Pronunciamento de Mecias de Jesus em 30/10/2024
Pela Liderança durante a 151ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comentários sobre a incidência do crime organizado em Roraima, inclusive com a participação de imigrantes venezuelanos, e questionamentos ao Governo Federal quanto ao suposto abandono em que vive a Região Norte.
- Autor
- Mecias de Jesus (REPUBLICANOS - REPUBLICANOS/RR)
- Nome completo: Antônio Mecias Pereira de Jesus
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela Liderança
- Resumo por assunto
-
Assistência Social,
Direitos Humanos e Minorias,
Relações Internacionais,
Segurança Pública:
- Comentários sobre a incidência do crime organizado em Roraima, inclusive com a participação de imigrantes venezuelanos, e questionamentos ao Governo Federal quanto ao suposto abandono em que vive a Região Norte.
- Publicação
- Publicação no DSF de 31/10/2024 - Página 32
- Assuntos
- Política Social > Proteção Social > Assistência Social
- Política Social > Proteção Social > Direitos Humanos e Minorias
- Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Relações Internacionais
- Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Defesa do Estado e das Instituições Democráticas > Segurança Pública
- Indexação
-
- DENUNCIA, ESTADO DE RORAIMA (RR), ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA, FRAUDE, BENEFICIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA (BPC), FALSIFICAÇÃO, DOCUMENTO, ALICIAMENTO, IMIGRANTE, PESSOA IDOSA, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, COMENTARIO, CRIME, DEFICIENTE FISICO, BOA VISTA (RR), CRITICA, OMISSÃO, GOVERNO FEDERAL, FISCALIZAÇÃO, FRONTEIRA, COMBATE, CRIME ORGANIZADO, REGIÃO NORTE.
O SR. MECIAS DE JESUS (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - RR. Pela Liderança.) – Presidente, meu colega Senador Chico Rodrigues, Sras. e Srs. Senadores, nessa última semana, uma operação da Polícia Federal realizou nove buscas e apreensões contra sete investigados, acusados de integrarem uma organização criminosa responsável por fraudar o BPC (Benefício de Prestação Continuada) de milhares de pessoas, brasileiros e venezuelanos.
Entre os envolvidos, constam venezuelanos, servidores da prefeitura de Boa Vista, e um advogado.
O golpe, que causou um prejuízo de mais de R$33 milhões através do BPC, funcionava assim: os criminosos aliciavam idosos na Venezuela e os traziam para o Brasil. Já em Roraima, falsificavam documentos para comprovar residência em nosso país e faziam um falso cadastro para receber o benefício. Em seguida, os idosos voltavam para a Venezuela, onde continuavam a receber parte dos valores indevidamente.
Esse benefício, que corresponde a um salário mínimo mensal, é oferecido para pessoas com mais de 65 anos ou com deficiência de qualquer idade.
Além dessa operação, no último dia 25 de outubro, a Justiça de Roraima anunciou a condenação de um venezuelano, naturalizado brasileiro, que, entre 2015 e 2017, trazia deficientes auditivos para pedirem esmolas nas ruas de Boa Vista.
A denúncia foi feita em 2020 pelo Ministério Público Federal e consistia no aliciamento de surdos e mudos venezuelanos com a falsa promessa de empregos em Boa Vista. No entanto, ao chegarem ao Brasil, eram confinados em uma casa e obrigados a pedir esmola nas ruas.
Não se sabe se esse esquema acabou, já que centenas de venezuelanos, alguns surdos e mudos, continuam nas ruas pedindo esmolas.
Outra denúncia grave, Senadores e Senadoras, Presidente Chico Rodrigues: chegaram ao nosso gabinete informações de que um esquema criminoso semelhante, envolvendo deficientes físicos e mutilados, pessoas sem algum dos membros superiores ou inferiores, está em curso, trazendo essas pessoas para Boa Vista para pedirem esmolas nas ruas e nos sinais de trânsito. Dessa forma, é possível que o esquema já denunciado pelo Ministério Público, envolvendo surdos e mudos, e essa nova denúncia, envolvendo deficientes físicos, estejam em pleno andamento.
Portanto, senhoras e senhores, além de parabenizar a Polícia Federal pelo seu trabalho, existem algumas perguntas que precisam ser feitas.
Por que o Governo brasileiro não executa nenhuma ação de fiscalização nas fronteiras, evitando que esquemas criminosos como esses obtenham êxito?
Por que o Governo do Presidente Lula nega prorrogar o prazo para o pagamento de dívidas de microprodutores rurais brasileiros afetados por catástrofes climáticas...
(Soa a campainha.)
O SR. MECIAS DE JESUS (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - RR) – ... mas permite que milhões de reais sejam distribuídos sem fiscalização para esquemas de corrupção envolvendo venezuelanos?
Quando o Governo Federal vai, de fato, abrir os olhos para a invasão do crime organizado internacional, especialmente na Região Norte do nosso país?
Hoje, dos 3 mil criminosos detidos em penitenciárias do nosso estado, 600 são venezuelanos.
O Governo estadual já detectou e está combatendo, praticamente sozinho, duas facções do país vizinho que estão atuando em território brasileiro.
A pergunta que resume tudo isso, Sr. Presidente e demais colegas Senadores e Senadoras, é: até quando o Governo Federal ficará de braços cruzados em relação à situação de abandono da Região Norte do Brasil?
O povo da Região Norte exige respeito! Roraima merece respeito! E eu vou cobrar todos os dias, até que o nosso estado seja tratado com a importância que ele merece.
Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente, colegas Senadores e Senadoras.