Presidência durante a 147ª Sessão Especial, no Senado Federal

Encerramento da Sessão Especial destinada a comemorar o Outubro Rosa - Mês de Conscientização sobre o Câncer de Mama.

Autor
Leila Barros (PDT - Partido Democrático Trabalhista/DF)
Nome completo: Leila Gomes de Barros Rêgo
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Homenagem, Mulheres, Saúde:
  • Encerramento da Sessão Especial destinada a comemorar o Outubro Rosa - Mês de Conscientização sobre o Câncer de Mama.
Publicação
Publicação no DSF de 22/10/2024 - Página 23
Assuntos
Honorífico > Homenagem
Política Social > Proteção Social > Mulheres
Política Social > Saúde
Matérias referenciadas
Indexação
  • ENCERRAMENTO, SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, Campanha Outubro Rosa, PREVENÇÃO, CANCER, MULHER.

    A SRA. PRESIDENTE (Leila Barros. Bloco Parlamentar Independência/PDT - DF) – Grata, Micheline, pelo seu testemunho, pela sua presença.

    Grata às três, tanto à Andressa Carvalho quanto à Gabrielle Calmon e à Micheline Ramalho, por estarem aqui conosco, assim como às nossas debatedoras aqui nesta manhã tão importante em que a gente comemora o Outubro Rosa, mas que a gente trata mais por ser um mês de conscientização não só do câncer de mama, mas também do de colo uterino.

    Obrigada, Micheline.

    Toda vez que eu saio de uma audiência ou de uma sessão especial como esta, eu saio muito reflexiva, porque o nosso papel... Não é, Ilana? A Ilana está todo dia aqui junto com os nossos servidores. A sociedade traz as demandas, e nós voltamos para os nossos gabinetes, para as nossas Comissões. Eu, particularmente, em nada que eu faça aqui, eu passo em vão, eu sempre estou aprendendo, eu sempre estou buscando, junto com a minha equipe, saber o que podemos fazer.

    Eu quero agradecer imensamente a presença de todas vocês e de todos vocês – os homens também, que estão aqui conosco –, os relatos, às Doutoras aqui que vieram dar um puxão de orelha na mulherada. Na verdade, é isso também, porque é muito importante a gente se cuidar um pouco, a gente se valorizar, a gente se amar. Família é importante, mas uma família feliz depende de uma mulher feliz. É a mulher que cuida da família. Com todo respeito aos homens, é a mulher que cuida da família. É a mulher que cuida dos pais idosos, é a mulher que cuida dos filhos. E, para nós termos uma sociedade feliz, uma sociedade próspera, nós temos que cuidar com mais carinho das nossas mulheres.

    Eu volto para o meu gabinete e, certamente, os Senadores que estão presentes, que estão acompanhando esta sessão... Eu sei que, se não estão aqui acompanhando, eles têm assessores que estão acompanhando. Vamos voltar para os nossos gabinetes e pensar na questão de orçamento, porque, por mais que tenhamos uma legislação robusta, como a Dra. Danielle falou, falta muito para nós em termos de investimento. E eu quero ressaltar que, além de investimento, a desorganização e a falta de planejamento também pecam muito na questão de termos aquela política pública eficiente lá na ponta. A gente precisa realmente cobrar mais dos nossos gestores públicos; é cobrar do Poder Executivo e do Poder Legislativo, mas especialmente dos gestores públicos da área de saúde. Nós precisamos cobrar mais planejamento e melhor organização na aplicação desses recursos. Não adianta aqui nós aprovarmos recursos e recursos e não estarmos atentos a essa fiscalização de como isso está chegando à ponta. Então, é uma reflexão que fica para mim. Volto para o meu gabinete, enfim, para os debates da Casa, revitalizada.

    Agradeço ao Presidente Pacheco pela oportunidade. Como sempre, é um Presidente que dá muita tranquilidade para que a bancada possa atuar nas inúmeras pautas. E pauta de mulher, eu quero dizer para vocês, não é só a pauta da mulher; a gente trata de tudo aqui: economia, educação, saúde... Tudo é pauta que é importante para as mulheres, como oportunidades para os nossos filhos, mercado de trabalho, nossas creches, enfim, nossa saúde. Tudo isso é muito debatido aqui nesta Casa.

    E eu quero agradecer também à minha bancada, a Bancada Feminina do Senado, e também à da Câmara por estarem sempre atentas e aguerridas nesse trabalho.

    Cumprida a finalidade desta sessão especial do Senado Federal, agradecendo mais uma vez, de forma muito humilde, a fala e a presença das personalidades que nos honraram com suas participações, eu convido a todos, inclusive, para tirar uma foto ali e declaro encerrada a presente sessão.

    Muito obrigada.

    Cuidem-se, mulheres! Cuidem-se! (Palmas.)

(Levanta-se a sessão às 11 horas e 51 minutos.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/10/2024 - Página 23