Discurso durante a 150ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração pelo 40º aniversário da Federação das Associações Comerciais do Mato Grosso (Facmat) e elogios ao trabalho desempenhado por essa Federação na infraestrutura do Estado.

Autor
Wellington Fagundes (PL - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Wellington Antonio Fagundes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Comércio:
  • Comemoração pelo 40º aniversário da Federação das Associações Comerciais do Mato Grosso (Facmat) e elogios ao trabalho desempenhado por essa Federação na infraestrutura do Estado.
Publicação
Publicação no DSF de 30/10/2024 - Página 79
Assunto
Economia e Desenvolvimento > Indústria, Comércio e Serviços > Comércio
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, FEDERAÇÃO, ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), DUPLICAÇÃO, RODOVIA, INVESTIMENTO, INFRAESTRUTURA, LIGAÇÃO, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), CUIABA (MT), SINOP (MT), RONDONOPOLIS (MT), PORTO, ESTADO DO PARA (PA), FERROVIA, DOM AQUINO (MT), CAMPO VERDE (MT), PRIMAVERA DO LESTE (MT), REGIÃO, ARAGUAIA, FRENTE PARLAMENTAR, LOGISTICA.

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT. Para discursar.) – Boa noite a todos os companheiros Senadores e Senadoras e a todos que nos assistem pela TV Senado, também pela TV Câmara e pela Rádio Câmara.

    Eu quero aqui trazer a minha satisfação de poder anunciar o aniversário de 40 anos da Facmat, que é a Federação das Associações Comerciais do Mato Grosso; e eu o faço aqui, cumprimentando o meu amigo, hoje Presidente, com a sua competência, o seu trabalho e humildade também, que é o Jonas Alves – ele e toda a sua diretoria. E, com ele, a Facmat se tornou uma das maiores forças de mobilizadoras, impulsionando, assim, o desenvolvimento econômico do nosso estado.

    Falar da Facmat é falar de uma geração de trabalhadores, e principalmente aqui falo, porque também fui Presidente da Associação Comercial e Industrial de Rondonópolis, ainda quando comecei a minha atividade profissional, com vinte e poucos anos, e conseguimos, então, junto com todo o sistema, fazer com que a Associação Comercial e Industrial de Rondonópolis ainda seja hoje a associação com o maior número de filiados do Estado do Mato Grosso, mesmo sendo a terceira cidade em habitação.

    Por isso, eu quero aqui também falar de todo esse trabalho que a Facmat também tem procurado fazer em termos da infraestrutura do nosso estado, ou seja, além do que é o trabalho de cuidar dos associados, da política classista, a Facmat, sob a direção do Sr. Jonas, tem procurado também avançar, principalmente em áreas tão necessárias para o nosso estado, como é a questão da infraestrutura.

    Mato Grosso está no centro do Brasil, portanto muito longe dos portos, e por isso é um estado em que temos procurado as parcerias necessárias para poder vencer esse desafio, Presidente, porque, com certeza, o custo Brasil se amplia muito, porque ainda somos um país extremamente rodoviário. Então, nas cargas que são transportadas por 2 mil quilômetros, saindo lá do Mato Grosso, para chegar ao porto, realmente o custo desse frete onera demais; além, claro, do número de acidentes nas nossas rodovias.

    Por isso, temos insistido muito, como Presidente da Frenlogi (Frente Parlamentar de Logística e Infraestrutura), para buscar alternativas além do rodoviarismo, claro, melhorar as nossas estradas, e eu quero citar a questão da BR-163, que liga o Mato Grosso do Sul, aliás, todo o Sul do Brasil entra em Mato Grosso, chega a Rondonópolis, Cuiabá e vai até Miritituba. Essa BR-163, que tem toda história da sua abertura, em que o Exército Brasileiro foi abrir essa estrada naquele momento tão importante de desenvolvimento, e, claro, muitos trabalhadores, militares pegaram malária e morreram, para construir uma das estradas mais importantes do Brasil. E essa estrada também estava sendo a campeã em número de acidentes. E aí foi quando fizemos essa luta, começamos a primeira audiência pública em Rondonópolis, já no meu primeiro mandato, junto com o Deputado Jota Barreto, meu amigo, companheiro – e aqui vou falar inclusive em memória dele, porque é uma pessoa que lutou tanto e acabou perdendo a vida exatamente em um acidente na BR-163 não duplicada; mas conseguimos, felizmente.

