Pronunciamento de Nelsinho Trad em 23/10/2024
Discurso durante a 15ª Sessão Solene, no Congresso Nacional
Sessão Solene destinada a celebrar os 70 anos da Confederação Nacional do Transporte (CNT).
- Autor
- Nelsinho Trad (PSD - Partido Social Democrático/MS)
- Nome completo: Nelson Trad Filho
- Casa
- Congresso Nacional
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Homenagem,
Viação e Transportes:
- Sessão Solene destinada a celebrar os 70 anos da Confederação Nacional do Transporte (CNT).
- Publicação
- Publicação no DCN de 24/10/2024 - Página 11
- Assuntos
- Honorífico > Homenagem
- Infraestrutura > Viação e Transportes
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- SESSÃO SOLENE, HOMENAGEM, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO TRANSPORTE (CNT), TRANSPORTE MARITIMO, CONTINENTE, ASIA, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, CHINA, PARAGUAI, ARGENTINA, CHILE, COMERCIO EXTERIOR, LOGISTICA.
O SR. NELSINHO TRAD (Bloco/PSD - MS. Para discursar. Sem revisão do orador.) – Muito bom dia a todos e a todas!
Com muito prazer e externando o meu agradecimento à compreensão do Presidente do Congresso Nacional, Senador Rodrigo Pacheco, e do Presidente da CNT, Vander Costa, por proporcionar a mim a antecipação desta fala no rito do cerimonial, devidamente descrito pela mesa diretiva. Da mesma forma, gostaria de saudar os Senadores Laércio Oliveira, autor do requerimento; a Senadora Rosana Martinelli; a Senadora Zenaide Maia, que aqui se encontra; e a Senadora Margareth Buzetti, nossas colegas. Cumprimento, da mesma forma, o Deputado Edinho Bez e o Deputado Arthur Maia, e em suas pessoas saúdo todos os Deputados aqui presentes.
Com muito prazer, recebemos, novamente nesta Casa, o Sr. Ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes e, da mesma sorte, o Presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Ministro Aloysio Corrêa da Veiga.
Mais uma vez, em nome do Presidente da CNT, Vander Costa, gostaria de saudar todos vocês que prestigiam esta sessão solene em homenagem aos 70 anos da CNT.
Cumprimentando a CNT pelas suas sete décadas de existência, constatamos que ela engloba uma vasta rede de federações, sindicatos e entidades associadas, representando mais de 165 mil empresas, gerando 2,6 milhões de empregos, o que muito contribui para o fortalecimento econômico e social do nosso país.
Repetindo – e nunca é demais –, cumprimento ainda os colegas Senadores Laércio Oliveira e Wellington Fagundes e o Deputado Federal Zé Trovão, que propuseram esta justa homenagem em requerimento que deu origem a esta sessão.
Diante do que já ouvimos falar, neste dia, sobre a CNT e também sobre a gestão do Serviço Social do Transporte, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte e do Instituto de Transporte e Logística, achei por bem concentrar a minha participação em dois polos que julgo importantíssimos na atual pauta de transportes, itens geoestratégicos verdadeiramente relevantes para o nosso país.
O circuito de trocas internacionais tem mudado de eixo, movendo-se rapidamente para a Ásia. Atores como o bloco comercial da Asean, que são os embaixadores dessa instituição do Sudeste Asiático, tendem a crescer, de todo modo, de forma robusta em 2024 e 2025, do mesmo modo que a China, principal parceiro comercial do Brasil desde 2009.
A CNT, ciente da dimensão estratégica que essa corrente de negócios assume, promoveu agora em outubro sua décima edição da missão internacional do transporte, na qual empresários do setor viajaram até Xangai, na China, com o objetivo de observar trocas de experiências com professores, estudiosos e autoridades chinesas.
Nesse cenário, Sras. e Srs. Senadores e Senadoras, senhores e senhoras já devidamente nominados pelo cerimonial, um ponto absolutamente central deve ser considerado: trata-se da construção da Rota Bioceânica, em plena fase adiantada de obra e desenvolvimento. O projeto visa formatar corredores de transportes estruturados entre quatro países – Brasil, Paraguai, Argentina e Chile –, proporcionando aos portos chilenos de Antofagasta, Iquique e Mejillones a oportunidade de se atingir, através do Pacífico, o continente asiático.
Além da integração latino-americana, o projeto vai conferir competitividade aos nossos produtos de exportação, ao diminuir os custos da logística e favorecer o contato com a Ásia. Estudos de viabilidade econômica do Ipea demonstram uma redução de 14 dias de viagem e 8 mil quilômetros marítimos a menos, com determinados setores dos produtos do agronegócio reduzindo em 40% o frete.
Atualmente, estamos trabalhando fortemente nas obras da ponte sobre o Rio Paraguai, que faz justamente a separação de um município do Mato Grosso do Sul, Porto Murtinho, que tem 13 mil habitantes, e a cidade de Carmelo Peralta, no Paraguai.
Sou um entusiasta desse projeto, que vai proporcionar ao meu Estado, Mato Grosso do Sul, e ao Centro-Oeste e a todo o nosso país uma inserção global capaz de alavancar diversas cadeias produtivas.
Tal trabalho, senhoras e senhores, se processa adicionalmente em outras frentes muito importantes para que tudo isso dê certo, enveredado por canais da diplomacia parlamentar. Eu vi aqui o Embaixador Bruno, do Itamaraty. Gostaria que V. Exa. levasse o nosso agradecimento à pessoa do Chanceler Mauro Vieira, que sempre nos colocou à disposição a apoiar esse projeto.
Assim, assumimos também, Sr. Presidente Rodrigo Pacheco, com a sua indicação e anuência, a representação brasileira no âmbito do Parlamento do Mercosul. Em paralelo, respondemos também pela Presidência do Grupo Parlamentar Brasil-China. Em ambas as posições, estamos buscando estreitar as relações do nosso estado, do Centro-Oeste brasileiro e do nosso país com os países do Mercosul e com o Sudeste Asiático e a China, em especial.
Constituem eixos fundamentais da nossa atuação parlamentar não só a construção da Rota Bioceânica, um corredor comercial a unir o Atlântico ao Pacífico ao longo de quase 2,4 mil quilômetros, mas também a maior integração com a China e o Sudeste Asiático.
Tenho certeza de que, uma vez concretizados, esses objetivos vão se traduzir em uma nova era de desenvolvimento econômico e social para os países sul-americanos, que refletirá diretamente na operosa e exemplar atuação da CNT.
Na pessoa do seu Presidente, Vander Francisco Costa, congratulo-me com a CNT pelos seus 70 anos de história e de luta pela melhoria do sistema do transporte brasileiro.
Viva a CNT, que transporta o progresso e a movimentação econômica positiva do nosso país!
Muito obrigado. (Palmas.)