Pronunciamento de Cleitinho em 30/10/2024
Discurso durante a 151ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Críticas à decisão do STF de anular todas as condenações do ex-Ministro José Dirceu na Operação Lava Jato. Defesa de anistia aos envolvidos nos ataques às sedes dos três Poderes em 8 de janeiro de 2023.
- Autor
- Cleitinho (REPUBLICANOS - REPUBLICANOS/MG)
- Nome completo: Cleiton Gontijo de Azevedo
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Crime Contra a Administração Pública, Improbidade Administrativa e Crime de Responsabilidade,
Direito Penal e Penitenciário,
Direitos Individuais e Coletivos,
Processo Penal:
- Críticas à decisão do STF de anular todas as condenações do ex-Ministro José Dirceu na Operação Lava Jato. Defesa de anistia aos envolvidos nos ataques às sedes dos três Poderes em 8 de janeiro de 2023.
- Aparteantes
- Jaime Bagattoli.
- Publicação
- Publicação no DSF de 31/10/2024 - Página 76
- Assuntos
- Outros > Crime Contra a Administração Pública, Improbidade Administrativa e Crime de Responsabilidade
- Jurídico > Direito Penal e Penitenciário
- Jurídico > Direitos e Garantias > Direitos Individuais e Coletivos
- Jurídico > Processo > Processo Penal
- Indexação
-
- CRITICA, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), DECISÃO JUDICIAL, ANULAÇÃO, CONDENAÇÃO, JOSE DIRCEU, EX-DEPUTADO, ENFASE, COMPARAÇÃO, CONDENAÇÃO CRIMINAL, REU, DEPREDAÇÃO, PATRIMONIO PUBLICO, SEDE, LEGISLATIVO, EXECUTIVO, JUDICIARIO.
O SR. CLEITINHO (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - MG. Para discursar.) – Boa noite, Sr. Presidente. Boa noite aos Senadores e Senadoras, à população que acompanha a gente pela TV Senado e aos servidores desta Casa aqui.
Quero mostrar aqui para você, cidadão brasileiro, como é que era o STF na época da Dilma, tá? Vou mostrar para vocês aqui como é que era o STF, uma discussão aqui em Plenário do Gilmar Mendes com o Barroso. Olha que beleza!
(Procede-se à reprodução de áudio.)
O SR. CLEITINHO (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - MG) – Então, o Barroso aplicou uma lei que vale para todo mundo. Entendeu? Deu indulto, nessa época, para ele.
Agora, eu queria mostrar para vocês aqui como é que era com o Bolsonaro. Que beleza. Deixe-me mostrar para vocês aqui: "Bolsonaro decreta perdão da pena a Daniel Silveira, condenado pelo STF". O Bolsonaro fez isso. Sabe o que o STF fez? Olha aqui: "STF cancela perdão da pena que Bolsonaro deu a ex-deputado federal Daniel Silveira".
Vocês estão vendo como é que era? Vocês estão vendo como é que era o tratamento na época do Governo da Dilma? Como é que era o tratamento no Governo do Lula? E como é que era o tratamento no Governo do Bolsonaro? Como é que o STF fazia?
Então, vocês podem ter certeza absoluta de que eu vou continuar fazendo isso aqui.
Quero falar aqui para o ex-Presidente Bolsonaro: o que eu puder fazer durante este mandato meu para honrar você, Bolsonaro, honrar a sua honra, você pode ter certeza de que eu vou defender sua honra aqui.
Fique à vontade.
O Sr. Jaime Bagattoli (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RO. Para apartear.) – Um aparte, Cleitinho.
Senador Cleitinho, sabe o que se chama isso no linguajar popular? Dois pesos e duas medidas. Lá, quando era a época da Dilma, valia; agora, no Governo Bolsonaro, não valeu. Então, isso se chama, no linguajar brasileiro, dois pesos e duas medidas.
O Supremo tinha que ter vergonha ao tomar medidas iguais a essas.
Obrigado, Presidente.
O SR. CLEITINHO (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - MG) – Eu que agradeço.
Agora, eu não poderia deixar de mostrar também, novamente... Eu queria refrescar aqui a memória do Lula, porque hoje ele deu uma entrevista para a Itatiaia e falou isso aqui, mas eu quero refrescar a memória do Lula.
Presta atenção no que ele falou da questão do dia 8, dos patriotas do dia 8. Presta atenção!
(Procede-se à reprodução de áudio.)
O SR. CLEITINHO (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - MG) – O Lula está dizendo aqui que tem que ser preso para aprender o que é democracia.
Então, eu queria mostrar para o Lula isso aqui. Lula, olha aqui, para você ver: "PT assina resolução do Foro de São Paulo, que reconhece vitória de Maduro na Venezuela". Vocês estão reconhecendo aqui uma vitória que todo mundo sabe... O mundo inteiro está questionando aqui a questão das eleições lá na Venezuela, que sabe que tem muita suspeita de fraude nessas eleições.
