Pronunciamento de Tereza Cristina em 26/11/2024
Pela ordem durante a 167ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Informação acerca da entrega ao Parlamento, pelo Sr. Gustavo Silva, emissário de María Corina Machado, de um relatório sobre as eleições presidenciais da Venezuela de 2024.
- Autor
- Tereza Cristina (PP - Progressistas/MS)
- Nome completo: Tereza Cristina Correa da Costa Dias
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Assuntos Internacionais:
- Informação acerca da entrega ao Parlamento, pelo Sr. Gustavo Silva, emissário de María Corina Machado, de um relatório sobre as eleições presidenciais da Venezuela de 2024.
- Publicação
- Publicação no DSF de 27/11/2024 - Página 75
- Assunto
- Outros > Assuntos Internacionais
- Indexação
-
- INFORMAÇÃO, ENTREGA, DOCUMENTO, PARLAMENTO, INFORMAÇÕES, ELEIÇÕES, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, DENUNCIA, FRAUDE, VITORIA, NICOLAS MADURO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
A SRA. TEREZA CRISTINA (Bloco Parlamentar Aliança/PP - MS. Pela ordem.) – Muito obrigada, Presidente, meu querido Senador Veneziano.
Eu faço aqui um comunicado de que hoje estamos recebendo o Sr. Gustavo Silva, que é o emissário da Sra. María Corina Machado, que foi candidata e, depois, não mais candidata, mas é a líder da oposição da Venezuela, e veio entregar ao Parlamento – e me incumbiu dessa tarefa – um relatório técnico-eleitoral sobre as atas e resultados da eleição presidencial do dia 28 de julho de 2024 na Venezuela.
Ele trouxe atas originais das mesas de apuração dos votos da Venezuela, sendo que a oposição tem em suas mãos 85% dessas atas. Então, eu vou passar os documentos à Mesa, para que seja entregue à Mesa do Senado essa grave situação do nosso país vizinho.
A Sra. María Corina é uma grande guerreira, que está lá em prol da democracia, da liberdade e quer ver o seu povo tendo as eleições, que foram ganhas pela Oposição, reconhecidas por muitos países hoje e também pelo Brasil, que ainda não o fez, porque o Presidente Lula disse que gostaria de ver essas atas de apuração das eleições venezuelanas.
Então, eu vou fazer a entrega. Aqui está o Sr. Gustavo Dias, seu representante, para que o Congresso Nacional tome conhecimento dessa grave situação que vive a Venezuela e que impacta o Brasil, porque nós já recebemos milhares de venezuelanos e vamos continuar recebendo aqui no nosso país, cada vez mais, se essa situação não se concretizar em uma transição pacífica da democracia na Venezuela.
Muito obrigada, Presidente.