Discurso proferido da Presidência durante a 149ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a comemorar o Dia Nacional do Hematologista e do Hemoterapeuta.

Autor
Dr. Hiran (PP - Progressistas/RR)
Nome completo: Hiran Manuel Gonçalves da Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso proferido da Presidência
Resumo por assunto
Homenagem, Saúde, Trabalho e Emprego:
  • Sessão Especial destinada a comemorar o Dia Nacional do Hematologista e do Hemoterapeuta.
Publicação
Publicação no DSF de 30/10/2024 - Página 13
Assuntos
Honorífico > Homenagem
Política Social > Saúde
Política Social > Trabalho e Emprego
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, Dia Nacional do Hematologista e do Hemoterapeuta, COMENTARIO, ATUAÇÃO, MEDICO, TRATAMENTO, DOENÇA, SANGUE, TRANSFUSÃO DE SANGUE.

    O SR. PRESIDENTE (Dr. Hiran. Bloco Parlamentar Aliança/PP - RR. Para discursar - Presidente.) – Mais uma vez, bom dia a todos e a todas.

    É com muita honra que presido esta sessão. Essa responsabilidade me dá muito prazer, porque também sou médico, Presidente da Frente Parlamentar da Medicina do Congresso Nacional, da Câmara e do Senado – uma frente muito grande e muito importante!

    Eu recebi a incumbência do meu querido amigo Senador Izalci para presidir a sessão, porque o Senador Izalci tem a relatoria de um projeto muito importante numa Comissão aqui, o que conflitou com essa agenda. Eu também tenho, mas não poderia deixar de aqui estar presente através dessa missão que me foi confiada pelo meu querido colega Izalci.

    Aqui eu tenho dois discursos e, em homenagem ao Senador Izalci, que não está presente, vou fazer o discurso que o Izalci me pediu para apresentar a todos vocês e, ao final da fala de todos que vão se manifestar aqui, faço o meu discurso, até para não ficar enfadonho vocês ficarem ouvindo o meu discurso e o discurso do Izalci feitos pela mesma pessoa.

    Eu quero aqui saudar a todos os presentes e dizer que é uma honra tê-los aqui também tanto para o Izalci como para o nosso Presidente Pacheco, pois hoje aqui nós homenageamos esses profissionais da vida.

Hoje aqui quero dizer do meu apreço e do mundo que os reconheceu não só pelo trabalho anterior, mas sobretudo pela pesquisa incansável que há séculos busca formas para nos salvar.

O médico hematologista é responsável por tratar todas as doenças do sangue, dos órgãos hematopoiéticos e do tecido linfático tais como a medula óssea, os linfonodos e o baço. [...] cabe a ele não só tratar várias doenças, mas, sobretudo, com o sangue colhido por meio de transfusões, salvar vidas.

Senhoras e senhores, o médico hematologista e o hemoterapeuta são nossos heróis diários. A cada minuto, em qualquer lugar do mundo, alguém precisa de sangue. Cabe a eles [...] dizer por meio de exames de sangue como está sua saúde, seu corpo e suas necessidades.

Não tenho tanto conhecimento sobre a medicina [ele, não eu], mas sei da importância desses profissionais que são insubstituíveis e que sem eles nada pode ser feito no tratamento e, principalmente, na cura de cada um que precisa e procura a assistência médica.

O Dia Nacional do Hematologista e do Hemoterapeuta, comemorado hoje, 29 de outubro, foi brilhantemente escolhido para homenagear a fusão de duas sociedades importantes: a Sociedade Brasileira de Hematologia e o Colégio Brasileiro de Hematologia, que ocorreu em 2008. A fusão deu origem à Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular [...]. Por isso, aqui estamos para homenageá-los e aqui estamos para agradecê-los.

Hoje me foi dada a honra de dizer-lhes de sua importância para cada pessoa aqui em nosso grande país. São vocês, hematologistas e hemoterapeutas, que ajudam a salvar vidas a cada minuto e a cada tempo aqui nesse nosso grande Brasil.

Nesse momento, tão delicado da saúde de nosso país, quero, em nome de três profissionais, cujo trabalho tem sido norte e exemplo, que recebam em nome de todos os nossos profissionais médicos que trabalham e lutam pela saúde de nosso povo, o meu agradecimento sincero a todos vocês hematologistas e hemoterapeutas que diariamente salvam vidas.

Peço agora que venham receber essa homenagem sincera de todos nós.

    Convido aqui o Dr. Angelo Maiolino, graduado em 1982, pela UFRJ, cujo trabalho tem sido reconhecido não só no seu estado, bem como em todo o Brasil, mas também, internacionalmente na Europa e nos Estados Unidos. Por favor, Dr. Angelo Maiolino, com os cumprimentos do nosso Senador Izalci. Parabéns!

(Procede-se à entrega de homenagem ao Dr. Angelo Maiolino.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Dr. Hiran. Bloco Parlamentar Aliança/PP - RR) – Seguindo nossas homenagens, convido o Dr. Jorge Vaz Pinto Neto, da Unicamp, pesquisador e um dos grandes nomes da hemoterapia do país. O Dr. Jorge é reconhecido aqui e em outros países pelo trabalho com sangue, sendo um dos maiores especialistas do mundo. Dr. Jorge, por favor.

    Parabéns, Professor, em nome do Izalci!

(Procede-se à entrega de homenagem ao Dr. Jorge Vaz Pinto Neto.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Dr. Hiran. Bloco Parlamentar Aliança/PP - RR) – O nosso terceiro homenageado é o Dr. José Eduardo Bernardes, cujo trabalho e pesquisa em hematologia e oncologia pediátrica têm reconhecimento não só em nosso país como em todas as regiões do mundo. Por favor, Dr. José Eduardo.

    Parabéns!

(Procede-se à entrega de homenagem ao Dr. José Eduardo Bernardes.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Dr. Hiran. Bloco Parlamentar Aliança/PP - RR) –

Para finalizar essa nossa homenagem, peço a Presidência da mesa que leia essa frase do grande filósofo Hipocrates que disse [entre aspas]: "Tuas forças naturais, as que estão dentro de ti, serão as que curarão suas doenças".

A todos os nossos doutores do sangue, os nossos guerreiros que lutam e trabalham pela nossa saúde, cura e bem-estar, nossos cumprimentos pela força, trabalho e dedicação na cura das doenças.

Obrigado, Senador Izalci Lucas.

    Antes de continuar nossa solenidade, Celso – eu já havia informado que você se atrasaria em virtude do atraso do seu voo –, quero que você, por favor, faça parte desta nossa mesa aqui de honra. Venha para cá, por favor, nosso querido Deputado Celso Russomanno, querido amigo. (Palmas.)

    Solicito à Secretaria-Geral da Mesa a exibição de um vídeo institucional alusivo à data.

(Procede-se à exibição de vídeo.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Dr. Hiran. Bloco Parlamentar Aliança/PP - RR) – Em seguida, concedo a palavra, por cinco minutos, para o nosso querido Deputado Federal por São Paulo, Celso Russomanno.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/10/2024 - Página 13