Pela ordem durante a 157ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento do ilustre homem público José Viana dos Santos, conhecido como Zé Viana, ex-Vereador em Porto Velho/RO e ex-Deputado Federal por Rondônia, participante da Assembleia Nacional Constituinte de 1988. Apresentação de condolências à família.

Autor
Confúcio Moura (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Confúcio Aires Moura
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Pesar pelo falecimento do ilustre homem público José Viana dos Santos, conhecido como Zé Viana, ex-Vereador em Porto Velho/RO e ex-Deputado Federal por Rondônia, participante da Assembleia Nacional Constituinte de 1988. Apresentação de condolências à família.
Publicação
Publicação no DSF de 13/11/2024 - Página 15
Assunto
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, VOTO DE PESAR, MORTE, EX-VEREADOR, PORTO VELHO (RO), EX-DEPUTADO, REPRESENTAÇÃO, ESTADO DE RONDONIA (RO), PARTICIPANTE, ASSEMBLEIA CONSTITUINTE, APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA.

    O SR. CONFÚCIO MOURA (Bloco Parlamentar Democracia/MDB - RO. Pela ordem.) – Sr. Presidente, Senadores, Senadoras, ouvintes, telespectadores, hoje eu venho aqui ao Plenário desta Casa para prestar uma homenagem a um grande homem, um verdadeiro defensor da democracia, das liberdades e do bem-estar da nossa população. Trata-se de José Viana dos Santos, carinhosamente conhecido no Estado de Rondônia como Zé Viana.

    Nascido em Brotas de Macaúbas, no Estado da Bahia, no dia 9 de junho de 1928 – portanto, com 96 anos de idade –, chegou a Rondônia em 1972, onde se destacou pela militância política no Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

    Em 1976, ele foi Vereador em Porto Velho. Era um homem de fé, profundamente religioso e solidário. Em 1982, candidatou-se à Prefeitura de Ji-Paraná, na primeira eleição do município. Com a derrota na eleição, ele não se deixou abater. Em 1986, ele foi eleito Deputado Federal por Rondônia, participando ativamente da Assembleia Nacional Constituinte, que resultou na nossa atual Constituição de 1988.

    Sua paixão pela política e o seu compromisso inabalável com o bem-estar do nosso povo de Rondônia foram e continuam sendo uma fonte de inspiração para todos nós.

    Hoje eu quero expressar minhas sinceras condolências à sua família e a todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo, como eu o conheci.

    Eu faço este discurso com a mais pura expressão da verdade: Zé Viana foi um grande homem brasileiro.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/11/2024 - Página 15