Discurso durante a 150ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagens ao centenário da cidade de Arapiraca - AL.

Autor
Rodrigo Cunha (PODEMOS - Podemos/AL)
Nome completo: Rodrigo Santos Cunha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Homenagens ao centenário da cidade de Arapiraca - AL.
Publicação
Publicação no DSF de 30/10/2024 - Página 68
Assunto
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • HOMENAGEM, COMEMORAÇÃO, DATA, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CENTENARIO, MUNICIPIO, ARAPIRACA (AL), ESTADO DE ALAGOAS (AL).
  • CELIA ROCHA, SAUDAÇÃO, EX-PREFEITO, ARAPIRACA (AL), ESTADO DE ALAGOAS (AL), HOMENAGEM, EX-DEPUTADO, CECI CUNHA, MÃE, ORADOR, ELOGIO, ATUAÇÃO, CANDIDATO ELEITO, LUCIANO BARBOSA, PREFEITURA.

    O SR. RODRIGO CUNHA (Bloco Parlamentar Independência/PODEMOS - AL. Para discursar.) – Sr. Presidente Veneziano Vital do Rêgo, antes de mais nada, eu quero registrar que é sempre uma alegria estar numa sessão presidida por V. Exa., que sempre, de maneira muito educada, muito assertiva, respeitosa e democrática, atende a todos os Senadores aqui, de maneira indistinta. Então, é uma alegria estar aqui com V. Exa., principalmente em um dia como hoje, um dia em que eu faço questão de deixar registrada a imensa honra que eu tenho em celebrar um marco histórico para o Estado de Alagoas e para o povo de Arapiraca, minha terra natal que completa cem anos de existência. São cem anos de uma trajetória construída com suor, perseverança e um profundo amor pela terra.

    Arapiraca, que começou em uma vila pequena de agricultores, é hoje uma das cidades mais prósperas e dinâmicas de todo o Nordeste e de todo o Estado de Alagoas, destacando-se não apenas pelo crescimento econômico, mas também pela riqueza cultural, pela força do seu povo e pela esperança que inspira em gerações futuras.

    Sr. Presidente, Arapiraca é reconhecida em todo o país pelo seu espírito empreendedor e pela sua capacidade de se reinventar. Desde o auge da produção do fumo e das feiras livres até seu desenvolvimento como polo comercial e agrícola, a cidade construiu uma história baseada em muito orgulho, que traz um grande progresso para o povo alagoano.

    Acima de tudo, Arapiraca é feita de pessoas. São os homens e mulheres da nossa cidade que fizeram e fazem a diferença, cidadãos de fibra e determinação que lutam e avançam mesmo diante de tantas adversidades, desde o nosso fundador, Manoel André, que lançou as primeiras sementes, até o médico José Fernandes de Lima, fundador da Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima, que ajudou a cidade de Arapiraca a se tornar uma referência no serviço de saúde em todo o Agreste Alagoano, como também a família Teófilo, que, através do Sr. Moacir e do Rogério, foi essencial para a formação do polo educacional alagoano.

    No âmbito econômico, é fundamental destacar o papel do Grupo Coringa e do empresário José Alexandre, cuja visão empreendedora consolidou o grupo como uma das maiores indústrias do Nordeste. O Grupo Coringa simboliza inovação e geração de empregos, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico e social de toda a região, provando, inclusive, que a nossa terra é fértil não apenas para a agricultura, mas também para grandes realizações empresariais.

    Arapiraca também se destaca no cenário esportivo. E aqui, por diversas vezes, eu já falei do orgulho que tenho de ser torcedor do vitorioso ASA, de Arapiraca, que leva o nome da nossa cidade para todo o Brasil, sempre movido pelo mesmo espírito de garra que caracteriza a nossa gente e que hoje é capitaneado pelo Presidente, o amigo Rogério Siqueira.

    As mulheres arapiraquenses são um destaque à parte. E eu ressalto aqui a atuação de Celia Rocha, que fez história como a primeira Prefeita eleita de Arapiraca, Deputada Federal e que sempre dedicou o seu empenho ao desenvolvimento do nosso município, que, inclusive, hoje completa aniversário e que está de parabéns. Tenho um carinho enorme por ela. A cidade e o povo alagoano conhecem toda a sua capacidade de realização e sua contribuição para o povo de Arapiraca e toda a região.