E você, por que você pega... Aqui foram palavras do PT, mas quem é o PT de verdade mesmo? Quem que é o PT, Lula? Você é o PT, você deveria poder se posicionar que foi contra. Fala que você é contra as eleições lá na Venezuela ou você pega e fala que apoia, já que você fala tanto que defende a democracia. Resolve, Lula!
Eu quero mostrar mais, eu quero refrescar a memória do Lula aqui.
Aí, gente, os patriotas do dia 8 viraram criminosos, mas tem uma turma de criminosos aqui que está solta e inclusive pode disputar eleição, viraram ficha-limpa.
Aí eu queria refrescar a memória do Lula desse aqui: "Gilmar Mendes anula condenação de José Dirceu na Lava Jato". Esse você conhece, não conhece, Lula? Esse você conhece muito bem.
E, para quem não conhece, dá uma digitada no Google agora e coloca "José Dirceu". Vocês vão ver a condenação do José Dirceu o que é. Sabe por que foi a condenação dele? Corrupção. E o Lula conhece muito bem o José Dirceu. Esse pode ficar solto, não é, Lula? Esse não é criminoso, não é, Lula?
Agora eu queria mostrar mais, quero refrescar mais a memória do Lula. Olha isso aqui, gente: "Após Dirceu, o STF também devolve direitos políticos a Luiz Fernando Pezão". O ex-Governador do Rio de Janeiro também.
Gente, dá uma pesquisada no Google e olha quem é o Pezão, olha porque ele foi condenado.
Lula, você o conhece muito bem, sabe por quê? Porque, Lula, esse aqui, tem alguns dias atrás, gente, deve ter uns 20 dias: "Ex-Governador do Rio, Pezão, volta a Brasília como Prefeito e se encontra [com você] Lula". Você conhece muito bem o Pezão!
Agora eu queria chamar a atenção aqui de toda a população brasileira. Esse cara ainda conseguiu ser Prefeito numa cidade do Rio de Janeiro é uma afronta à população brasileira. Como vai levar um país desse a sério? Um cara desse que foi condenado está livre, ainda pode ser candidato e ainda vira Prefeito da cidade do Rio de Janeiro?
Como estão falando agora que o José Dirceu pode vir candidato a Deputado ou a Senador, o que for, em 2026. Como é que você leva um país desse a sério?!
Como é que pode um Sérgio Cabral, que pegou 400 anos de prisão... Eu canso de falar que esse cara, para poder pagar essa condenação de 400 anos, tinha que ressuscitar no mínimo quatro vezes. Quatro vezes, se fosse bom de saúde ainda, para poder pagar a pena dele. Esse cara está solto e está falando para todo canto do Rio de Janeiro que virá candidato a Deputado Federal pelo Rio de Janeiro. E Eduardo Cunha a mesma coisa!
E aqui está tendo uma PEC, não sei se é projeto, para poder flexibilizar a lei da ficha limpa para beneficiar esses canalhas. E aí a gente não consegue passar aqui uma PEC da anistia para beneficiar de verdade quem é de verdade honesto neste país aqui, em que muitas pessoas... O próprio Presidente acabou de falar aqui que tem situações aqui que não tem como, que é injustiça o que está se fazendo com esse pessoal do dia 8.
E ficam falando o seguinte: "Não, esse pessoal do dia 8, Cleitinho, eles vieram aqui e fizeram baderna, eles quebraram o Congresso Nacional, eles quebraram o Brasil". Gente, sabe quem quebrou o Brasil e sabe quem roubou do Brasil? Foram esses aqui de que eu estou falando para vocês aqui, esses aqui que roubaram do país.
Aí eu faço uma pergunta para você, Lula. Já que esse pessoal do dia 8 tem que ficar preso para aprender o que é democracia, eu te faço uma pergunta: esse pessoal que estava preso aí, que saiu agora e pode ser candidato – inclusive tem um "descondenado" que virou Presidente –, aprendeu que não pode roubar dinheiro público?
Faço uma pergunta para vocês aqui e faço uma pergunta para você, Lula: essa companheirada sua que está toda livre, leve e solta aprendeu de uma vez por todas, porque estão querendo vir candidatos, estão querendo vir candidatos o José Dirceu, o Sérgio Cabral, o Pezão?
Pezão, você aprendeu esses anos que você ficou na cadeia? Você tomou vergonha na cara? Você vai virar Prefeito agora da cidade a partir de 1º de janeiro, você aprendeu que não se pode roubar dinheiro público, que não se pode desviar dinheiro público? Você aprendeu? Porque muitas pessoas, no Brasil, ficaram revoltadas e vieram para cá por situações como a sua Pezão, como a sua, Sérgio Cabral. Foi por causa de vocês que o povo ficou revoltado. Porque o povo não aguenta mais se saqueado, ser roubado. Vocês aprenderam?
