Pronunciamento de Eduardo Girão em 25/10/2024
Presidência durante a 148ª Sessão Especial, no Senado Federal
- Autor
- Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
- Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Presidência
- Matérias referenciadas
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Nós é que agradecemos a você a sua presença aqui, sempre muito bem-vinda. Não é a primeira vez que o nosso querido Aroldo Dutra vem ao Senado Federal, já fez aqui brilhantes apresentações e hoje, mais uma vez, ele traz luz aqui a este Plenário, muito necessitado de luz aqui.
Eu reitero o pedido a quem está nos ouvindo, nos assistindo, que continue orando pelo Brasil, orando pelas autoridades, todas elas, porque essas orações são muito importantes, seja oração de qualquer origem, não é? Pensamentos positivos, vibrações. É muito importante aqui, nesse momento que a gente vive de uma transição planetária, franca transição planetária no Brasil, coração do mundo, pátria do Evangelho. Nós estamos vivendo momentos assim da hora derradeira. Percebemos isso intuitivamente e vendo os sinais por onde a gente passa.
Eu quero lembrar uma frase.
Eu sempre gosto, em momentos de sombra, de trevas, de me lembrar dos grandes humanistas, dos grandes pacifistas da humanidade. E tem uma frase... Porque todo mundo falou aqui de justiça, e é a essência da Abrame.
Martin Luther King Jr., pastor, tem uma frase que para mim é muito marcante, que sempre que eu posso eu reproduzo, que é a seguinte: "A injustiça em [...] [algum] lugar é uma ameaça à justiça em todo lugar". Então, por isso esse chamamento ao cidadão de bem neste momento.
A gente sabe que a maioria da população são pessoas de bem, e tem pessoas de bem em todas as instituições – e eu ouso dizer que é a maioria. Mas, como a questão 932 do Livro dos Espíritos fala, por que os maus prevalecem sobre os bons? É pela omissão dos bons, timidez. Quando os bons quiserem, a coisa vai ser diferente, até porque vai a favor da natureza.
Então, eu tenho muita esperança, mas muita esperança, quando eu vejo...
Eu estava comentando com o Presidente agora aqui, e ele me disse: "Rapaz, é impressionante a quantidade de visitas".
É porque vocês não estão vendo daí, mas aqui a gente fica vendo a todo instante.
Eu acho que entraram uns dez grupos aqui, lotados de pessoas, rondando aqui, durante esta sessão. Isso está acontecendo todos os dias aqui.
Eu converso com o pessoal que trabalha há muitos anos aqui... Tem o Zezinho, que é meu conterrâneo – cadê o Zezinho?
O Zezinho trabalha há 40 anos aqui. O Zezinho disse: "Rapaz, nunca vi isso".
É o brasileiro abraçando, chegando junto – sabe? –, participando da vida política, despertando, porque é através da política que a gente vai conseguir dar rumos, fazer mais o bem, promover a justiça também.
Então, eu quero parabenizar a todos vocês que aqui estiveram presentes hoje.
Vou agradecer aqui – permitam-me citar o nome – à equipe que dá sustentação para que esta sessão ocorra: Secretaria-Geral da Mesa, tão atenciosa; Gustavo Sabóia, que é o nosso Secretário-Geral.
Falei com ele no fim de semana para a gente confirmar esta sessão, porque foi decidido que não teria nenhum tipo de sessão não deliberativa e deliberativa. E aí eu falei: "Olha, mas tem aquela nossa da Abrame. Não tem problema, não?". Ele falou com o Presidente Rodrigo Pacheco, e o Presidente manteve.
Eu agradeço a Gustavo Sabóia, Ludmila Fernandes, Lígia José, Fábio, Secretário da sessão, junto com a Débora também, Secretária da sessão, Renata Leão, Zezinho, Jaerson Souza, Edinaldo, Waldir e Silvanio – esses são da Secretaria-Geral da Mesa.
Do sistema aqui do painel eletrônico, agradeço ao Gabriel Lima, Eduardo Marinho, Sostenes de Paula, Marcos Henrique, Percival Marques.
