Pronunciamento de Lucas Barreto em 16/10/2024
Pela ordem durante a 145ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Elogios ao discurso proferido pelo Senador Jorge Kajuru, a respeito da regulamentação da Lei nº 13895/2019, que " Institui a Política Nacional de Prevenção do Diabetes e de Assistência Integral à Pessoa Diabética".
Solidariedade à população de São Paulo (SP), afetada por um apagão de energia elétrica.
- Autor
- Lucas Barreto (PSD - Partido Social Democrático/AP)
- Nome completo: Luiz Cantuária Barreto
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Saúde Pública:
- Elogios ao discurso proferido pelo Senador Jorge Kajuru, a respeito da regulamentação da Lei nº 13895/2019, que " Institui a Política Nacional de Prevenção do Diabetes e de Assistência Integral à Pessoa Diabética".
-
Administração Pública Indireta,
Energia:
- Solidariedade à população de São Paulo (SP), afetada por um apagão de energia elétrica.
- Publicação
- Publicação no DSF de 17/10/2024 - Página 35
- Assuntos
- Política Social > Saúde > Saúde Pública
- Administração Pública > Organização Administrativa > Administração Pública Indireta
- Infraestrutura > Minas e Energia > Energia
- Indexação
-
- ELOGIO, DISCURSO, SENADOR, JORGE KAJURU, NECESSIDADE, ATUALIZAÇÃO, MEDICAMENTOS, SISTEMA UNICO DE SAUDE (SUS).
- SOLIDARIEDADE, POPULAÇÃO, SÃO PAULO (SP), APAGÃO DE ENERGIA, CRITICA, AUMENTO, TARIFAS, ENERGIA ELETRICA, REGISTRO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), POLITICA ENERGETICA, AMAPA (AP).
O SR. LUCAS BARRETO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AP. Pela ordem.) – Sr. Presidente, quero cumprimentar o nosso Senador Kajuru pelo belo discurso e falar que diabetes é um problema também do Brasil. A gente tem que ver muita coisa, porque até os remédios que são distribuídos na rede básica já estão superados, não é? A glimepirida já não funciona mais.
Quero cumprimentar o senhor por estar presidindo e externar a minha solidariedade ao povo de São Paulo, por este momento que vive de um apagão lá, e ainda quase 1 milhão de pessoas sem energia. Aqui, ontem, eu até falei que o povo do Amapá sentiu isso na pele por 23 dias. As ações que tem na Justiça, de reparação de danos, o fórum foi levado para São Paulo. Imagina... Os humildes do Amapá, nós não conseguimos nem ter acesso à Justiça para tentar reparar esse dano. Agora, com esse aumento de energia da tarifa vermelha extra, você imagina que, no Amapá, está vindo a conta dobrada, o que é um absurdo! É um absurdo isso!
Eu tenho aqui uma CPI protocolada, Sr. Presidente, e a Advocacia-Geral do Senado ficou de dar posição, já faz dois, três meses... Já passou até CPI na frente, e eu não tive informação. Então, peço ao senhor que veja isso, porque nós precisamos tratar dessa questão no Amapá.
Por fim, eu quero aqui, Sr. Presidente, dizer que nos visita, com muito orgulho, o Prefeito Dr. Furlan, que teve uma votação histórica, a maior votação de uma capital – nos visita, visita a nossa bancada. Está aqui um exemplo de agilidade de gestão, de uma gestão que faz, que entrega e rapidamente. Eu sempre falo que a população sabe, sente e vê o que lhe vem como benefício. Está aí: disputou contra a máquina do Governo Federal, a máquina do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa, contra todos, e o povo lhe deu 85,8% de votos na capital, a maior votação da história de uma capital do Brasil.
Então, seja bem-vindo, Prefeito Furlan! Eu tenho orgulho de ter ajudado a sua gestão e de estar lá acompanhando-o, não de domingo a domingo, porque esse é o seu trabalho lá – ele trabalha de domingo a domingo –, mas, no tempo que estou em Macapá, acompanho e vejo o carinho e o amor que o povo tem por ele. Então, parabéns e sucesso! Conte conosco novamente!
Obrigado, Sr. Presidente!