    Hoje, a duplicação da divisa de Mato Grosso do Sul, Rondonópolis e Cuiabá está pronta, e o desafio era avançar. E nós tínhamos uma concessão em que a empresa cobrava o pedágio e não tinha obras. É claro que isso trazia uma insatisfação muito grande para parte da população.

    E aí o Estado de Mato Grosso, mais uma vez, foi pioneiro. O Governador Mauro, com toda a sua equipe, com toda a bancada, estivemos trabalhando e conseguimos fazer uma assunção por parte da MTPAR, a empresa de desenvolvimento e investimento do Estado de Mato Grosso, que assumiu, então, o controle dessa BR-163. E, hoje, a gente vê a presença da Nova Rota do Oeste com obras em todo o trecho. Isso é extremamente importante, porque foi uma inovação que acabou acontecendo no Brasil e, hoje, já temos outras decisões do Ministério dos Transportes em outras estradas, inclusive do próprio Estado de Mato Grosso, do segmento de Sinop até Miritituba. Foi feita, na época, há algum tempo, uma concessão apenas de manutenção dessa estrada por 12 anos, porque ia se esperar a ferrovia Ferrogrão, mas, como isso não aconteceu, agora estamos trabalhando, também, para ampliar a concessão.

    Todo o arcabouço contratual a ANTT já preparou e agora vai para o Tribunal de Contas. Acreditamos que teremos a autorização dessa nova modelagem da engenharia econômico-financeira que está se encontrando. E aí, com isso, teremos a possibilidade, para o ano que vem, de já termos obra de duplicação de Sinop até Guarantã, na divisa do Pará. Esse é um trabalho que todos nós estamos fazendo, toda a bancada, porque isso é extremamente importante.

    Além disso, claro, também temos as ferrovias que estão acontecendo em Mato Grosso. É importante dizer que a Facmat sempre tem trabalhado e apoiado a ferrovia Ferronorte, que foi uma autorização nossa aqui dos Senadores, através do novo marco ferroviário brasileiro.

    Em Mato Grosso, nós temos a primeira ferrovia por autorização, Senador Magno Malta, estadual do Brasil, que é o avanço da ferrovia de Rondonópolis até Lucas do Rio Verde, com o ramal chegando a Cuiabá. A obra está acontecendo de forma extremamente rápida, mais de R$5 bilhões sendo investidos só no primeiro trecho entre Rondonópolis, Dom Aquino, Campo Verde e Primavera do Leste, onde vai ser o primeiro terminal, que, com certeza, trará um desenvolvimento muito grande para aquela região. Hoje, nós temos, Senador Bagattoli, mais de 5 mil pessoas trabalhando só nesse trecho entre Rondonópolis e Primavera do Leste, que dá 150km aproximadamente.

    Então, foi uma inovação também, mas aqui nós, do Senado, trabalhamos... Eu quero aqui lembrar também da luta, junto com o Senador Jayme Campos, que permitiu que tivéssemos essa situação e inovação. Eu e ele levamos à Assembleia Legislativa de Mato Grosso para fazer uma emenda constitucional, e a Assembleia, prontamente, através da Deputada Janaina, do Deputado Botelho, do Deputado Max, do Deputado Avallone, aprovou por unanimidade, e o Governo Mauro fez a sanção e a regulamentação.

    Da mesma forma, tem a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), que sai lá de Mara Rosa, em Goiás, e já está atravessando o Araguaia para chegar a Água Boa. É a primeira ferrovia por investimento cruzado do país, feita no Governo Bolsonaro. Então, é um avanço também, e aquela região do Araguaia, com certeza, vai ter – e já está tendo – um desenvolvimento muito grande, mas a maioria dessa carga tem que ser levada de caminhão até os portos, e isso encarece extremamente.

    Então, eu quero aqui, Sr. Presidente, mais uma vez, então, parabenizar esse trabalho feito pela Facmat. Eu quero dar como lido o meu pronunciamento, enaltecendo aqui o trabalho da diretoria através do nosso Presidente Jonas Alves. Estaremos lá com ele, comemorando esses 40 anos dessa instituição tão importante, que tem trabalhado, inclusive, principalmente agora, na duplicação da 364, no trecho de Rondonópolis, Pedra Preta, Alto Garças, Alto Araguaia até Jataí.

(Soa a campainha.)

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – Então, é outra obra muito importante, que a ANTT já aprovou. Os projetos já estão todos prontos; agora, é o Tribunal de Contas dando a palavra final para que a gente possa fazer essa concessão e, acredito, vamos trabalhar para que isso aconteça, se possível, ainda este ano.

    É isso, Sr. Presidente.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/10/2024 - Página 79