Discurso durante a 159ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Destaque para a 19ª Reunião de Cúpula do G20 no Rio de Janeiro, que reuniu líderes globais para debater temas como o combate à fome, o desenvolvimento sustentável e a reformada governança global. Elogios ao período da presidência do Brasil à frente desse grupo de países.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Assuntos Internacionais:
  • Destaque para a 19ª Reunião de Cúpula do G20 no Rio de Janeiro, que reuniu líderes globais para debater temas como o combate à fome, o desenvolvimento sustentável e a reformada governança global. Elogios ao período da presidência do Brasil à frente desse grupo de países.
Publicação
Publicação no DSF de 19/11/2024 - Página 49
Assunto
Outros > Assuntos Internacionais
Indexação
  • REGISTRO, REUNIÃO, GRUPO DOS VINTE (G20), CAPITAL DE ESTADO, RIO DE JANEIRO (RJ), DISCUSSÃO, COMBATE, FOME, POBREZA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL.
  • ATUAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ELOGIO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, LIDERANÇA, GRUPO DOS VINTE (G20), PROGRESSO, COMBATE, FOME, POBREZA, MUDANÇA CLIMATICA, TRIBUTAÇÃO, AMBITO INTERNACIONAL.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS. Para discursar.) – Sr. Presidente Rodrigo Pacheco, falo hoje sobre um tema que repercutiu e está repercutindo em nível internacional.

    Hoje marca o início de um evento histórico para o Brasil e para o mundo. A cidade do Rio de Janeiro é o palco da maior reunião diplomática da nossa história: a Cúpula de Líderes do G20. Esse encontro reúne Chefes de Estado e de Governo das maiores economias globais para traçar caminhos frente aos principais desafios da atualidade.

    Amanhã, ao final da cúpula, o Brasil passará, simbolicamente, a Presidência rotativa do fórum para a África do Sul, coroando, assim, um ano de intenso trabalho diplomático e reafirmando o protagonismo do nosso país na cena internacional.

    Desde dezembro de 2023, o Brasil assumiu a liderança rotativa do G20, conduzindo mais de 130 reuniões preparatórias em várias cidades brasileiras, demonstrando o compromisso com o diálogo, o entendimento e a construção de consensos.

    Sob a liderança do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Presidência brasileira priorizou três pilares fundamentais para o debate global: combate à fome e à pobreza, desenvolvimento sustentável e a urgente reforma da governança global.

    Dentre as principais entregas dessa Presidência, destacamos a consolidação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Essa iniciativa já conta com a adesão de diversos países e organizações internacionais, estabelecendo as bases concretas para políticas públicas eficazes no enfrentamento da fome, um mal que ainda assola milhões de pessoas no mundo.

    Avançamos também em questões cruciais, como a agenda climática e a tributação internacional. Foi aprovada uma declaração ministerial histórica que reafirma o compromisso dos países com o Acordo de Paris e com a meta de limitar o aquecimento global em 1,5ºC, um passo vital para a preservação do nosso planeta. Além disso, a Declaração do Rio de Janeiro sobre Cooperação Tributária Internacional representa um marco da luta por uma tributação mais justa, abrindo caminho para uma discussão global sobre a taxação de grandes fortunas e a diminuição das desigualdades econômicas.

    A cúpula do G20, no Rio de Janeiro, traz uma presença internacional de altíssimo nível, com Líderes de todas as nações membros, como Joe Biden, dos Estados Unidos; Xi Jinping, da China, e Emmanuel Macron, da França, além de outras importantes figuras de organizações internacionais como António Guterres, Secretário-Geral da ONU, e Kristalina Georgieva, Diretora-Gerente do FMI.

    O Brasil também fez questão de convidar líderes de países não membros e representantes de organizações regionais, reforçando assim o caráter inclusivo e democrático desse fórum.

    A agenda brasileira para o G20 é robusta e focada em firmar compromissos concretos que tragam benefícios reais para toda a população.

    Entre os principais pontos de discussão, repito, estão o combate à fome e à pobreza e a implementação de políticas públicas de transferência de renda e incentivo à agricultura familiar, à preservação ambiental, à transição energética e à reforma das instituições de governança global.

    Os desafios são imensos, mas estamos confiantes de que o encontro resultará em metas claras e concretas, que poderão transformar a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo.

    O Brasil reafirma seu compromisso com a construção de um futuro mais justo, sustentável e inclusivo, demonstrando que é possível a construção de um mundo melhor para todos viverem.

    É isso, Presidente Rodrigo Pacheco.

    Eu agradeço muito a oportunidade que me foi dada por V. Exa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/11/2024 - Página 49