Fala da Presidência durante a 165ª Sessão Especial, no Senado Federal

Abertura de Sessão Especial destinada a comemorar o centenário da União dos Escoteiros do Brasil (UEB).

Autor
Flávio Arns (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
Data Comemorativa, Educação:
  • Abertura de Sessão Especial destinada a comemorar o centenário da União dos Escoteiros do Brasil (UEB).
Publicação
Publicação no DSF de 26/11/2024 - Página 39
Assuntos
Honorífico > Data Comemorativa
Política Social > Educação
Matérias referenciadas
Indexação
  • ABERTURA, COMEMORAÇÃO, SESSÃO ESPECIAL, CENTENARIO, UNIÃO, BRASIL.

    O SR. PRESIDENTE (Flávio Arns. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - PR. Fala da Presidência.) – Declaro aberta a sessão.

    Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos.

    A presente sessão especial foi convocada em atendimento ao Requerimento nº 608, de 2024, de autoria desta Presidência e de outros Senadores e Senadoras, aprovado pelo Plenário do Senado Federal.

    A sessão é destinada a celebrar o centenário da União dos Escoteiros do Brasil (UEB).

    Fazem parte da mesa os seguintes convidados: à minha direita, na ponta, o Sr. Ivan do Nascimento, Presidente da União dos Escoteiros do Brasil.

    Seja muito bem-vindo! (Pausa.)

    À esquerda, também na ponta, o amigo Sr. Paulo Salamuni, Procurador Municipal na cidade de Curitiba, Paraná, e ex-Presidente da UEB. (Palmas.)

    À minha esquerda também – sejam todos e todas muito bem-vindos e bem-vindas! –, a Sra. Mônica Saraiva de Albuquerque, Diretora-Presidente da Região Escoteira do Distrito Federal. (Palmas.)

    Aqui à minha direita, com muita alegria, a jovem escoteira Manuela Rocha Silva Macêdo Pereira, jovem escoteira aqui do Distrito Federal. (Palmas.)

    Acompanhando a Manuela, a Sra. Flávia Roberta Rocha Silva Macêdo Pereira, à minha direita, mãe da Manuela.

    Uma salva de palmas. (Palmas.)

    Também à minha esquerda – seja muito bem-vindo! –, o jovem Lorenzo Rocha Almeida, jovem escoteiro do Distrito Federal. (Palmas.)

    Quero também cumprimentar a todas e todos que estão aqui no Plenário do Senado Federal. Sejam todos e todas muito bem-vindos e bem-vindas para esta sessão especial, que procura celebrar, homenagear, mas principalmente celebrar os cem anos da União dos Escoteiros do Brasil (UEB).

    Quero cumprimentar também, pelos meios de comunicação do Senado, todos e todas que nos acompanham pelo Brasil, porque o Brasil inteiro está acompanhando. É um movimento – a União dos Escoteiros – que precisa ter o apoio não só do Senado, dos órgãos públicos, mas de toda a sociedade.

    Quero cumprimentar, de uma forma especial, também, o Senador Eduardo Girão, do Estado do Ceará, aqui presente, que fez absoluta questão de estar presente também nesta cerimônia. (Palmas.)

    Muito bem.

    Convido a todos e todas para, em posição de respeito, acompanharmos o Hino Nacional.

(Procede-se à execução do Hino Nacional.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Flávio Arns. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - PR) – Na sequência, ouviremos o Hino Rataplan, canção tradicionalmente associada ao movimento escoteiro no Brasil.

(Procede-se à execução do Hino Alerta.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Flávio Arns. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - PR) – Queremos destacar também a presença do Sr. Superintendente Comercial da Casa da Moeda do Brasil, Leonardo Alves – seja muito bem-vindo! –; da Sra. Superintendente Executiva de Relacionamento Institucional dos Correios, Karina Leite Ribeiro Nassaralla; do Sr. Diretor Presidente da Regional dos Escoteiros do Rio Grande do Sul, Everton Barragan. (Palmas.)

    Muito bem. Podem até levantar a mão para todo mundo localizar.

    Aqui estavam o Superintendente Comercial da Casa da Moeda, Leonardo Alves; a Superintendente Executiva de Relacionamento Institucional dos Correios, Karina Nassaralla; o Sr. Presidente da Regional dos Escoteiros do Rio Grande do Sul, Everton Barragan; o Sr. Presidente da Região Escoteira do Mato Grosso, Rodrigo Paiva. (Palmas.)

