Pronunciamento de Izalci Lucas em 04/11/2024
Discurso proferido da Presidência durante a 153ª Sessão Especial, no Senado Federal
Encerramento de Sessão Especial destinada a comemorar os 45 anos do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp).
- Autor
- Izalci Lucas (PL - Partido Liberal/DF)
- Nome completo: Izalci Lucas Ferreira
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso proferido da Presidência
- Resumo por assunto
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Educação Superior,
Homenagem:
- Encerramento de Sessão Especial destinada a comemorar os 45 anos do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp).
- Publicação
- Publicação no DSF de 05/11/2024 - Página 15
- Assuntos
- Política Social > Educação > Educação Superior
- Honorífico > Homenagem
- Matérias referenciadas
- Indexação
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- ENCERRAMENTO, SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, SINDICATO, ENTIDADE PATRONAL, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, ENSINO SUPERIOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), NECESSIDADE, MELHORIA, ALFABETIZAÇÃO, ENSINO MEDIO, ENSINO FUNDAMENTAL, EDUCAÇÃO BASICA, PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI), MERCADO DE TRABALHO.
O SR. PRESIDENTE (Izalci Lucas. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - DF. Para discursar - Presidente.) – Bem, mais uma vez, eu quero aqui testemunhar a importância das instituições. O Semesp tem um papel fundamental no oferecimento de vagas para o ensino superior. É evidente que nós temos que contar também com todo o apoio do Congresso e, principalmente, do Executivo na elaboração dos programas que dão oportunidade.
Eu me lembro de que eu estudei com crédito educativo na UDF, que hoje é do Cruzeiro do Sul, lá do meu amigo Hermes – gente muito fina. Ele presidiu o Semesp durante muitos anos, não é? O Paulo Cardim também, o Aurélio... Eu me lembro do Aurélio, que foi muito ousado numa campanha – eu até hoje gravei aqui. A campanha falava assim: "Escola: você abre a primeira porta, ela abre todas as outras"; e também: "Escola: você escolhe, seu imposto paga", que é realmente uma forma... Porque há uma questão ideológica muito forte com relação à escola pública e à escola privada. Na prática, o que nós temos é uma escola estatal... a gestão estatal e a gestão privada. Públicas todas elas são, não é? Então, essa discriminação, a gente precisa combatê-la sempre.
É evidente que a gente precisa melhorar também as condições de alfabetização. Acho que precisa de investimento na educação infantil e alfabetização, porque o que está acontecendo no Brasil hoje é que nós estamos sem uma base da educação de qualidade. Então os alunos já chegam no ensino superior, principalmente no ensino privado, sem realmente estarem preparados para isso, com uma deficiência muito grande. Basta ver os nossos alunos do ensino médio hoje: mais de 60% dos nossos jovens saem do ensino médio sem saber matemática; mais de 50% sem saber português, aí chegam na faculdade, nas universidades, no centro universitário. Temos que alfabetizá-los todos novamente! Basta ver os nossos alunos do ensino médio hoje. Mais de 60% dos nossos jovens saem do ensino médio sem saber matemática – não é? –; mais de 50%, sem saber português. Aí chegam à faculdade, às universidades, aos centros universitários, tendo que se alfabetizar novamente.
Então, acho que é nítido, é claro, todo mundo sabe disso, e eu não sei por que ainda não tomaram uma posição mais firme com relação a investimento nas escolas, principalmente na alfabetização. A perda da escola normal foi fundamental; acho que todo mundo reconhece a importância do curso técnico, do magistério à época.
Então, a gente precisa... A faculdade, as universidades precisam estar mais conectadas ao mercado de trabalho, evidentemente. Nós temos hoje uma carência imensa na área de tecnologia da informação, não temos mão de obra qualificada. Mas por quê? Porque o Prouni, o Fies deveriam ser mais condicionados, mais ligados ao mercado. Não adianta ficar oferecendo cursos que não têm mais mercado. Então, a gente tem que estar muito sintonizado com isso.
E outra coisa, nós precisamos oferecer, como fizemos numa época, o curso superior para que o pagamento seja posterior, depois de formado, uma coisa tão simples, tão óbvia, e muitas vezes o Governo não pensa em resolver essa questão. Eu fico triste, porque eu recebo, aqui, no meu gabinete, todo mês, todo semestre, pessoas pedindo, pelo amor de Deus, um desconto no curso de medicina. Nós já tivemos isto, o Fies para a medicina, para ser pago posteriormente, após a formação. Então, o Governo precisa pensar nisso e lembrar que, em relação à educação, você tem que ir à escola com prazer, não é pagando o aluno para ir à escola, porque isso não funciona. Então, a gente precisa...
Lamentavelmente, eu participei do Plano Nacional de Educação, que, infelizmente, praticamente não atingiu meta nenhuma, porque também não havia nenhuma penalidade. Então, se você não tiver uma lei de responsabilidade educacional que penalize realmente a não aplicação dos recursos ou a continuidade dos programas, a gente dificilmente vai atingir as metas novamente – se ficar no plano de intenção, como sempre foram os nossos planos de educação.
Então, eu quero aqui reconhecer publicamente a importância do trabalho feito pelo ensino superior no Brasil, pelas entidades privadas, e reconhecer publicamente a importância também do trabalho oferecido pelo Semesp, realmente também de apoio às instituições.
Agradeço, Lúcia! Parabéns e que vocês possam continuar trabalhando para o Brasil aí, oferecendo realmente mão de obra qualificada.
E precisamos ter uma atenção especial também para os tecnólogos, não é? É incrível como o Brasil ainda não atingiu a meta – nós não chegamos nem a 10% ainda – do ensino técnico no Brasil; a maioria dos países desenvolvidos já ultrapassa 50%, 60%. Nós não temos técnicos, e há um monte de meninos aí na geração nem-nem, que não estuda e não trabalha, não é? E minha avó já dizia "cabeça vazia, oficina do diabo"; não tem o que fazer, vai fazer o que não presta. E há uma carência muito grande de mão de obra no Brasil com relação a tudo isso.
Então, eu quero aqui mais uma vez reconhecer e dizer da minha alegria de estar presidindo mais uma vez esta sessão de homenagem ao segmento da educação superior, em especial o Semesp.
Cumprida a finalidade desta sessão especial no Senado Federal, agradeço às personalidades que nos honraram com a sua participação e declaro encerrada esta sessão solene.
Muito obrigado.