homenagem aos decanos da medicina paraibana, eternos e memoráveis professores de gerações. Nesta homenagem, eu não poderia deixar de mencionar o cientista infectologista Orniudo Fernandes, médico dos médicos, conhecido em toda a Paraíba; o Dr. Celso Melo; o Dr. Hamilton Cavalcanti; a Dra. Anleida Roque, que, na minha infância, quando, aos oito anos de idade, fui acometido de glomerulonefrite difusa aguda, cuidou carinhosamente de mim, pois estive internado no Hospital Infantil Amip, sob seus cuidados; o Dr. Wilberto Trigueiro, atual Presidente da APMed; e o Dr. Humberto Vicente de Araújo, cujas trajetórias profissionais são exemplos de excelência e dedicação.

    Temos ainda uma nova geração de médicos, competentes e comprometidos, que muito têm contribuído para a medicina de qualidade no Estado da Paraíba. São eles: Dr. João Alfredo da Cunha Lima, cardiologista; Dr. Marcelo Sarmento, urologista; Dr. Marcelo Germoglio, gastroenterologista; Dr. Alexandre Medeiros, angiologista; Dr. Manoel Dália, oftalmologista; Dr. Aracoeli Ramalho, cirurgião plástico; Dr. Rodrigo Castro do Amaral, ortopedista; e Dr. Estevam Luiz, endocrinologista e médico da longevidade. Esses médicos têm impactado positivamente na vida dos paraibanos e sua contribuição para a saúde dos seus pacientes é inestimável.

    Encerro minha fala, Sr. Presidente, exaltando o Dia do Professor, comemorado hoje, e também já antecipando a homenagem ao Dia dos Médicos, que será celebrado no dia 18 de outubro.

    Professores e médicos são categorias essenciais que impactam profundamente a vida de cada pessoa e o destino do nosso país. Enquanto os professores nos ensinam a pensar e a transformar o mundo pela educação, os médicos cuidam de nossa saúde, garantindo que tenhamos condições de seguir em frente. A ambos, professores e médicos, o nosso reconhecimento e gratidão. São profissionais que, com trabalho incansável e amor ao próximo, ajudam a construir uma sociedade mais justa, saudável e esperançosa. Que possamos sempre valorizar e respeitar essas duas categorias, que juntas fazem a diferença na vida de milhares de brasileiros!

    Sr. Presidente, amanhã será o último dia...

(Soa a campainha.)

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB) – ... da minha presença no Senado. Que coisa maravilhosa é ter o Senador Veneziano Vital do Rêgo presidindo esta Casa, logo hoje, quando volto à Paraíba, minha terra amada, e o senhor aqui continua o legado, junto com Efraim Filho, de tanta qualidade, representando a Paraíba no Senado Federal. Eu aproveito para pedir ao senhor um pouco de paciência, porque agora eu vou fazer uma leitura, porque a gente tem que agradecer. Pedir é bom, mas agradecer é muito melhor.

    Sr. Presidente – e aí faço questão de dizer – Veneziano Vital do Rêgo, o nosso querido Vené, orgulha-nos a sua fala pela riqueza do vocabulário. Eu costumo dizer que ele tem que publicar o vernáculo, porque ele é rico em conhecimento e em cultura. Venho hoje, Sr. Presidente, a esta tribuna com dois propósitos: o primeiro é prestar contas sobre o gratificante, embora curto, período que passei nesta Casa; o outro é agradecer a oportunidade que tive aqui de conviver com os senhores e as senhoras e de participar da vida do Legislativo brasileiro. Trata-se para mim de experiência riquíssima e inesquecível.

    Como sabem, estive aqui como suplente do ilustre e jovem Senador Efraim Morais Filho, na nobre missão de representar a Paraíba nesta Casa. Como disse, foi um período curto e também interrompido pelos recessos parlamentares e pelas eleições municipais. Ainda assim, querido Senador Izalci – de quem eu tive a felicidade de ser eleitor, quando o senhor foi Deputado Federal aqui no Distrito Federal – foi para mim um período intenso em que tive o privilégio de participar dos debates de todas as matérias apreciadas em Plenário e nas Comissões de que fiz parte.

    Foram discutidos, nesses quatro meses em que aqui estive, projetos relacionados ao desenvolvimento econômico, às políticas públicas sociais e às questões de infraestrutura e de segurança pública, bem como outros temas de interesse para a melhoria de vida dos paraibanos e dos brasileiros. Participei de todas elas, nos debates e nas votações. Senti muito orgulho de poder representar a Paraíba nesta Casa. Olho para trás e encontro a satisfação do dever cumprido, mas a atividade parlamentar não se resume a debater e votar projetos.

