Pronunciamento de Rodrigo Cunha em 26/11/2024
Pela ordem durante a 167ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
- Autor
- Rodrigo Cunha (PODEMOS - Podemos/AL)
- Nome completo: Rodrigo Santos Cunha
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
O SR. RODRIGO CUNHA (Bloco Parlamentar Independência/PODEMOS - AL. Pela ordem.) – Sr. Presidente, há um requerimento meu sobre a mesa, um requerimento que, infelizmente, é de um voto de pesar devido a uma tragédia que aconteceu em Alagoas, no último domingo, em que cerca de 40 pessoas estavam indo visitar a Serra da Barriga, um ponto de resistência negra brasileiro que, durante mais de cem anos ou quase cem anos, foi também o maior quilombo deste país.
Essas pessoas estavam em um ônibus e, próximo a chegar ao platô dessa serra, o ônibus perdeu força, caiu por uma longa queda, com mais de 400m. Infelizmente, foram 12 mortes, foram 30 pessoas feridas. Uma situação que deixa não só o alagoano, mas todo brasileiro triste, e nos resta realmente, neste momento, sermos solidários às famílias, desejarmos uma rápida e plena recuperação para as vítimas e que também não lhes falte suporte.
Então, repito: estamos comemorando, no dia 20 de novembro, no Brasil inteiro, o Dia da Consciência Negra, que tem o seu auge no Quilombo dos Palmares, que fica na Serra da Barriga, em União dos Palmares, Alagoas, e, ainda nesse clima de comemorações, várias pessoas estão indo visitar esse local, que é simbólico para a defesa da negritude em todo o país. Infelizmente, essas pessoas, a maioria, se não todas, são palmarinas, que viviam na cidade. Muitas crianças, idosos, pessoas que estavam indo para um momento de lazer, de reflexão, viveram uma tragédia, neste dia 24, que foi o último domingo.
Então, aqui solicito a V. Exa. que seja lido este voto de pesar por um trágico acidente que aconteceu, que marcou, infelizmente, a Serra da Barriga, no Estado de Alagoas.
O SR. PRESIDENTE (Veneziano Vital do Rêgo. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB) – Senador Rodrigo, nós acolhemos de pronto o seu gesto cristão, todos nós nos somamos a ele, por uma tragédia indizível como essa que aconteceu no Estado de Alagoas, exatamente no período em que estávamos a comemorar uma data nacional.
Então, evidentemente, a Presidência se solidariza, externa as suas condolências a todas as famílias que tiveram os seus entes falecidos e também com votos de franca e plena recuperação aos demais passageiros que estão em processo de convalescença.
A Mesa acolhe os votos de pesar, registrando a grandeza do seu gesto cristão.
Senador...
O SR. RODRIGO CUNHA (Bloco Parlamentar Independência/PODEMOS - AL) – Sr. Presidente...
O SR. PRESIDENTE (Veneziano Vital do Rêgo. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB) – Pois não, Senador.
O SR. RODRIGO CUNHA (Bloco Parlamentar Independência/PODEMOS - AL. Pela ordem.) – O senhor me permita, apenas para somar.
É nesses momentos também que nós devemos tirar aqui reflexões.
Então esse local, a Serra da Barriga, durante anos, buscou, através de um asfalto, criar uma construção, uma infraestrutura para que as pessoas tivessem um acesso mais rápido e mais seguro. Então foi feita toda essa pista asfaltada, mas como ficou claro, sem as devidas seguranças.
Então todos nós passamos por situações como essa em nossos estados, de buscar dar uma infraestrutura necessária para que se possa levar o turista, os visitantes a esses pontos específicos. Mas não é só fazer a rodovia, não é só fazer a pista; é também se preocupar com a segurança. São vários exemplos pelo Brasil, e, num momento como este, é importante verificar não apenas o imediatismo, mas também o que é necessário fazer para se fazer, com qualidade, uma infraestrutura para este nosso país.