    E eu destaco também a minha amada mãe, Ceci Cunha, que, com sua bondade, coragem e dedicação, deixou um legado em que os arapiraquenses e alagoanos hoje ainda se inspiram, seja na área social, seja na área política, seja na área médica, de saúde. E, principalmente, ela deixou uma busca eterna por justiça. E é nisso que eu me apego todos os dias para honrar o nome que eu carrego, honrar os princípios que foram regados por ela e pelo meu pai, Juvenal.

    E também, Sr. Presidente, eu não poderia deixar de registrar, neste momento, o nosso atual Prefeito Luciano Barbosa, que teve uma votação histórica na última eleição, batendo 85% dos votos da segunda maior cidade do estado, que é Arapiraca, e que consolidou inúmeros avanços em infraestrutura, educação e saúde. Sua atuação é marcada por importantes projetos, que transformaram nossa cidade e oferecem oportunidade ao nosso povo.

    Sras. e Srs. Senadores, homenageio hoje não só as grandes figuras públicas, mas cada arapiraquense que, dia após dia, contribui para o crescimento da nossa cidade. A eles, nossa gratidão e nosso compromisso de seguir trabalhando por um futuro ainda mais promissor.

    Agradeço também pela confiança depositada em mim, através do voto, que me rendeu as maiores votações nas eleições que disputei. E que eu busco retribuir com trabalho, com muito trabalho e dedicação. São mais de R$132 milhões do nosso mandato destinados à cidade de Arapiraca. São recursos para creches, para construção de unidades básicas de saúde, para o hospital regional, para entidades que cuidam de pessoas com deficiência, para a agricultura familiar, para poços artesianos, para cultura e esportes e também para estradas vicinais, para modernização do Parque Ceci Cunha, que está acontecendo neste momento, e para a futura construção do Centro de Exposições. De fato, são muitas ações e conquistas, mas, neste mês de outubro, eu quero destacar um trabalho que nós fizemos e que já ajudou a preservar a vida de mais de 56 mil mulheres que foram atendidas pelo Hospital de Amor. O Hospital de Amor, que também tem em outros estados, nós temos hoje no Estado de Alagoas, fincado em Arapiraca. Serve para tratar principalmente o câncer que mais é danoso à mulher, que é o câncer de mama. Nós temos um hospital completamente moderno, apto a realizar vários tipos de atendimentos, onde as mulheres têm o diagnóstico preciso e, assim, consigam ser curadas.

    Se o câncer de mama é o câncer que mais tira a vida de mulheres, também é um câncer que pode ser tratado, desde que seja identificado de maneira precoce e de maneira correta. E é isso que nós estamos fazendo, através do Hospital de Amor, fisicamente em Arapiraca, mas também móvel, através de duas carretas que percorrem todo o Estado de Alagoas levando os serviços para a mulher alagoana. E, neste mês, que é o mês em que simbolizamos o Outubro Rosa, nada melhor do que falar sobre a atuação do Hospital de Amor em todo o país e, nesse caso, especialmente o de Arapiraca, do qual eu tenho uma grande alegria em dizer que contribui para a construção, manutenção, e em que, com certeza, vamos ter ainda muitas outras conquistas para toda a região.

    Dessa maneira, Sr. Presidente, eu quero dar os parabéns a Arapiraca pelos seus cem anos de história e de conquistas. Que esse centenário nos inspire a construir um futuro à sua altura e também a chegar ao tamanho da sua grandeza. Então, Sr. Presidente, queria deixar registrado, com muita alegria, o fato de ser arapiraquense com muito orgulho.

    Também aproveito este momento para registrar aqui a presença da Dra. Eudócia, a quem eu convido para vir aqui. Dra. Eudócia é, hoje, a minha suplente eleita. Está aqui de surpresa. Eu não sabia nem que estava vindo, mas estará, com certeza, continuando o nosso trabalho. Somos parceiros de longa data. Logo, logo estará aqui assumindo, de maneira definitiva, a cadeira no Senado Federal. É uma médica, é militar, é evangélica, já foi Prefeita, extremamente atuante – uma amiga do Rodrigo e do povo de Alagoas.

    Então, Dra. Eudócia, eu fico muito feliz com a sua surpresa em estar aqui e eu não poderia deixar de registrar. Tenho certeza de que os colegas já a conhecem. Com certeza, contribuirá muito mais para que o Estado de Alagoas esteja em boas mãos.

    Então, Sr. Presidente, muito obrigado. E a todos: contem comigo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/10/2024 - Página 68