    Muito bem. Seja muito bem-vindo!

    O Sr. Presidente do Grupo dos Escoteiros Santos Dumont do Distrito Federal, Júnior Gabriel, e o Sr. Presidente da Região Escoteira do Mato Grosso, que eu já mencionei, Rodrigo Paiva, que está aqui presente.

    Obrigado pela presença.

    Gostaríamos de ressaltar que não é todo dia que uma instituição pode comemorar cem anos de existência, com relevantes serviços prestados à sociedade brasileira, em especial ao seu segmento mais jovem. Por si só, este fato justificaria a prestação desta singela homenagem à União dos Escoteiros do Brasil. Mas não é só isso; há muito mais. Como bem sintetiza o lema de seus cem anos, a UEB (União dos Escoteiros do Brasil) aporta um verdadeiro legado de transformação e impacto positivo para o Brasil, ao inspirar, preparar e fortalecer um enorme conjunto de gerações à luz dos mais elevados valores sociais e morais.

    Saúdo, portanto, todos os Senadores e Senadoras que assinaram o Requerimento nº 608, de 2024, e mesmo aqueles que não assinaram, às vezes, por não terem tido a oportunidade de ver o documento, porque a União dos Escoteiros do Brasil é uma unanimidade nesta Casa, para a celebração desta merecida homenagem.

    O escotismo foi fundado pelo militar britânico Robert Baden-Powell, em 1907. Movimento juvenil de caráter educacional, apartidário, sem finalidade lucrativa, baseado no voluntariado e que visa o desenvolvimento pessoal do jovem, segundo um esquema de valores contido em um compromisso designado Lei Escoteira.

    Entre nós, o movimento escoteiro chegou em 1910, espalhando-se rapidamente pelo território nacional. Em seus primórdios, havia associações regionais, mas não uma entidade nacional e unificadora. Foi assim que o Almirante Benjamin Sodré lutou pela unificação das instituições, fomentando o que viria a se constituir, em novembro de 1924, na União dos Escoteiros do Brasil. Hoje a UEB orgulha-se de ser o maior movimento de educação não formal do país... (Palmas.)

    ... presente em todas as regiões do Brasil, reconhecida em decreto federal como organização de utilidade pública. Também é a única instituição brasileira reconhecida pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro, desde sua fundação até os dias atuais.

    A ética dos escoteiros valoriza o convívio humano e o trabalho em equipe, valoriza a harmonia com a natureza e tem como valores centrais a fraternidade, a lealdade, o altruísmo, o respeito, a honestidade, a disciplina e a responsabilidade. Para cumprir sua missão de contribuir para a educação de crianças e de adolescentes de acordo com tão nobres ideais, no intuito de formar cidadãos plenos e capazes de contribuir para a sociedade, a União dos Escoteiros do Brasil conta com um Conselho de Administração Nacional e uma Diretoria Executiva Nacional, direção que hoje está nas mãos, sob liderança do nosso amigo Ivan Alves do Nascimento, do Rio Grande do Norte, aqui à minha direita – novamente digo: seja muito bem-vindo –, na pessoa de quem felicito a entidade pelos cem anos de sua importante presença no país.

    Saudações a todos os escoteiros e escoteiras do Brasil. Vida longa a seus ideais!

    Muito obrigado. (Palmas.)

(Manifestação da plateia.)

    O SR. PRESIDENTE (Flávio Arns. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - PR) – Muito bem. Isso é bonito de ver e ouvir, ver a empolgação junto e a disciplina também no processo todo para dar certo. (Risos.)

    Registro também a presença, com muita honra, da Sra. Deputada Distrital Paula Belmonte, aqui presente – escoteira também, que bom; (Palmas.) Representando o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, a Sra. Chefe da Assessoria Especial para Assuntos Parlamentares e Federativo, Felícia dos Reis, que está aqui presente também. (Palmas.) Muito bem. Passemos em seguida, então, a palavra ao Sr. Ivan do Nascimento, que é Presidente da União dos Escoteiros do Brasil (UEB).

    Se quiser usar a tribuna ou o próprio... Eu acho que a tribuna é melhor, não é?

(Intervenções fora do microfone.)

    O SR. PRESIDENTE (Flávio Arns. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - PR) – É. Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/11/2024 - Página 39