    Tive a satisfação, por exemplo, de participar de duas sessões do Parlamento do Mercosul, com experiência riquíssima para mim. Vejo o Parlamento do Mercosul como um lugar de excelência para debater os desafios enfrentados em nossa sociedade. É um fórum onde há democracia representativa, não apenas na visão da diplomacia social oficial, mas dos nossos países, e me fiz muito mais presente. Ali tive a oportunidade de me manifestar sobre dois temas de maior importância lá no Mercosul. Primeiro, falei do trabalho infantil e a participação da mulher na vida da política dos nossos países. Pude dizer aos membros do Fórum Regional contra o Trabalho Infantil, na recente Sessão Plenária do Parlamento do Mercosul, que combater a pobreza e combater o trabalho infantil não são combates diferentes, são batalhas inevitáveis interligadas. O esforço regional dessas duas direções é, sem dúvida, um fator que reforça e amplifica os serviços de cada país que se faz em seu próprio território.

(Soa a campainha.)

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB) – Já no I Fórum de Mulheres Parlamentares, pude me manifestar dizendo que há uma similaridade indesejável nos ainda baixos índices de representação parlamentar feminina. Citei a Argentina, onde, graças à legislação de 1991, o invejável índice de representação política feminina é de cerca de 45% do Parlamento daquele país.

    Como solução para esse problema, apontei o fortalecimento da governança eleitoral e a implementação de sistema de cotas de aperfeiçoamento no sistema eletivo, até mesmo na legislação. E, desta forma, sugeri a democratização das esferas do poder interpartidárias, com mais cargos para as mulheres e oferecimento de cursos para capacitação política específico para elas. Faço questão de frisar: oferecimento de cursos de capacitação para a mulher no ingresso na vida pública.

    Outra conquista importante em minha breve atuação parlamentar foi trabalhar arduamente para a implementação de um instituto federal de educação na minha amada Alagoa Grande, terra de Jackson do Pandeiro, terra de Margarida Maria Alves, brutalmente assassinada. Fiz questão, junto ao Ministro da Educação, Camilo Santana, e obtive o apoio da Senadora – justiça seja feita – Janaína, que não mediu esforços junto ao Ministro Santana.

    E obtive a certeza do compromisso do Presidente Lula para a construção do instituto. Durante a viagem que fizemos juntos – inclusive, o Senador Vené estava ao meu lado...

(Soa a campainha.)

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB) – ... e eu quero agradecer-lhe muito. Foi uma viagem agradabilíssima! Estar ao seu lado sempre é muito enriquecedor para qualquer um dos Senadores que aqui está presente. Fizemos a viagem juntos em missão oficial para a Paraíba. Registro aqui a minha enorme gratidão a ambos por terem essa decisão tão importante, que vai transformar, por meio da educação, a vida dos jovens de toda a região, em especial da minha querida Alagoa Grande. Um abraço para o Prefeito Sobrinho, tão querido, e para esse povo tão amado!

    Aproveito a ocasião para, de maneira especial, cumprimentar o Presidente Lula pela passagem do seu aniversário no próximo dia 27 de outubro. Receba, Presidente, portanto, os meus sinceros votos de um feliz aniversário, desejando muita saúde e sabedoria a Vossa Excelência para conduzir os destinos da nossa amada nação.

    Agradeço também, de uma maneira muito especial...

(Soa a campainha.)

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB) – ... ao Ministro Padilha, que pacientemente – pacientemente – me recebeu, carinhosamente me recebeu, sempre tinha uma palavra de afago e sempre me ajudou nos pleitos.

    Também quero agradecer ao eterno Ministro, grande e competente, Gabas, que tanto orgulha este Brasil.

    Também me orgulho de ter indicado ao Conselho Editorial do Senado a reedição do livro Poder, Alegria dos Homens, do autor paraibano Marcus Odilon Ribeiro Coutinho. Essa obra, cuja reedição tive a honra de prefaciar, tem inspirado leitores com a sua profunda reflexão sobre o poder e sua influência em nossas vidas. Trata-se de uma obra inquestionável, de valor cultural...

(Interrupção do som.)

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB. Fora do microfone.) – ... agora, novamente, acessível a todos.

(Soa a campainha.)

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB) – É importante frisar que esse livro foi publicado há 59 anos, e eu só encontrei, Senador Vené, um exemplar, graças à interferência da Profa. Terezinha Domiciano, na Universidade Federal da Paraíba.

    Chego, por fim, ao momento dos agradecimentos, e eles são muitos. Estive com minha esposa Raphaelle, muito paciente, lá, no final de semana, no Círio de Nazaré, na companhia do meu filho André Amaral Filho e da minha nora Mayara, participando e vivenciando essa extraordinária manifestação de fé do povo paraense, que se repete a cada ano. Fui ao Círio para rezar e render graças por esse período tão marcante que tive a oportunidade de viver...

(Soa a campainha.)

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB) – ... entre os Srs. e Sras. Senadores, que tanto enriqueceram o meu currículo.

