Pela Liderança durante a 150ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação pelo retorno de S. Exa. ao Senado Federal e elogios ao trabalho realizado pela Senadora Rosana Martinelli no período do afastamento de S. Exa.. Comentários sobre o desempenho do PL no Estado de Mato Grosso nas eleições municipais de 2024.

Autor
Wellington Fagundes (PL - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Wellington Antonio Fagundes
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
Atividade Política, Eleições:
  • Satisfação pelo retorno de S. Exa. ao Senado Federal e elogios ao trabalho realizado pela Senadora Rosana Martinelli no período do afastamento de S. Exa.. Comentários sobre o desempenho do PL no Estado de Mato Grosso nas eleições municipais de 2024.
Publicação
Publicação no DSF de 30/10/2024 - Página 33
Assuntos
Outros > Atividade Política
Jurídico > Direito Eleitoral > Eleições
Indexação
  • APOIO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ROSANA MARTINELLI, SENADOR, DUPLICAÇÃO, RODOVIA, LIGAÇÃO, MUNICIPIO, GUARANTÃ DO NORTE (MT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), SINOP (MT), ANISTIA, PRESO POLITICO, PARTICIPAÇÃO, PROTESTO, JANEIRO, CONGRESSO NACIONAL.
  • COMENTARIO, ATUAÇÃO, ELEIÇÕES, ELEIÇÃO MUNICIPAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO LIBERAL (PL), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), PREFEITO, ESPECIFICAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, MUNICIPIO, CUIABA (MT), VARZEA GRANDE (MT), PRIMAVERA DO LESTE (MT), RONDONOPOLIS (MT), SINOP (MT), VICE-PREFEITO, TANGARA DA SERRA (MT), JUINA (MT), JUARA (MT), JACIARA (MT), VEREADOR.
  • SAUDAÇÃO, JUSTIÇA ELEITORAL, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), ATUAÇÃO, ELEIÇÕES, ELEIÇÃO MUNICIPAL.

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT. Pela Liderança.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, toda a população que nos assiste pela TV Senado bem como nos ouve pela Rádio Senado, é com muita satisfação que venho a esta tribuna para anunciar o meu retorno a esta Casa, depois de uma licença em que passei por uma cirurgia. Felizmente, já está tudo bem encaminhado: ainda estou na fisioterapia, me recuperando, mas, felizmente, deu tudo muito certo.

    Eu quero aqui também registrar um agradecimento à minha suplente, que assumiu aqui e que esteve aqui por cinco meses, a Senadora Rosana Martinelli. Ela foi Prefeita lá da cidade de Sinop, uma das cidades mais importantes do Mato Grosso. Também com a sua experiência, nessa ação de Prefeita, de liderança política do nortão do Mato Grosso, ela contribuiu muito para a minha reeleição.

    Aliás, eu sempre dizia na campanha que você, eleitor de Mato Grosso, estaria votando em um, mas elegeria três Senadores. Felizmente, nós tivemos aqui também a presença do Mauro Carvalho, que esteve aqui de forma brilhante também, representando o nosso estado. Para mim, hoje, é um orgulho poder dizer que sou Senador reeleito e que tenho dois suplentes que estão prontos sempre para estar aqui e para fazer um grande trabalho, como o que foi feito pelo Mauro Carvalho e pela Senadora.

    Hoje, tivemos um almoço em que ela, até emocionada, agradecia a todos os Senadores do nosso bloco – eu sou Líder do Bloco Vanguarda, do PL e do nosso partido Novo. Sempre temos o almoço das oposições na terça-feira. E a Rosana fez a sua despedida, que, com certeza, não é uma despedida longa, não. Tanto o Mauro Carvalho como a Rosana Martinelli estarão aqui também em outro momento.

    Nesse aspecto, Sr. Presidente, eu quero, inclusive, também registrar que a Rosana fez aqui um trabalho extremamente importante. Ela apresentou diversas iniciativas, todas elas fundamentais, e eu quero destacar duas, que são extremamente importantes também para o desenvolvimento do nosso estado.

    Uma delas é a luta pela duplicação da BR-163, chegando a Sinop e também de Sinop até Guarantã. Eu sou Presidente da Frente Parlamentar de Logística e Infraestrutura, e, claro, para Mato Grosso, é extremamente importante melhorar toda a nossa infraestrutura de logística, porque somos o estado hoje campeão de produção, principalmente das commodities agropecuárias, e temos que importar matéria-prima e exportar também produto acabado. Por isso, o custo Brasil ainda é muito pesado para o produtor. A gente sempre fala que o produtor é muito competente da porteira para dentro; da porteira para fora, tem que ser o Estado. Quando eu digo Estado, são os municípios, os governos dos estados e o Governo Federal.

    Eu quero também aqui destacar um projeto que ela também apresentou, que é o projeto da anistia para os presos de 8 de janeiro. E, claro, que essa anistia seja também para o nosso Presidente da República Bolsonaro, porque ele está hoje inelegível apenas porque manifestou, numa reunião com embaixadores, a sua opinião como político. Isso, para nós, é um absurdo, e nós do PL não aceitamos mesmo, assim como não aceitamos também que milhares de pessoas tenham sido presas, pais e mães de família, porque estavam ali presentes. Agora, claro, não vamos aqui defender criminosos, não vamos defender baderneiros, não vamos defender quem fez o quebra-quebra.

(Soa a campainha.)