Porque o Lula acabou de dar uma entrevista aqui – e aí? – falando que tem que ser preso para aprender o que é democracia. Então, faça uma pergunta, Lula; pergunte aos seus companheiros, pergunte ao Pezão. Ele esteve com você, você encontrou com ele: "Você aprendeu, Pezão, a ser honesto? Você aprendeu?"
Porque honestidade, para mim, não é nem qualidade, é uma obrigação, ainda mais quando você mexe com dinheiro público, que não é nosso, é dos outros, é do povo. A gente está aqui para fiscalizar e cuidar do povo.
Aí eu faço uma pergunta para vocês, Pezão, Sérgio Cabral, você que quer vir: na sua companha, no horário eleitoral, em que você vai despejar dinheiro público, você vai ter a coragem de chegar no horário eleitoral e falar assim 'gente, olha, eu sou uma alma honesta, eu não fiz nada de errado e eu estou aqui novamente pedindo voto para vocês'". Você vai fazer isso, Eduardo Cunha? Você vai falar a verdade, por que você foi condenado? O que você foi fazer lá em Dubai que gastava dinheiro público? Você, Sérgio Cabral, que disse que era um vício, que era quase um vício, você tem coragem de ir a público? Você tem coragem de vir aqui ao Plenário, de falar isso aqui?
Tem hora que me dá vontade de que esses caras ganhem a eleição para eu poder questioná-los aqui no Plenário. Quero ver se eles são homens para poderem falar que são uma alma limpa, uma alma honesta, na minha cara, na minha frente aqui. Eu veria ver.
(Soa a campainha.)
O SR. CLEITINHO (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - MG) – É muito fácil falar dos patriotas aqui, é muito fácil falar desse pessoal do dia 8 e colocar como se fossem criminosos, como se fosse bandidos. A gente sabe muito bem quem é bandido neste país aqui, a gente sabe muito bem quem é criminoso neste país aqui, a gente sabe muito bem disso.
Ah, tem muita coisa que não tem jeito! A gente não consegue fiscalizar, a Polícia Federal não consegue fiscalizar, o Ministério Público, o Gaeco, mas Deus, lá de cima, está vendo, gente. Se Deus resolve descer aqui e abrir o livro de cada político de antes da Constituição e depois da Constituição, os políticos todos que passaram, no Brasil, vou te falar uma coisa: é chicotada, é chibatada. Deus falou assim: "Pode ir para lá. Não precisa quebrar o Congresso não. Vá lá dar chicotada e chibatada nos políticos que roubaram no país". A verdade é essa. Infelizmente, é só quando Deus voltar e abrir o livro de cada político.
Eu falo isso aqui de cara limpa, de coração aberto, porque Deus pode abrir o meu livro aqui e agora. Não sou perfeito, não sou Jesus Cristo, porque o único que foi perfeito foi ele, mas durante os meus mandatos de Vereador, de Deputado...
(Soa a campainha.)
O SR. CLEITINHO (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - MG) – ... e Senador, nunca fiz coisa errada, nunca prejudiquei alguém, nunca fiz sacanagem com o povo, nunca roubei dinheiro do povo. Pelo contrário, devolvi dinheiro para o povo, sempre fiz isso. O que é do povo volta para o povo.
Estou vendo a situação das emendas. Sou muito crítico ao STF aqui, mas falo: nessa situação do Flávio Dino, fiscalize mesmo. Não existe isso de emenda Pix, sem transparência, não! Toda emenda tem que ter transparência. O princípio da administração pública se chama transparência. Como é que você pega dinheiro público e encaminha para um monte de prefeituras, para um monte de canalhas, para poder, depois, desviar dinheiro público? Tem que fazer isso sim!
Eu estou falando aqui. Sou crítico ao STF, sou crítico ao Flávio Dino, não votei no Flávio Din, mas, nessa situação, como eu sou um político limpo e honesto, eu quero que fiscalizem todas as emendas.
Ah, se fazem uma CPI dessas emendas, gente!? Ah, se fazem uma CPI de emendas de antes da Constituição, não sei se tinha emenda, e depois da Constituição também! De 1990 para cá, essa quantidade de emenda que foi para um canto, que foi para outro. Ah, gente, se Deus vem aqui e abre o livro de cada político deste país e mostra as emendas, para aonde foram, como é que são usadas!
Então, lava a boca para falar desse pessoal do dia 8, lava a boca para falar desse pessoal do dia 8. Esse pessoal do dia 8 a vida inteira pagou imposto rigorosamente em dia para poder beneficiar político. E a maioria dos políticos é um bando de corrupto e de ladrão. A verdade é essa. Então, lave a boca para falar que é do patrão, porque o patrão é o povo!
Nós aqui, todos nós, V. Exas. aqui, todos, Presidente, Senador, Governador, Prefeito, Vereador, são todos empregados do povo e tem obrigação de defender o povo e servir a ele.
Então, lavem a boca para falar do pessoal do dia 8!
Muito obrigado, Presidente.