    Na capital paraense, fomos recebidos com a calorosa acolhida da família dos empresários Geraldo, Ciro e Cleusa, e dos seus filhos, Geraldo Ferreira, Presidente do Grupo Ideal, Tiago e o Dr. Sebastião, médico e pré-candidato ao Senado da República, em parceria com o Senador Barbalho. A hospitalidade deles foi um reflexo da oportunidade e da generosidade que permeiam a festividade.

    O Círio de Nazaré é como o Natal: o clima, a atmosfera é festiva, é de fé. É o maior espetáculo da terra de fé cristã.

    Meu primeiro e maior agradecimento vai para Deus, por ter me abençoado com a oportunidade e a força para cumprir esta missão. Em seguida...

(Soa a campainha.)

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB) – ... e de forma especial, agradeço a ele, a Deus primeiramente, Pai maravilhoso, misericordioso, e ao Senador Efraim, titular deste mandato, cuja confiança e generosidade foram essenciais para que eu pudesse exercer essa função de grande relevância.

    Foi graças a S. Exa. que tive a maravilhosa oportunidade de representar e defender os interesses da Paraíba, algo que para mim é motivo de imenso orgulho.

    Preciso agradecer também ao Presidente desta Casa, Rodrigo Pacheco, ao Vice-Presidente, Veneziano Vital do Rêgo, a toda a Mesa Diretora do Senado e a todos os meus pares Senadores.

    O cavalheiro Rodrigo Pacheco, assim como o Veneziano, me ofereceu por excelência a acolhida na minha chegada. Agradeço...

(Interrupção do som.)

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB. Fora do microfone.) – ... igualmente...

(Soa a campainha.)

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB) – ... a atenção e o carinho recebido por todas as Lideranças Parlamentares desta Casa, em particular ao Davi Alcolumbre, Líder do meu Partido União, ao Senador Alan Rick, à Senadora Dorinha Seabra, ambos Vice-Líderes do nosso partido.

    Agradeço ainda ao querido Senador Jaques Wagner, Líder do Governo nesta Casa, de quem recebi todo o apoio, à Senadora Damares Alves, pela atenciosa e calorosa acolhida no Senado. Sou muito grato a todos. Todos! Se enumerá-los, Senador Sergio Moro, poderei ser traído pela memória.

    Muito emocionado, porque aqui olho e vejo, senhores, uma partilha, um enriquecimento, neste curto período aqui nesta Casa. Sou muito grato de verdade...

(Soa a campainha.)

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB) – ... a todos os Srs. Senadores desta Casa, com quem tive o privilégio de conviver e aprender. Seria uma falha minha não agradecer aos senhores servidores desta Casa, dedicados, abnegados, competentes. O meu muito obrigado. E aqui quero fazer este agradecimento na pessoa da Diretora-Geral, Ilana. Eles são, como ela, funcionários de elite, extremamente competentes e prestativos.

    Entretanto, o convívio mais próximo que tive foi com o pessoal do Senado e funcionários do gabinete, onde fui muito bem recebido e atendido por todos. Quero deixar a eles o meu sincero agradecimento e a minha saudade, o que eu faço cumprimentando a Chefe de Gabinete, Valéria Vasconcelos, uma guardiã determinada...

(Soa a campainha.)

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB) – ... o braço direito do Senador Efraim, apaixonado pela causa pública e pelo bem servir.

    Aos competentes e dedicados Assessores Denio Louro, que aqui se faz presente, e Gustavo, que aqui se faz presente; a todos os servidores do gabinete, todos vocês... Eu olho e a minha memória vai longe e o vazio também da lembrança. São tão maravilhosos todos vocês que eu estou extremamente emocionado. Muito obrigado a vocês, que tiveram tanta paciência comigo.

    Agradeço à minha família, aos meus filhos, André Amaral Filho e Malu – e por que não falar dos meus netos? –, ao Nicolas e à Maricota, à minha esposa, a bela Raphaelle Amaral, que pacientemente convive, no dia a dia, comigo. Peço perdão pela minha ausência neste período, sei que compreenderam a importância da missão que recebi e me apoiaram em todos os momentos. Sem isso, eu não teria conseguido fazer o meu trabalho...

(Soa a campainha.)

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB) – ... e atender a confiança a mim depositada pelo Senador Efraim Filho e pelos nossos conterrâneos paraibanos. Meu muito obrigado, meu muito obrigado!

    Aos familiares, aos meus irmãos Lula, Ester, Bartô, Gustavo, Rodrigo meu muito obrigado.

    Por fim, agradeço a Deus e ao povo da Paraíba pela honrosa oportunidade e missão de representar nosso estado como Senador. Sigo o compromisso da missão cumprida por um Brasil mais justo para todos os brasileiros.

    Deus abençoe a todos, sinceramente a cada um dos senhores! Recebam o meu abraço de agradecimento. Foi enriquecedor conviver com os senhores – enriquecedor. Que Deus os abençoe! Muito obrigado por ter tido a oportunidade de conviver com vocês nestes quatro meses.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/10/2024 - Página 41