Fala da Presidência durante a 148ª Sessão Especial, no Senado Federal

Em fase de revisão e indexação
Autor
Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Fala da Presidência.) – Paz e bem a todos vocês.

    É uma honra e uma alegria muito grande estar recebendo aqui brasileiros e brasileiras que vêm celebrar uma data muito especial, que, na verdade, acontece no dia 29, mas, como é dia de sessão deliberativa, nós estamos antecipando os 25 anos da Associação Brasileira dos Magistrados Espíritas (Abrame) para a data de hoje.

    É muito especial porque nesta semana não teve nenhuma sessão aqui, não teve nenhuma sessão deliberativa e nenhuma outra sessão não deliberativa. Teve outra especial, que foi conduzida pelo Senador Izalci...

(Intervenção fora do microfone.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – ... pelo Senador Rodrigo Pacheco, o próprio Presidente da Casa, que eu quero aqui agradecer publicamente por ter aberto essa exceção, porque nós estamos na véspera de uma eleição de muito acirramento em muitas capitais brasileiras, em muitas cidades, inclusive lá em Fortaleza, de onde eu cheguei para, com muita honra, participar aqui e presidir esta sessão de uma instituição, de uma associação que eu tenho um profundo respeito há muitos anos, antes de sonhar estar servindo ao Brasil na política aqui no Senado Federal; então, pela Abrame, eu tenho uma consideração muito grande. Em muitos momentos já fui buscar socorro em causas pela vida e pela família na Abrame, e ela, sempre muito de prontidão, com muita firmeza, sempre cumprindo o papel para que se propôs. É muito importante a gente fazer essa ressalva.

    Declaro aberta esta sessão.

    Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

    A presente sessão especial foi convocada em atendimento ao Requerimento nº 235, de 2024, de minha autoria e de outros Senadores, aprovado pelo Plenário do Senado Federal.

    A sessão é destinada a comemorar os 25 anos de fundação da Associação Brasileira dos Magistrados Espíritas (Abrame).

    Então, eu já quero tomar a liberdade para convidar, para compor a mesa desta sessão especial. E é muito especial também porque é dentro dos 200 anos do Senado Federal. Nós estamos, neste ano de 2024, comemorando o Bicentenário da Casa revisora da República. Então, é duplamente especial esta ocasião.

    Então, eu convido o Sr. Desembargador Noeval de Quadros, que é o Presidente da Associação Brasileira dos Magistrados Espíritas. (Palmas.)

    Tomo a liberdade também de convidar a Sra. Desembargadora Clarice Claudino da Silva. (Palmas.)

    A Sra. Desembargadora Carmelita Indiano Americano do Brasil Dias, Vice-Presidente e fundadora da Abrame. (Palmas.)

    O Sr. Ministro Paulo Roberto Saraiva da Costa Leite, Ministro do Superior Tribunal de Justiça, no período de 1989 a 2002. Ele é fundador da Abrame. (Palmas.)

    E o Sr. Juiz, meu amigo, Haroldo Dutra Dias, Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. (Palmas.)

    Eu quero agradecer também, aproveitando que os nossos convidados estão chegando aqui à mesa, à Maria Isabel. À Maria Isabel, que está aqui na frente, eu quero lhe agradecer muito por ter me dado esta oportunidade de propor esta sessão e por ter também falado com o Presidente da Casa, Rodrigo Pacheco. Foi muito importante. Eu quero lhe agradecer pela sua ousadia do bem, que proporcionou este momento aqui e está proporcionando para todos nós. (Palmas.)

    Então, convido a todos para, em posição de respeito, acompanharmos o Hino Nacional, que será interpretado pelo Coral do Senado Federal.

    E após serão cantados os louvores Aleluia; Ave, Maria; e Jesus, Alegria dos Homens também.

(Procede-se à execução do Hino Nacional.)

(Procede-se à execução musical.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Muito bom, Coral do Senado Federal. Parabéns a todos vocês aí.

    Enquanto vocês estavam nos dando esse presente, a gente estava recebendo outro presente aqui também, que é a visita de brasileiros que ocuparam aqui parte deste Plenário, numa visita que sempre acontece aqui, cada vez com mais frequência, de cidadãos que querem conhecer a história do seu país. Isso é muito válido e eu fico assim toda vez muito emocionado, quando a gente os encontra nos corredores, no museu que tem aqui, visitando a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. E daqui a pouco eu vou passar o modo como você, brasileiro, que está nos acompanhando agora pela TV Senado... A equipe é rápida, já me trouxe. Eu venho com o milho, vocês vêm com a pipoca, não é?

    Você, brasileiro, que está nos assistindo, ouvindo-nos agora pela Rádio Senado, pela TV Senado, Agência Senado, se quiser visitar aqui o Congresso Nacional, é simples, basta acessar o site www.congressonacional.leg.br/visite. Repetindo: www.congressonacional.leg.br/visite.

    Essa visitação pode ser realizada em dias úteis, exceto terças e quartas, mas também pode ser realizada nos finais de semana e feriados, das 9 às 17h. (Pausa.)

    Vamos agora continuar aqui. Demos uma parada, agora vamos continuar para ouvir o Coral do Senado Federal, que está de parabéns pela sua apresentação até agora, e eu tenho certeza de que só vai melhorar daqui para frente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/10/2024 - Página 8