Pronunciamento de Eduardo Girão em 11/11/2024
Pela ordem durante a 156ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Críticas à limitação da prerrogativa de abertura das sessões do Senado Federal apenas aos membros da Mesa do Senado.
- Autor
- Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
- Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Atuação do Senado Federal,
Processo Legislativo:
- Críticas à limitação da prerrogativa de abertura das sessões do Senado Federal apenas aos membros da Mesa do Senado.
- Publicação
- Publicação no DSF de 12/11/2024 - Página 28
- Assuntos
- Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
- Jurídico > Processo > Processo Legislativo
- Indexação
-
- CRITICA, PRESIDENCIA, SENADO, MESA DO SENADO, LIMITAÇÃO, ABERTURA, SESSÃO PLENARIA.
O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Pela ordem.) – Só deixando bem claro, Senador Chico Rodrigues, eu fiz até a ressalva e faço de novo: o senhor sempre, quando está na sua escala, o senhor sempre vem, está certo? Infelizmente, eu acho que são sete da Mesa Diretora. São sete? É isso? Nove. É um número que... Infelizmente outros colegas não conseguem ter a presença que o senhor tem. Então, infelizmente, hoje nós estamos com o inverso. Se o senhor pegar as sextas-feiras e segundas... Quinta, nem se fala – às quintas estão sendo canceladas todas as sessões –, mas às segundas e sextas, a maioria já não está sendo realizada por causa dessa mudança.
Então, deixo claro esse registro da sua participação, sempre, mas também digo que, ao longo dos 200 anos do Senado... Eu conversei com colegas aqui: o Senador Alvaro Dias – vários outros, que inclusive já saíram –, o Senador Lasier Martins, o Senador Izalci, que entrou junto comigo. Não é, Senador Izalci? Em 2019. Eu cansei de... Cansei não, porque eu acho bom. Parlamento é isto: é parlar, falar. Então, a gente ficava aqui por horas, na segunda e na sexta, debatendo assuntos, fazendo denúncias, discursos, pronunciamentos. O Senador Izalci cansou de abrir esta sessão. Talvez estivesse incomodando. Talvez não: alguns discursos nossos incomodaram os poderosos de plantão – vamos dizer assim –, que mudaram uma norma que a gente já... É algo que eu nunca tinha visto aqui – eu nunca tinha visto alguém da Mesa ter que abrir. Começou agora, no ano passado.
Então, conversando com Parlamentares que já estão há vários mandatos – Magno Malta, por exemplo... Ele disse: "Não, nos meus outros mandatos de Senador, se tinha dois ou três aqui, abria-se a sessão não deliberativa, porque a gente não vai votar nada, a gente vai apenas discursar". Então, eu acho isso muito ruim para a democracia, sabe, Senador Chico? Eu acho muito ruim – ainda mais no momento em que esta Casa é questionada legitimamente pela população brasileira, para que ela se levante e investigue o Ministro do Supremo, por exemplo, porque estão aí tocando o terror na censura – a gente estar se rebaixando nesse aspecto da democracia. Mas fica só esse registro.
Eu espero que mude. Eu sou sempre um Parlamentar, aqui, otimista, esperançoso com o porvir. Então, eu espero que tudo isso faça as pessoas refletirem. Às vezes tem que vir à luz tudo isso para a mudança dessa decisão da Mesa Diretora.
Obrigado, Sr. Presidente.