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – E aí, Sr. Presidente, eu quero, inclusive, destacar também que, lá em Mato Grosso, com o apoio da Rosana Martinelli, no nosso partido, nós tivemos um excelente desempenho. Mais da metade dos votos de Mato Grosso foram no PL. Elegemos, na capital, Abilio Brunini, o nosso Deputado Federal, com uma votação expressiva. Também elegemos, vizinha a Cuiabá, em Várzea Grande, Flávia Moretti, numa eleição em que a candidata teve um desempenho espetacular. Tenho certeza de que os dois ali vão trabalhar juntos, porque os problemas de Cuiabá e de Várzea Grande se confundem, é a grande Baixada Cuiabana. Inclusive, com certeza, as soluções também podem ser encontradas, muitas delas, juntas. Em Cuiabá, como a capital de todos nós, o Abilio está preparado, está pronto.

(Interrupção do som.)

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT. Fora do microfone.) – Tenho certeza de que...

(Soa a campainha.)

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – ... vai ser um grande líder.

    Como entrou agora outro Presidente, do meu partido, eu acho que agora eu terei o tempo necessário de 30 minutos para falar. (Risos.)

    Quero saudar, inclusive, o Senador Marcos Pontes, que assume neste momento. É o nosso grande Senador, com mais de 10 milhões de votos. É uma figura que todos nós admiramos por ser um Senador atuante, competente e também pela sua trajetória de ter sido Ministro, de ter sido o nosso astronauta. É uma pessoa que, como Ministro, foi a Mato Grosso e me ajudou muito, inclusive, a implantar o Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal. Já agora, em novembro, quero aqui fazer oficialmente o convite, Senador Marcos Pontes, para que V. Exa. esteja lá conosco para discutir a questão do Pantanal. Também vamos discutir um projeto de desenvolvimento do estado e queremos, com isso, a sua participação.

    Concluo aqui essa questão das eleições, dizendo que realmente o PL teve um desempenho extraordinário. Além de Cuiabá e Várzea Grande, elegemos também, lá em Primavera do Leste, cidade muito grande, o Sérgio Machnic e, na minha cidade, Rondonópolis, minha cidade natal, elegemos também o Prefeito Cláudio Ferreira, que é Deputado Estadual e teve uma expressiva votação também. Lembro-me aqui também do Prefeito Roberto Dorner, da cidade de Sinop, também com uma votação expressiva: ele tinha mais de 80% de aprovação de governo e teve quase 80% dos votos também.

    Quero destacar também que, além dos Prefeitos dessas cidades importantes, também contribuímos com Vices em muitos municípios, os quais eu quero aqui, inclusive, citar.

(Soa a campainha.)

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – Em Tangará da Serra, município polo, tivemos o Eduardo Sanches eleito como Vice; em Juína, o Irmão Geremias; em Juara, o Léo Boy; em...

(Soa a campainha.)

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – ... Jaciara, a D. Zilá. E assim por diante, foram tantos outros.

    E registro aqui também a importância... Nessa eleição, elegemos também Vereadores; e a eleição para Vereador seja talvez extremamente importante, porque ele é a peça fundamental lá no município, para fiscalizar, para apresentar os bons projetos e para representar ali a comunidade. E nós tivemos, então, 206 Vereadores eleitos pelo PL no Mato Grosso.

    Senador Marcos Pontes, o senhor poderia falar: "Mas é pouco, não é?". Para São Paulo é pouco, mas para Mato Grosso isso representou – e quero aqui repetir – que o PL teve mais de 50% dos votos dos mato-grossenses. Então, o PL de Mato Grosso teve uma performance extremamente importante.

    E eu quero aqui registrar e parabenizar o nosso Diretório Municipal, muito bem dirigido pelo Ananias Filho...

(Soa a campainha.)

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – ... e também o nosso Secretário-Geral, José Márcio Guedes. O Ananias foi Prefeito de Rondonópolis, usou toda a sua experiência, esteve aqui em Brasília na minha assessoria. E, com isso, ele e o Zé Márcio conseguiram ter um desempenho brilhante, mas registro que isso só foi possível porque também o nosso Presidente nacional, Valdemar Costa Neto, deu 100% de autonomia e até prioridade também aos recursos do Fundo Eleitoral.

    O PL de Mato Grosso fez o dever de casa, e, com certeza, estamos muito felizes, agradecendo aqui ao eleitor de Mato Grosso, porque realmente reconheceu o papel do PL, com as suas pautas, como o próprio Presidente Bolsonaro sempre tem colocado: acima de tudo, é Deus, a pátria, a família e a liberdade.

    O nosso grande líder hoje, o Presidente Bolsonaro, esteve no Mato Grosso – a Michelle Bolsonaro também esteve lá – e, com certeza, nos ajudou muito na eleição.

(Soa a campainha.)

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – Concluindo ainda, Senador Marcos Pontes, eu quero aqui fazer um destaque à Justiça Eleitoral de Mato Grosso. Não tivemos nenhum incidente. Então, eu quero aqui parabenizar toda a nossa Justiça Eleitoral de Mato Grosso, que, com certeza, deu lisura e cobrou de todos para que fizessem uma campanha, acima de tudo, democrata. E eu parabenizo aqui, então, na pessoa da nossa Presidente Maria Aparecida, todos aqueles que compõem a Justiça Eleitoral de Mato Grosso.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/10/2024 - Página 33