Da Secretaria de Polícia Legislativa, agradeço ao Adriano Gomes, Jorge da Conceição, Ananda Rocchi, Bruna Beltrão, Gabriella Zuniga.
Agradeço aos vigilantes aqui nossos: Tiago, Vítor, Iracema, Gilvaniza.
Da Secretaria de Taquigrafia: Quésia Farias, Armando Menezes, Adônis – o Adônis também participou do Coral do Senado.
Do Áudio: Emmanuel Bezerra, Wagner Porto, Lucas Reis, William Souza, Manoel Alexandre, Demerval Júnior, Luís Fábio.
Do Áudio também aqui, só para concluir: Clair Rezende, Evandro Pinho, Apolinário e William Batista.
Da TV Senado: Ilário Sobrinho, Anacleto Monteiro, Marcelo Silva, Ricardo Nascimento, Paulo César, Gabriel Henrique, Vanessa Câmara.
Da Brigada de Incêndio: Diogo e Andréia.
Do Senac, pessoal muito... Toda essa turma aqui é muito correta, gentil, trabalhadora.
O pessoal do Senac que fica ali no cafezinho ali atrás, sempre atencioso demais: Magda, Claudinei, Alessandra, Sirlene, Romério, Adilson, Delreis, Marcos, Ivanir, Alecsander, Adriano, Narciso, Edna.
Dos Serviços Gerais: João Neto, Vanjia, Ilmar, Carlos.
E das Relações Públicas: Adriana Araújo, Samara Sadeck, Daniela Gonzaga, Paula de Lima, Emily, Ramena Romero, Priscilla Flores, Marina Loures, Sara Vieira e Patrícia Mafili.
Pessoal, nós chegamos aqui ao final desta sessão histórica dos 25 anos da Abrame (Associação Brasileira de Magistrados Espíritas), que foi fundada em 29 de outubro de 1999. Nós tivemos aqui bons momentos de lembrança de como tudo começou, a atualização do cenário desafiador que nós temos nestes próximos dias, nestas próximas semanas, constante.
Quero dizer para vocês do imenso privilégio que foi para mim participar e, de alguma forma, colaborar com esse trabalho que eu admiro demais da Abrame.
Então, muito obrigado a todos os nossos palestrantes aqui presentes: Diretoria, pessoas que fazem parte da Abrame, parentes de fundadores, meus amigos de Fortaleza, minhas amigas...
E, para encerrar esta sessão, no dia de hoje, que começou muito tumultuado, que fala de justiça também, eu quero manifestar a minha solidariedade ao Deputado Gustavo Gayer, que, hoje, logo cedo, teve uma ação da Polícia Federal em sua casa, determinação de um ministro que, coincidentemente, é o ministro cujos abusos o Gustavo Gayer, como Deputado muito atuante da oposição aqui, tem denunciado, o Ministro Alexandre de Moraes, não apenas no Brasil, mas ele tem denunciado no exterior, em organismos internacionais, e eu espero que a revanche, a vingança não tome conta da nossa nação.
A hora do "olho por olho, dente por dente" – a Lei do Talião – já passou, e é como dizia Mahatma Gandhi: no olho por olho, dente por dente, a humanidade vai acabar cega e desdentada. Então, que nós tenhamos muita sabedoria neste momento.
Chega de perseguição! Perseguição sempre para um lado, intimidação sempre para um espectro. É isso que está todo mundo vendo.
Que a gente possa ter homens de bem se posicionando com relação a essa situação muito triste que está acontecendo.
Dois dias antes – a coincidência está só deixando feia a situação no aspecto –, dois dias antes da eleição, em que o Deputado está na linha de frente, ele recebe esse tipo de coisa de um inquérito aberto semanas atrás. Então, para uns é rápido demais; para outros, engaveta-se rapidamente.
Então, que o bom senso, a verdade e a justiça prevaleçam em nossa nação.
Que Deus nos abençoe! Jesus no comando!
Muito obrigado. Um ótimo final de semana com Jesus. Muita paz!